Certificações para programadores: quais são as melhores?

07/01/2020 às 19:34 Ajuda

Certificações para programadores: quais são as melhores?

O mercado de TI é um dos mais disputados atualmente, há muita oferta e muita demanda, é uma área que está em pleno crescimento.

E essa procura por profissionais cada vez mais acirrada tem aumentado a concorrência das vagas, e com isso, recrutadores tem recorridos a critérios técnicos na hora da escolha, como a checagem das certificações dos candidatos.

A experiência ainda vale mais do que uma certificação e isso é verdade, mas as certificações de TI nunca estiveram tão valorizadas como hoje.

Neste artigo, vamos listar as melhores certificações para programadores, cursos que podem ser determinantes para a conquista de uma vaga em uma grande empresa ou mesmo um freela de um grande projeto.

Se você é programador, com toda certeza, está interessado em saber quais são as melhores certificações do mercado.

É hora de pegar papel e caneta, anotar tudo e ir atrás de mais conhecimento para alavancar sua carreira em 2020. Confira abaixo a nossa lista de certificações importantes para programadores:

Certificação CISSP

 A sigla CISSP significa em português, “Certificação Profissional de Segurança em Sistemas de Informação”. Como o nome já indica, a certificação CISSP é uma das principais certificações de segurança da informação.

Ela dá a qualquer programador, a capacidade e a tutela de trabalhar com o desenvolvimento de softwares, aplicativos, cloud em empresas de todos os segmentos.

Os programadores que possuem esta certificação conseguem atuar contra os ataques cibernéticos, aplicando técnicas e códigos para evitar a invasão a redes de computadores, eliminando qualquer tipo de brechas em sistemas.

Para ter uma ideia da importância da certificação CISSP, consegui-la pode representar um aumento de até 10% no salário, de acordo com a pesquisa da consultoria Robert Half.

Além disso, a certificação vale no mundo inteiro, o que possibilita a obtenção de trabalhos no mercado internacional.

Para conseguir a certificação, o programador deve fazer um teste para comprovar seus conhecimentos em segurança da informação.

São 250 questões que devem ser respondidas em até 6 horas. Para obter a CISSP é preciso ter uma nota maior que 700 no teste.

Certificação ITIL

A sigla ITIL significa em português, “Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação”.

A certificação ITIL é uma das mais requisitadas no setor porque foco nas habilidades profissionais de planejamento, entrega e suporte TI, segmento fundamental para o crescimento de negócios.

A importância dessa certificação é tão grande no mercado, que muitas empresas a adotam como requisito básico para candidatura em processos seletivos da área.

Esse certificado é fundamental para gestores de TI, pois a obtenção dele indica que o profissional possui capacidade para aumentar a produtividade e diminuir custos na gestão de TI.

Certificação MCSA

A certificação MCSA (Microsoft Certified Solutions Associate) é uma certificação da Microsoft que atesta a capacidade de programadores para o cargo de desenvolvedor e administrador web.

Para obter este certificado, o profissional deve ter conhecimento nas principais linguagens do mercado e ser aprovado em três exames.

Cada um dos exames possui seus próprios requisitos, como veremos a seguir. O primeiro exame é o teste 70-480, que exige 1 ano de experiência em desenvolvimento de sistemas usando JavaScript e 2 anos de experiência de desenvolvimento em HTML.

O segundo exame é intitulado como 70-483, que exige que o programador possua 1 ano de experiências em sistemas e aplicativos usando a linguagem c#.

Este exame testa diversos tipos de conhecimentos mais complexos como o threading e a programação assíncrona.

O terceiro e último exame é o 70-486, que exige, pelo menos, cinco anos de experiência em desenvolvimento utilizando a linguagem ASP.NET e dois anos de experiência em sistemas baseados em MVC.

Confira também: Melhor hospedagem de site.

Certificação CCIE

A certificação CCIE comprova que o programador é um especialista em redes certificado pela CISCO, uma das principais empresas de tecnologia do mundo. Para conseguir a certificação, o profissional deve passar por dois exames.

O primeiro é chamado de Written Exam, e tem esse nome porque é um exame puramente teórico com 100 questões a serem respondidas pelo programador.

E o segundo exame Lab Exam, onde o profissional é testado em dois quesitos: a resolução de problemas e a configuração de hardware.

Essa é uma certificação valiosa para os programadores, já que não é fácil obtê-la. Para ter uma ideia, menos de 1% dos profissionais da área possuem a certificação da CISCO.

Conseguir essa certificação pode dar um forte upgrade em seu currículo.

Certificação Python

A linguagem Python é uma das mais utilizadas por programadores atualmente e para atestar os conhecimentos nessa linguagem existe uma certificação, que tem se tornado cada dia mais valiosa neste mercado.

 A certificação Python é dividida em quatro níveis, que atesta o nível de conhecimento do programador na linguagem.

O primeiro nível de certificação é a Beginning Python, indicada para profissionais que tem conhecimentos básicos na linguagem.

O segundo nível é o Getting More Out of Python que atesta os conhecimentos de criação de interface gráfica, desenvolvimento de bancos de dados relacional e criação e envio de e-mails com a linguagem Python.

O terceiro nível da certificação é o The Python Environment que atesta a capacidade para a criação de APIs, manipulação de dados textuais e outras técnicas usando a linguagem Python.

E por último, a certificação nível 4 chamada de Advanced Python, que atesta a capacidade do profissional em desenvolver soluções complexas com a linguagem Python.

Estas são as principais certificações para programadores no mercado atual. Se você quer alavancar a sua carreira em 2020, é essencial que você busque obter todas estas certificações.

Elas dão um upgrade e podem servir de diferencial para conquista de vagas de emprego e novos jobs.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Sites.  

Gostou de nosso post? Compartilhe: