Engajamento: como criar o stickers da sua marca no Instagram

08/06/2019 às 20:29 Redes Sociais

Engajamento: como criar o stickers da sua marca no Instagram

O Instagram possui inúmeros recursos que podem alavancar o engajamento de uma marca. E um deles são os stickers, pequenas figurinhas, que podem promover produtos e aumentar a interação dos consumidores com uma empresa.

Neste artigo, vamos lhe ensinar a como criar stickers exclusivos da sua marca no Instagram.

Com toda certeza, você já reparou que a maioria dos stories, tanto de empresas como de usuários comuns, possuem pelo menos um sticker.

E você também já deve ter reparado que muitas empresas criaram stickers próprios.

O que são stickers ou figurinhas do Instagram?

Stickers e Figurinhas são a mesma coisa. São figuras que podemos colocar nos stories das mais variadas redes sociais, já que hoje a maioria delas possuem o recurso dos stories.

O uso mais comum dos stickers é no Instagram Stories.

Basicamente, os stickers são GIFs com fundo transparente que destacam um objeto, uma pessoa, etc.

E é possível criar stickers próprios da sua marca para os mais variados objetivos, desde destacar o seu logotipo até um agradecimento, por exemplo.

É bem fácil criar e começar a usar stickers próprios da sua marca. Para lhe ajudar a criar um sticker próprio da sua marca, fizemos um passo a passo abaixo, confira:

  • O primeiro passo é criar um conta no site GIPHY. A conta deve ser específica para artistas ou marcas.
  • A partir daí, se inicia um processo de criação, verificação da sua conta e liberação dos seus stickers. Assim, todos os seus GIFs criados no GIPHY estarem disponíveis publicamente e poderão ser indexados em plataformas como o Instagram e o Facebook.

Agora daremos algumas dicas de como acelerar o processo de verificação da conta e a criação dos primeiros stickers, veja abaixo:

  • O seu username no GIPHY deve ser o nome da sua marca/empresa. Então, nada de caracteres especiais.
  • O display name é um recurso no GIPHY que personaliza o nome exibido para que visitar a sua página na ferramenta. Então, a dica é usar o nome da sua empresa ou um nome artístico, caso seja um artista.
  • Quando for colocar o e-mail da sua marca, dê preferência a um e-mail corporativo. O ideal é que o e-mail seja algo como: contato@suamarca.com.br. Então se ainda não tem um e-mail corporativo, criar um seria uma excelente opção.
  • Sua marca deve ter um site oficial, o GIPHY cobra isto. A conta da plataforma para artistas e marcas requer o endereço do website oficial e links de suas redes sociais não contam como website, ok? Então, se ainda não tem o seu próprio site, crie-o o quanto antes. Somente um site próprio será verificado pelo GIPHY e deve acelerar o processo de verificação da conta.
  • Coloque a URL da sua rede social com maior presença online, seja por maior número de seguidores ou mais engajamento e conteúdo. Se você tinha alguma conta verificada em qualquer plataforma social, use-a, isso conta muitos pontos para a liberação da sua conta no GIPHY.

Confira também: Como atrair mais clientes para sua Loja Virtual.

Mais dicas sobre Figurinhas:

Entre outras dicas que podemos dar, nós recomendamos que você faça o upload de pelo menos cinco stickers na hora de registrar a sua conta.

Outros dois detalhes muito importantes são: suba os stickers como público e com a classificação G, que indica que o seu conteúdo pode ser acessado por pessoas de todas as idades, sem restrição.

Depois de aprovada a sua conta, seus stickers são liberados e passam a ficar disponíveis publicamente em redes sociais como Instagram e Facebook, podendo serem inseridos nos stories e comentários.

Bom, agora que já sabe como disponibilizá-los publicamente nas redes sociais, é hora de aprender algumas boas práticas para a criação de stickers de marcas. Confira nossas dicas abaixo:

  • O sticker precisa ser um arquivo gif tendo um fundo transparente. Já os GIFs podem ter um fundo de qualquer coisa e essa é a sua principal diferença. A nossa dica é que para facilitar a criação de stickers, você pode subir os arquivos em formatos de vídeo no GIPHY e editá-los no próprio editor da ferramenta.
  • O ideal é que você crie vídeos e depois os convertam em stickers, então para colaborar com a necessidade de terem um fundo transparente, é essencial que você use fundos uniformes, porque estes são mais fáceis de serem recortados.
  • O que torna os stickers tão legais é o movimento, então pense neles como uma pequena animação, como nos filmes, sabe? Stickers estáticos não chamam muita atenção das pessoas, então quanto mais movimento melhor. Por mais que o stickers sejam em texto, você deve utilizar efeitos como a mudança de cores, movimentos circulares e horizontais para dar mais “vida” ao sticker.
  • Os stickers devem ter uma curta duração. O ideal é que você crie stickers com duração entre três e seis segundos. A resolução ideal dos stickers é de 480p. Esses dois fatores ajudam o sticker a ser bem leve, o que facilita o carregamento nas redes sociais, e obviamente, a inserção deles em seus stories e nos stories de seus clientes.

Como vimos durante o texto, os stickers podem ajudar a sua empresa a personalizar a comunicação com os clientes.

A ideia é que você estimule o uso de stickers entre seus seguidores para ajudar a aumentar o alcance da sua marca nas redes sociais.

Os stickers também são muito úteis para gerar mais engajamento nas redes sociais de uma marca. Eles podem ser a chave para chamar a atenção de seus seguidores e promover mais comentários e respostas no Instagram Stories.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: