Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

WordPress: Como criar um ambiente de testes

28/03/2017 às 12:10 WordPress

WordPress: Como criar um ambiente de testes

Para quem trabalha profissionalmente com a plataforma sabe que ficar alguns minutos que sejam com o site offline é muito ruim, alguns dos problemas são com o servidor e outros com sua própria instalação, mas se contratou uma hospedagem de site de confiança não precisará se preocupar com a primeira parte.

O WordPress é uma plataforma incrível, não é atoa que ocupa uma posição privilegiada dentre os CMSs mais utilizados do mercado, sua capacidade de se adaptar a diversas necessidades fazem dele uma ótima opção para diversos projetos, customizações de temas, plugins, configurações.

Todas essas opções são variáveis que podem apresentar problemas, já que não são desenvolvidas pela equipe oficial do sistema. Para evitar essas surpresas preparamos um artigo que poderá te livrar de muitos problemas.

Produção vs Staging

É bem simples entender o conceito, esses dois ambientes tem suas funções distintas e precisamos de cada um deles para o sucesso de nossos projetos. O ambiente de produção é o que seus visitantes irão acessar, que deve estar em perfeito funcionamento, é a sua presença online.

Já o ambiente staging é onde os testes acontecem, onde você fará os ajustes necessários e avaliará se tudo está de acordo com o que procura para seus visitantes, é onde você cuida dos problemas para que eles não cheguem ao seu ambiente de produção.

Teste novas funcionalidades, ajuste seu layout, melhore a performance, teste em vários tipos de dispositivo, é onde todo o trabalho acontece.

Vantagens de um ambiente de testes

Se você é iniciante provavelmente pode ficar um pouco perdido, mas já pode imaginar a sua importância. Testar aplicações antes de iniciar as atividades online faz com que as chances de problemas sejam minimizadas e evita perdas, seja de acessos, possíveis clientes e dinheiro.

Dentro das vantagens podemos citar:

  • Teste de compatibilidade com o servidor;
  • Teste de desempenho;
  • Teste de configurações;
  • Teste de plugins;
  • Teste de layout;
Com esses tópicos podemos melhorar a interação dos visitantes proporcionando uma experiência positiva e aumentando as chances de retorno.

Qual a importância dos testes?

Se cada visita conta, agradar cada uma delas são pontos em dobro. Ninguém gosta de visitar uma página e encontrar problemas para buscar uma informação, navegar com dificuldades por seu smartphone, encontrar links quebrados, páginas em branco, etc, evitar esses imprevistos é fundamental para garantir a saúde de seu site.

Testar seu layout, configurar corretamente seus plugins, ter páginas que carreguem rápido, fazer isso com o site em produção pode ser muito arriscado, seus visitantes poderão sofrer com as alterações momentâneas de seus ajustes, páginas apresentarem erros, é isso não será nem um pouco positiva para você.

WP-Staging, uma ajuda rápida

Se você já tem um site online esse é o plugin ideal para criar seu ambiente de testes em poucos cliques e evitar passar por problemas ao testar novidades em seu site.

O WP-Staging possui uma interface simples e com poucos botões, todo o processo é bem rápido e você terá uma cópia fiel de seu ambiente de produção para começar a trabalhar com mais segurança e sem medo de ficar com seu site offline.

Instalação: O plugin está no repositório oficial do WordPress, acesse Plugins > Adicionar novo e procure por WP-Staging.

Configurações

Após instalar o plugin as configurações padrões já servem perfeitamente pra a criação do ambiente, então não será necessária nenhuma alteração.

Criando o ambiente

Ao acessar a página principal do plugin você se depara com informações simples e suficientes para começar, basta iniciar clicando em Create a new staging site, e preencher as opções necessárias.

Gostou de nosso post? Compartilhe: