Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

8 comandos SQL que todo programador tem que conhecer

20/08/2018 às 12:24 Hospedagem de Sites

8 comandos SQL que todo programador tem que conhecer

Aprender comandos SQL é essencial principalmente para desenvolvedores back-end que lidam diretamente com banco de dados.

Para facilitar sua vida nessas horas é preciso saber mais sobre os comandos que citaremos abaixo para agilizar o trabalho.

O que é e como usar o SQL?

Primeiro, precisamos o que é SQL. Em português, a sigla significa Linguagem de Consulta Estruturada, sendo a linguagem padrão em bancos de dados relacionais.

Os comandos SQL são essenciais para uma interação mais rápida em SGBDs (Sistemas de Gerenciamento de Bancos de dados relacionais).

Essa linguagem foi criada nos anos 70 pela IBM para facilitar a implementação e a busca por banco de dados. Com o tempo, o SQL se tornou a linguagem padrão dos SGBDs do mercado, por ser bastante simples e intuitiva.

Sendo uma linguagem declarativa, o desenvolvedor iniciante consegue entender e aplicar o SQL em menos tempo.

O aprendizado dessa linguagem não demora tanto em relação a outras linguagens utilizadas na parte de back-end.

Muitos sistemas de banco de dados como o MySQL, Oracle, Firebird, SQL Server 2017, entre outros utilizam a linguagem SQL como uma linguagem universal de consulta de banco de dados.

Se você é um programador iniciante, você já deve entender pelo menos o básico de banco de dados e sabe como eles funcionam, não é mesmo?

Agora, é preciso ir mais a fundo e conhecer os comandos SQL para saber como e quanto você deve utilizá-los para evitar problemas com o uso de banco de dados em seus projetos.

Abaixo, listaremos os principais comandos SQL, confira como eles podem lhe ajudar abaixo:

SELECT

O comando SELECT é um dos principais comandos SQL. Através dele é possível retomar registros no banco de dados.

Com o SELECT é possível retomar múltiplos registros, informando quantas colunas queremos consultar.

Ele é um grande facilitador de pesquisas no banco de dados e otimiza bastante a produtividade dos desenvolvedores web.

CREAT DATABASE

Com o comando CREAT DATABASE é possível criar um banco de dados do zero.

Esse comando é muito importante principalmente quando você precisa reestruturar todo o seu sistema, mas não sabe por onde começar.

Criando um novo banco de dados é possível planejar a organização e estruturar o novo banco de dados desde o início o que facilita na hora de realizar consultas posteriormente.

As informações estão mais fáceis de serem encontradas.

USE e SHOW DATABASES

Esses dois comandos são bastante parecidos, por isso vamos falar deles num único tópico. O comando SHOW DATABASES serve para fazer a visualização mais rápida de diferentes bases de dados.

Já com o comando USE é possível selecionar qual base de dados queremos usar e editar.

Ambos os comandos são essenciais para desenvolvedores web que trabalham com vários bancos de dados e querem ter a vida facilitada sempre que precisarem pesquisar em qualquer uma das bases.

Através do comando USE e do SHOW DATABASES é possível saber quais dados estão armazenados em cada base de dados, o que facilita bastante a vida.

Saiba também qual é a melhor hospedagem de site.

INSERT

O comando INSERT serve para inserir dados no banco de dados.

Com o comando é possível fazer isto de maneira mais dinâmica e dentro da própria aplicação, sem precisar recorrer a códigos PHP para inserir dados.

UPDATE

O comando UPDATE serve para facilitar a atualização de dados nas tabelas.

Esse recurso é bastante simples e de grande utilidade, já que torna possível a alteração de diversos registros com poucos cliques.

DELETE

Como o próprio nome já denuncia, o comando DELETE serve para excluir um ou mais registros de uma base de dados.

É possível remover vários registros simultaneamente com o uso do DELETE, o que faz o desenvolvedor economizar tempo na checagem do banco de dados.

CREATE TABLE

Esse comando serve para criar novas tabelas em uma base de dados.

O CREAT TABLE cria novas tabelas, conseguindo dividi-las em colunas, onde é possível salvar e referenciar especificações de produtos, etc.

Com a criação de uma tabela, é preciso especificar todas as colunas e campos criados e este comando consegue dar o tom para toda essa parte importante para a inserção de novos registros num banco de dados.

Por que devo conhecer os comandos SQL listados acima?

Quem trabalha com a parte que foca em tecnologias Server-side (lado do servidor) sabe que aprender a utilizar comandos SQL em banco de dados pode otimizar muito o trabalho e aumentar a produtividade de toda uma equipe de desenvolvedores.

Para entender a importância de conhecer os comandos, basta relacionar o número de registros que uma base de dados geralmente possui.

Quem lida com variados bancos de dados, deve utilizar os comandos SQL para conseguir manter tudo organizado e saber onde está cada registro sem tanta dificuldade.

Esses comandos são essenciais para quem precisa fazer muitas consultas durante o dia ou precisa cadastrar novos produtos com frequência.

Quem trabalha com lista de produtos, de endereços, entre outros tipos, sabe que usar os comandos em seus determinados fins pode agilizar muito o trabalho.

Sabemos que trabalhar com banco de dados é maçante e para que seja possível otimizar um pouco o trabalho, tornando-o mais rápido e funcional, aprender a usar os comandos SQL que listamos acima é fundamental na vida de qualquer desenvolvedor back-end.

E aí, conseguiu entender o uso dos comandos SQL? É hora de praticar!

Aplique os comandos conforme ensinamos acima e veja se eles não irão facilitar a sua vida. Bom trabalho!

Gostou das dicas? Confira muito mais em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: