Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

14 motivos para você criar um blog hoje mesmo

09/03/2022 às 19:43 Ajuda

14 motivos para você criar um blog hoje mesmo

Um blog é uma ferramenta poderosa para uma marca. Por meio dele é possível criar um relacionamento com o público-alvo e ter mais autoridade no segmento em que atua.

Além disso, ao produzir conteúdos para a página, é possível ter mais visibilidade online e crescer seu canal de negócios.

O mercado online está super em alta, principalmente após a pandemia, em que os hábitos de consumo mudaram totalmente, impulsionando as vendas pela internet.

Com isso, as marcas que contarem com boas estratégias de conteúdo, conseguem sair na frente e ter ótimos resultados.

Certamente, ter um blog é fundamental para se diferenciar dos concorrentes e atingir níveis satisfatórios de receita.

E, aplicar técnicas de SEO nos conteúdos é uma das alternativas para atingir pessoas que buscam no Google por conteúdos, produtos e serviços, e claro, fazer comparações entre os concorrentes.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre a importância e os motivos para ter um blog para sua marca.

Confira a seguir e, se ainda não criou o seu, descubra porque está cometendo um grande erro.

O que é um blog?

 

O termo blog surgiu da junção de duas palavras da língua inglesa: web e log, que viraram weblog. Depois, virou somente blog e pode ser traduzido como “diário da rede”.

Muitas pessoas ainda não sabem a diferença entre um blog e um site. Apesar de ambos serem essenciais para uma estratégia de marketing, são ferramentas totalmente diferentes, mas que se complementam.

O blog é uma página em que uma marca publica conteúdos como áudios, textos, vídeos e outros tipos de materiais. Trata-se de um canal de comunicação para divulgar o negócio, atrair novos clientes e aumentar as chances de novos negócios.

Motivos para ter um blog para sua empresa

Até aqui já pudemos perceber o quanto um blog pode ser uma estratégia fundamental para o seu negócio. Confira a seguir, porque você precisar ter um blog para sua empresa. Confira!

1. Geram autoridade para sua marca

O blog é a principal ferramenta para uma marca trabalhar a estratégia de marketing de conteúdo.

A ferramenta ajuda na atração de clientes e faz com que sua marca seja autoridade no segmento em que atua. Isso porque, os consumidores pesquisam, comparam e buscam detalhes na internet antes de fechar negócio com qualquer empresa.

Então imagina só: uma pessoa busca na internet algo relacionado ao seu nicho e clica em um conteúdo do seu blog. Este usuário verá sua marca como uma autoridade e terá mais chance de se tornar um cliente.

E quando você possui um blog que gera conteúdo, educando e orientando o consumidor sobre as melhores formas de solucionar o problema deles, você acaba sendo referência para esse público.

Nesse contexto, ter um blog com conteúdos relevantes é uma forma de sair na frente na disputa por clientes em sua jornada de compra

2. Você educa seu público sobre seus produtos e serviços

Entre os motivos para ter um blog também podemos apontar que ele é uma ferramenta para educar seu público sobre os produtos e serviços que sua empresa oferece.

Ou seja, ao produzir conteúdos, você consegue explicar sobre como sua marca consegue solucionar os problemas do cliente.

Quanto mais profundo seu conteúdo for, mais insights você irá fornecer sobre as formas que seu produto ou serviço pode ser benéfico para o seu público.

Para isso, você precisa abordar temas relativos ao seu segmento, explorar as dores e os maiores problemas de seus clientes e mostrar como sua marca pode ajudá-los a resolver isso de forma prática e eficiente. 

3. Aumenta o tráfego do seu site

Um dos principais motivos para ter um blog corporativo é aumentar a visibilidade da sua empresa. Quanto mais conteúdos você publicar no seu blog, mais tráfego você atrairá para o seu site.

Os artigos publicados ajudam no ranqueamento do Google, fazendo com que mais pessoas encontrem o site da sua empresa, o que consequentemente aumenta o número de visitantes.

Além disso, o conteúdo produzido no blog pode ser divulgado em outros canais, como por exemplo, nas redes sociais, através de e-mail marketing, sites parceiros, e outros posts do próprio blog que podem levar a outras páginas do seu site. 

4. Ajuda a gerar leads

Ao aumentar o tráfego do seu site, você também consegue gerar mais leads. No entanto, é necessário que você produza também materiais ricos com o objetivo de transformar esses visitantes em leads.

 

 

Para isso, você pode fazer ofertas gratuitas, como um e-book para download, webinar ou códigos de cupons promocionais que as pessoas obtêm em troca de fornecer os dados para seu negócio.

Não esqueça que seu blog é um valioso canal de geração e conversão de leads. No entanto, é preciso oferecer valor, utilidade e conhecimento.

Priorize por conteúdos de qualidade e aplique técnicas de SEO, que contribuam para a otimização do blog.

5. Aumenta sua lista de contatos

Para conseguir os dados em potencial e utilizar uma das estratégias mais eficientes do marketing digital - o e-mail marketing - é importante ter uma lista de contatos.

E isso é algo que não é tão simples de se conseguir. No entanto, com o blog você consegue entregar conteúdo  informativo, relevante e envolvente, aumentando as chances das pessoas se inscreverem na sua newsletter.

Para isso, tenha sempre links internos no seu blog e ofereça inscrição para receber emails com mais conteúdos. Isso faz com que seja mais fácil para seus usuários se manterem informados sobre promoções, lançamentos e até mesmo novos conteúdos publicados no blog.

6. Engaja e aproxima os clientes

Outro item que está entre os motivos para ter um blog é gerar mais engajamento digital para sua marca. Inclusive, esse fator é fundamental para aumentar o alcance orgânico do seu negócio, além de ajudar a estreitar a relação entre você e seus clientes.

Os conteúdos facilitam a interação entre sua empresa e os leitores, o que ajuda a construir uma boa relação com seu público.

Para isso, é necessário que você responda às perguntas, comentários e questionamentos dos consumidores sempre que seu conteúdo tiver interações ou for compartilhado nas redes sociais

7. Entrega valor

A partir do momento que você começa a produzir conteúdos de graça, você está ensinando seu público. Isso faz com que seus futuros e atuais clientes sejam ensinados.

Com isso, quanto mais eles aprendem com sua marca, mais eles lembram da sua empresa.

Dessa forma, as chances de fechar negócio são ainda maiores. Isso porque, ao fornecer esse tipo de informação, você passa a entregar mais valor ao cliente e a probabilidade dessa pessoa escolher você para fechar negócio é alta.

8. Diminui o custo do processo de venda

Como já falamos anteriormente, um dos motivos para ter um blog é o relacionamento e a interação com os consumidores. No entanto, se você entender corretamente quais são os principais problemas do seu público, ou seja, quais dores seu negócio é capaz de ajudar a resolver, mais clientes você irá atrair.

Isso, consequentemente, reduz o custo do seu processo de venda, seja ele através da atração ou da prospecção. Atrair um cliente para o seu negócio acaba custando muito menos do que se você usar outro tipo de estratégia como tráfego pago, por exemplo.

Isso reforça ainda mais a importância de um blog para sua marca. 

9. É interativo e dinâmico

O Blog é uma ferramenta totalmente interativa e dinâmica. Isso porque você consegue criar um espaço para que seus clientes façam comentários e interações sobre os conteúdos publicados.

Essa é uma forma bem simples de criar relacionamento e fortalecer sua marca, pois permite que você tire dessas interações diversas ideias para produzir novos conteúdos e oferecer uma experiência ainda mais rica sobre seus produtos e serviços.

10. Ajuda a eliminar as objeções

A objeção é um dos maiores obstáculos na hora de fechar uma venda. Muitas questões podem surgir entre os clientes na hora que eles estão conhecendo um novo produto ou serviço e isso dificulta muito hora do cliente tomar sua decisão.

Por isso, quando você pensa sobre todos esses fatores e cria conteúdo sobre eles em seu blog, você faz com que as pessoas se sintam mais confortáveis em tirar dúvidas e tomem a decisão com mais clareza. 

11. Ajuda na otimização (SEO)

Ter um site otimizado para os buscadores é um dos outros motivos para ter um blog para sua empresa.

Ao criar conteúdos, utilizando a palavra-chave e aplicando as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), você consegue colocar seu site entre as primeiras posições do Google.

E estar bem posicionado é meio caminho andado para captar mais clientes para seu negócio.

12. Pode servir como um apoio ao time de vendas

Ao produzir conteúdos para o blog, você acaba criando um ótimo material de apoio ao time de vendas. Isso porque, sempre que o cliente possui uma dúvida ou necessita de uma boa explicação sobre algo, é uma oportunidade para você gerar conteúdo e sanar dúvidas de outros clientes também.

Novamente, serve como uma ferramenta para ajudar a educar seus clientes, e isso pode ser utilizado pelos representantes comerciais da sua empresa.

Além de gerar credibilidade, ajuda a posicionar a empresa como referência no assunto. Inclusive, esse tipo de conteúdo pode ser alterado, testado e melhorado constantemente para que ajudem a eliminar as objeções criadas pelo público.

13. Não tem data de validade

Indo ao encontro do que acabamos de falar, o blog é uma ferramenta que não possui data de validade, com exceção de assuntos sazonais, ou seja, temas que estão em evidência apenas em determinado período, os conteúdos não possuem data de validade.

Ao produzir material estratégico e com valor agregado para seu público, você faz com que seu blog seja demanda constante de pesquisas, mantendo interesse dos visitantes ao longo do tempo. 

14. Contribui para o brand awareness

O Brand Awareness é um termo em inglês que se refere à consciência da marca. É uma métrica que aponta o quanto e como uma marca é reconhecida no mercado pelos consumidores.

Esse indicador é muito útil para analisar como as empresas são associadas aos produtos que comercializam.

Neste contexto, o blog contribui muito para o Brand Awareness à medida em que o consumidor é exposto à marca e aos conteúdos.

A ferramenta contribui para a experiência do usuário com a marca, seus produtos e serviços, agregando valores, importância e relacionamento.

Agora que você já sabe a importância e os principais motivos para ter um blog, que tal começar a trabalhar essa estratégia hoje mesmo?

Aproveite e continue os conteúdos do blog para mais dicas como esta.

Gostou de nosso post? Compartilhe: