Diferenças entre Empreendedor e Intraempreendedor

13/06/2018 às 16:25 Marketing

Diferenças entre Empreendedor e Intraempreendedor

O empreendedorismo no Brasil ganhou espaço nos últimos anos e passa ser visto como uma opção de carreira e uma forma de absorver os diplomados e as pessoas que por algum motivo não conseguem se recolocar no mercado de trabalho.

Mas você sabe as diferenças entre o que é ser empreendedor e intraempreendedor? Se sua resposta for negativa, você está lendo o artigo certo. Conheça as principais diferenças entre esses dois termos e faça sua loja online vender muito mais, destacando-se perante a concorrência. 

Porque é importante conhecer as diferenças? 

Saber das diferenças entre esses dois termos é fundamental para seu negócio, pois te ajuda a decidir qual dos dois profissionais é mais importante para a sua empresa e, dessa forma, contratar os funcionários adequados para fazer seus negócio prosperar de vez no mercado.

Conheça o empreendedor

Muitas pessoas acreditam que o empreendedor é aquela pessoa que inicia um determinado negócio. No entanto, esse é um conceito completamente errado, pois para empreender, você não precisa ter necessariamente uma empresa. Ser empreendedor está muito mais ligado à visão de mundo, à criação de ideias inovadoras e ao comportamento criativo dos indivíduos.

O empreendedor nato é caracterizado por sua visão diferenciada, que consegue identificar oportunidades de negócios que grandes empresários geralmente não veem. Além disso, esse profissional também tem uma criatividade enorme para ousar, inovar e ter ideias diferentes, que atendem tanto as necessidades dos consumidores quanto as das empresas.

Além de pensar diferente, as pessoas empreendedoras ainda conseguem planejar uma forma de lucrar com as suas ideias, colocando as em prática e dando origem à grandes negócios.

Está vendo como ser empreendedor não significa ter uma empresa? Esse conceito é muito mais amplo do que se imagina. As características tanto do empreendedor quanto do intraempreendedor são até bastante parecidas mas não devem ser confundidas com o perfil de cada um.

O empreendedor apresenta algumas características indispensáveis. Ele é otimista, tem coragem para aceitar riscos e um desejo de ser protagonista da situação. É possível desenvolver determinados comportamentos para quem deseja ser bem sucedido gerenciando o próprio negócio.

Mas tem que ter um propósito, ou seja, o empreendedor precisa fazer uma coisa que ele acredita que dará certo. 

Conheça o intraempreendedor

O intraempreendedor nada mais é do que uma pessoa, funcionário de uma organização, que de uma maneira inovadora trouxe benefícios financeiros, melhorou o ambiente de trabalho ou aumentou a produtividade da empresa. Semelhante ao empreendedor, o intraempreendedor também é definido pelo seu perfil comportamental. Ele é criativo, estimula mudanças e tem um olhar diferenciado dos outros colaboradores.

O termo intra que precede o tão pronunciado vocábulo empreendedor, é utilizado apenas para diferenciar teoricamente as pessoas que causam impactos positivos de forma inovadora oferecendo seus conhecimentos para terceiros que desejam abrir seu próprio negócio.

Em suma, é um processo que ocorre dentro de uma empresa existente, independentemente de seu porte, levando-a não somente a novos negócios, mas também a outras atividades e orientações inovadoras como o desenvolvimento de novos produtos, serviços, tecnologias, técnicas administrativas, estratégias e posturas competitivas.

Atualmente, o intraempreendedor é um dos mais importantes recursos nas empresas de alta competitividade. Isso porque ao alcançar determinado nível de estabilidade, uma organização pode perder ou ver reduzido o seu potencial empreendedor, entendido como a capacidade de inovar através da recriação e reinvenção dos processos e técnicas que a permitem encontrar novos mercados e novos produtos. Conheça nosso serviço de Servidor Dedicado

Assim, o intraempreendorismo é indispensável para as empresas já estabelecidas, pois recria a cultura empreendedora interna. Mas essa diferenciação é apenas teórica, já que praticamente todas as características que estão presentes na personalidade do empreendedor constituem também grande parte da personalidade do intraempreendedor, entre elas:

  • Alta capacidade de planejar;
  • Liderança;
  • Trabalho em equipe;
  • Perseverança;
  • Criatividade;
  • Conhecimento analítico;
  • Vontade incondicional de fazer a diferença;
  • Persuasão;
  • Autoconfiança.

A principal diferença entre Empreendedor e Intraempreendedor

Talvez a principal diferença é que o segundo se trata de um profissional que, na maioria das vezes, já está dentro da empresa, em diferentes cargos e profissões, mas que se destaca dos outros por conseguir encontrar oportunidades criativas.

Na medida que o empreendedor geralmente tem uma ideia e a transforma em um negócio, o intraempreendedor tem o papel de desenvolver ideias novas em cima de algo que já funciona. Com isso, o profissional intraempreendedor é muito procurado por empresas que buscam inovações.

Para identificá-los, seja no atual quadro de funcionários ou em processos seletivos, a dica é procurar por pessoas criativas, proativas, confiantes e apaixonadas pelo o que fazem. 

Outras pequenas diferenças 

O empreendedor pode abrir uma nova empresa no mercado e tornar-se um empresário, gerando emprego para várias pessoas.

O intraempreendedor é um empreendedor que trabalha para os outros e não deseja ter seu próprio negócio.

O empreendedor também pode trabalhar em outras empresas e não precisa ter seu próprio negócio.

O intraempreendedor pode abrir sua nova empresa no mercado e tornar-se um empresário de sucesso, além de gerar emprego para muitas pessoas.

O empreendedor é definido por princípios simples e universais que explicam o comportamento organizacional.

O intraempreendedor é pessoa que pode mudar seu comportamento dependendo da situação que a empresa está passando. 

O empreendedor evolui por meio do uso de conceitos gerais e da alteração das suas aplicações para situações, pessoas ou grupos diferenciados.

O intraempreendedor é a criação de novas tecnologias, modelos de gestão, novos métodos de organização e estruturação do trabalho, tanto no ambiente interno da organização como nas suas relações com o mercado, fornecedores, parceiros e concorrência. 

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Entre e navegue à vontade! Não medimos esforços para prestar um bom atendimento e o cliente sempre vem em primeiro lugar.

Gostou de nosso post? Compartilhe: