Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Engajamento: como criar o stickers da sua marca no Instagram

08/06/2019 às 20:29 Redes Sociais

Engajamento: como criar o stickers da sua marca no Instagram

O Instagram possui inúmeros recursos que podem alavancar o engajamento de uma marca e é uma das excelentes razões para estar presente no mobile.Por isso é natural ao abrir uma conta no Instagram, aprender também como criar uma loja no Instagram.

Após isso você vai querer aprender a aumentar seu engajamento, obviamente e nessa missão existem vários caminhos a se seguir.

E um deles são os stickers, pequenas figurinhas, que podem promover produtos e aumentar a interação dos consumidores com uma empresa.

Neste artigo, vamos lhe ensinar a como criar stickers exclusivos da sua marca no Instagram.

Com toda certeza, você já reparou que a maioria dos stories, tanto de empresas como de usuários comuns, possuem pelo menos um sticker.

E você também já deve ter reparado que muitas empresas criaram stickers próprios.

Stickers Instagram

Stickers e Figurinhas são a mesma coisa. São figuras que podemos colocar nos stories das mais variadas redes sociais, já que hoje a maioria delas possuem o recurso dos stories.

O uso mais comum dos stickers é no Instagram Stories.

O que é stickers

Basicamente, os stickers são GIFs com fundo transparente que destacam um objeto, uma pessoa, etc.

E é possível criar stickers próprios da sua marca para os mais variados objetivos, desde destacar o seu logotipo até um agradecimento, por exemplo.

Como criar stickers

É bem fácil aprender como criar figurinha no Instagram. Para lhe ajudar a criar um sticker próprio da sua marca, fizemos um passo a passo abaixo, confira como fazer uma figurinha Instagram:

  • O primeiro passo é criar um conta no site GIPHY. A conta deve ser específica para artistas ou marcas.
  • A partir daí, se inicia um processo de criação, verificação da sua conta e liberação dos seus stickers. Assim, todos os seus GIFs criados no GIPHY estarem disponíveis publicamente e poderão ser indexados em plataformas como o Instagram e o Facebook.

Agora daremos algumas dicas de como acelerar o processo de verificação da conta e a criação dos primeiros stickers, veja abaixo:

  • O seu username no GIPHY deve ser o nome da sua marca/empresa. Então, nada de caracteres especiais.
  • O display name é um recurso no GIPHY que personaliza o nome exibido para que visitar a sua página na ferramenta. Então, a dica é usar o nome da sua empresa ou um nome artístico, caso seja um artista.
  • Quando for colocar o e-mail da sua marca, dê preferência a um e-mail corporativo. O ideal é que o e-mail seja algo como: contato@suamarca.com.br. Então se ainda não tem um e-mail corporativo, criar um seria uma excelente opção.
  • Sua marca deve ter um site oficial, o GIPHY cobra isto. A conta da plataforma para artistas e marcas requer o endereço do website oficial e links de suas redes sociais não contam como website, ok? Então, se ainda não tem o seu próprio site, crie-o o quanto antes. Somente um site próprio será verificado pelo GIPHY e deve acelerar o processo de verificação da conta.
  • Coloque a URL da sua rede social com maior presença online, seja por maior número de seguidores ou mais engajamento e conteúdo. Se você tinha alguma conta verificada em qualquer plataforma social, use-a, isso conta muitos pontos para a liberação da sua conta no GIPHY.

Essa é a melhor forma de fazer figurinha online.

Como colocar colocar stickers no Instagram

Você pode usar e abusar dos stickers no Instagram Stories. Para isso basta seguir o passo a passo a seguir:

  1. Comece abrindo o aplicativo do Instagram.
  2. Busque pelo ícone de câmera no canto superior esquerdo e clique sobre ele para abrir os stories. Lembre-se sempre da resolução stories no Instagram.
  3. Agora você poderá tirar uma foto, fazer um vídeo, boomerang, etc.
  4. Busque pelo ícone que é uma carinha sorrindo. Ele fica no canto superior direito.
  5. Aqui você verá vários stickers para escolher. Você também pode aumentar oiu diminuir o tamanho dos sticker

Como criar stickers para WhatsApp no PC

Você também pode levar esse passo além e aprender como criar stickers no Pc para utilizar no Instagram.

Para começar você precisará de um programa para edição de imagens como o Photoshop. Se você já tem prática com o Photoshop não será difícil.

Mas se nunca utilizou, será preciso praticar um pouco para aprender a recortar imagens perfeitamente.

Para criar um sticker basta recortar a imagem desejada e salva-la com fundo transparente. Em seguida, transfira a imagem para seu smartpphone e utilize o aplicativo de sua preferência para incluir figurinhas personalizadas no Instagram.

Se você deseja criar stickers WhatsApp online, você pode utilizar um editor de imagens online. O próprio Photoshop possui uma versão online com menos recursos, mas ainda assim suficiente para isso.

Melhor app para criar stickers

Para criar stickers no celular você pode utilizar algum aplicatiovo para isso. Veja abaixo nossas sugestões dos melhores aplicativos para criar stickers:

  1. Sticker Maker: Com esse aplicativo você pode criar e exportar pacotes de 30 figurinhas por vez par ao WhatsApp.
  2. Sticker Studio: Esse aplicativo também permite criar pacotes de figurinhas, com fotos da câmera ou imagens da galeria.
  3. Sticker Make for WhatsApp: Esse aplicativo possui o grande diferencial de possuir a ferramenta de recortes automaticos em imagens com fundo monocromático, isto é, com apenas uma cor sólida.

Mais dicas sobre Figurinhas:

Entre outras dicas que podemos dar, nós recomendamos que você faça o upload de pelo menos cinco stickers na hora de registrar a sua conta.

Você também pode utilizar a logo instagram fundo transparente para criar uma marca d'água.

Outros dois detalhes muito importantes são: suba os stickers como público e com a classificação G, que indica que o seu conteúdo pode ser acessado por pessoas de todas as idades, sem restrição.

Depois de aprovada a sua conta, seus stickers são liberados e passam a ficar disponíveis publicamente em redes sociais como Instagram e Facebook, podendo serem inseridos nos stories e comentários.

Bom, agora que já sabe como disponibilizá-los publicamente nas redes sociais, é hora de aprender algumas boas práticas para a criação de stickers de marcas. Confira nossas dicas abaixo:

  • O sticker precisa ser um arquivo gif tendo um fundo transparente. Já os GIFs podem ter um fundo de qualquer coisa e essa é a sua principal diferença. A nossa dica é que para facilitar a criação de stickers, você pode subir os arquivos em formatos de vídeo no GIPHY e editá-los no próprio editor da ferramenta.
  • O ideal é que você crie vídeos e depois os convertam em stickers, então para colaborar com a necessidade de terem um fundo transparente, é essencial que você use fundos uniformes, porque estes são mais fáceis de serem recortados.
  • O que torna os stickers tão legais é o movimento, então pense neles como uma pequena animação, como nos filmes, sabe? Stickers estáticos não chamam muita atenção das pessoas, então quanto mais movimento melhor. Por mais que o stickers sejam em texto, você deve utilizar efeitos como a mudança de cores, movimentos circulares e horizontais para dar mais “vida” ao sticker.
  • Os stickers devem ter uma curta duração. O ideal é que você crie stickers com duração entre três e seis segundos. A resolução ideal dos stickers é de 480p. Esses dois fatores ajudam o sticker a ser bem leve, o que facilita o carregamento nas redes sociais, e obviamente, a inserção deles em seus stories e nos stories de seus clientes.

Como vimos durante o texto, os stickers podem ajudar a sua empresa a personalizar a comunicação com os clientes.

A ideia é que você estimule o uso de stickers entre seus seguidores para ajudar a aumentar o alcance da sua marca nas redes sociais.

Os stickers também são muito úteis para gerar mais engajamento nas redes sociais de uma marca. Eles podem ser a chave para chamar a atenção de seus seguidores e promover mais comentários e respostas no Instagram Stories.

Gostou de nosso post? Compartilhe: