Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Diferenças entre Empreendedor e Intraempreendedor

13/06/2018 às 16:25 Marketing

Diferenças entre Empreendedor e Intraempreendedor

O empreendedorismo no Brasil ganhou espaço nos últimos anos e passa ser visto como uma opção de carreira e uma forma de absorver os diplomados e as pessoas que por algum motivo não conseguem se recolocar no mercado de trabalho.

Mas você sabe as diferenças entre o que é ser empreendedor e intraempreendedor? Se sua resposta for negativa, você está lendo o artigo certo. Conheça as principais diferenças entre esses dois termos!

Porque é importante conhecer as diferenças?

Saber das diferenças entre esses dois termos é fundamental para seu negócio, pois te ajuda a decidir qual dos dois profissionais é mais importante para a sua empresa e, dessa forma, contratar os funcionários adequados para fazer seus negócio prosperar de vez no mercado.

Conheça o empreendedor

Muitas pessoas acreditam que o empreendedor é aquela pessoa que inicia um determinado negócio. No entanto, esse é um conceito completamente errado, pois para empreender, você não precisa ter necessariamente uma empresa. Ser empreendedor está muito mais ligado à visão de mundo, à criação de ideias inovadoras e ao comportamento criativo dos indivíduos.

Empreendedores podem agir em qualquer área: de hospedagem de sites a vendas de camisetas.

O empreendedor nato é caracterizado por sua visão diferenciada, que consegue identificar oportunidades de negócios que grandes empresários geralmente não veem. Além disso, esse profissional também tem uma criatividade enorme para ousar, inovar e ter ideias diferentes, que atendem tanto as necessidades dos consumidores quanto as das empresas.

O que é ser empreendedor

Além de pensar diferente, as pessoas empreendedoras ainda conseguem planejar uma forma de lucrar com as suas ideias, colocando as em prática e dando origem à grandes negócios.

Está vendo como ser empreendedor não significa ter uma empresa? Esse conceito é muito mais amplo do que se imagina. As características tanto do empreendedor quanto do intraempreendedor são até bastante parecidas mas não devem ser confundidas com o perfil de cada um.

Diferença entre empresário e empreendedor

O empreendedor nato apresenta algumas características indispensáveis. Ele é otimista, tem coragem para aceitar riscos e um desejo de ser protagonista da situação. É possível desenvolver determinados comportamentos para quem deseja ser bem sucedido gerenciando o próprio negócio.

Mas tem que ter um propósito, ou seja, o empreendedor precisa fazer uma coisa que ele acredita que dará certo.

Já um empresário basicamente é um dono de empresa que pode ou não ter características empreendedoras.

O que é intraempreendedor

O intraempreendedor nada mais é do que uma pessoa, funcionário de uma organização, que de uma maneira inovadora trouxe benefícios financeiros, melhorou o ambiente de trabalho ou aumentou a produtividade da empresa.Semelhante ao empreendedor, o intraempreendedor também é definido pelo seu perfil comportamental. Ele é criativo, estimula mudanças e tem um olhar diferenciado dos outros colaboradores.

O termo intra que precede o tão pronunciado vocábulo empreendedor, é utilizado apenas para diferenciar teoricamente as pessoas que causam impactos positivos de forma inovadora oferecendo seus conhecimentos para terceiros que desejam abrir seu próprio negócio.

O que e intraempreendedorismo

Em suma, é um processo que ocorre dentro de uma empresa existente, independentemente de seu porte, levando-a não somente a novos negócios, mas também a outras atividades e orientações inovadoras como o desenvolvimento de novos produtos, serviços, tecnologias, técnicas administrativas, estratégias e posturas competitivas.

Atualmente, o intraempreendedor é um dos mais importantes recursos nas empresas de alta competitividade. Isso porque ao alcançar determinado nível de estabilidade, uma organização pode perder ou ver reduzido o seu potencial empreendedor, entendido como a capacidade de inovar através da recriação e reinvenção dos processos e técnicas que a permitem encontrar novos mercados e novos produtos.

Sobre o intraempreendedor é correto afirmar que:

É indispensável para as empresas já estabelecidas, pois recria a cultura empreendedora interna. Mas essa diferenciação é apenas teórica, já que praticamente todas as características que estão presentes na personalidade do empreendedor constituem também grande parte da personalidade do intraempreendedor, entre elas:

  • Alta capacidade de planejar;
  • Liderança;
  • Trabalho em equipe;
  • Perseverança;
  • Criatividade;
  • Conhecimento analítico;
  • Vontade incondicional de fazer a diferença;
  • Persuasão;
  • Autoconfiança.

A principal diferença entre Empreendedor e Intraempreendedor

Talvez a principal diferença é que o segundo se trata de um profissional que, na maioria das vezes, já está dentro da empresa, em diferentes cargos e profissões, mas que se destaca dos outros por conseguir encontrar oportunidades criativas.

Na medida que o empreendedor geralmente tem uma ideia e a transforma em um negócio, o intraempreendedor tem o papel de desenvolver ideias novas em cima de algo que já funciona. Com isso, o profissional intraempreendedor é muito procurado por empresas que buscam inovações.

Para identificá-los, seja no atual quadro de funcionários ou em processos seletivos, a dica é procurar por pessoas criativas, proativas, confiantes e apaixonadas pelo o que fazem.

  • O empreendedor pode abrir uma nova empresa no mercado e tornar-se um empresário, gerando emprego para várias pessoas.
  • O intraempreendedor é um empreendedor que trabalha para os outros e não deseja ter seu próprio negócio.
  • O empreendedor também pode trabalhar em outras empresas e não precisa ter seu próprio negócio.
  • O intraempreendedor pode abrir sua nova empresa no mercado e tornar-se um empresário de sucesso, além de gerar emprego para muitas pessoas.
  • O empreendedor é definido por princípios simples e universais que explicam o comportamento organizacional.
  • O intraempreendedor é pessoa que pode mudar seu comportamento dependendo da situação que a empresa está passando.
  • O empreendedor evolui por meio do uso de conceitos gerais e da alteração das suas aplicações para situações, pessoas ou grupos diferenciados.
  • O intraempreendedor é a criação de novas tecnologias, modelos de gestão, novos métodos de organização e estruturação do trabalho, tanto no ambiente interno da organização como nas suas relações com o mercado, fornecedores, parceiros e concorrência.

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Entre e navegue à vontade! Não medimos esforços para prestar um bom atendimento e o cliente sempre vem em primeiro lugar.

Gostou de nosso post? Compartilhe: