SEO para iniciantes: guia completo e melhores dicas

SEO para iniciantes: guia completo e melhores dicas

Categoria: Marketing

21/05/2017 às 20:57

Se você é novo no marketing digital, o termo SEO e tudo que se refere a ele pode parecer complicado demais. Afinal, o que é isso? Como usá-lo de maneira correta e atrativa para gerar tráfego em meu site? Embora seja fato que há um monte de regras, muitas das quais parecem mudar com frequência e não são totalmente transparentes, existem alguns passos simples de SEO que qualquer pessoa pode aprender e aplicar ao seu conteúdo para aumentar o tráfego de pesquisa orgânica.

O que é SEO?

O que é SEO? O Search engine optimization é exatamente como soa: otimizar o conteúdo do seu site para os motores de busca. Dessa forma, o Google (e outros mecanismos de pesquisa) podem facilmente indexar seu conteúdo, categorizar cada uma de suas páginas com base nas informações que elas contêm e, em seguida, veicular essas páginas até as pessoas que procuram essas informações na Internet.

O que você precisa para otimizar seu SEO?

Fazendo alguns ajustes simples ao índice do seu site, os usuários que estão procurando determinado conteúdo podem encontra-lo com facilidade, o que significa o aumento do tráfego aumentado em sua página, de forma orgânica e sem os anúncios do Google Adwords, por exemplo.

De acordo com o Search Engine Journal, 70-80% dos usuários ignoram os anúncios pagos, concentrando-se nos resultados convencionais. Logo, focar no SEO é uma das maneiras mais baratas e fáceis de chegar a bons resultados.

Como funcionam os motores de busca?

O processo principal de um mecanismo de busca é: rastreamento, indexação e consulta. O primeiro é um mecanismo de busca que executa um programa de software chamado "spider" para descobrir conteúdo na web.

Já a indexação é quando o mecanismo de pesquisa analisa o conteúdo que encontra para determinar o que é, e indexa-o - ou organiza o conteúdo - para que ele seja rapidamente recuperado quando a próxima etapa acontecer. Por fim, a consulta se dá quando o Search Engine busca uma lista dos resultados a serem considerados. Esses dados de pesquisa aparecem em um SERP, ou uma página de resultados do Search Engine.

O que é um algoritmo?

O algoritmo do Google é um programa de computador que analisa uma série de características únicas de cada página da Web indexada. Isso ajuda o Google a exibir as páginas mais relevantes em resposta à consulta de um usuário.

Poucas pessoas sabem os detalhes reais do algoritmo do Google. Isso porque o gigante da tecnologia mantém o seu algoritmo exato em segredo e o atualiza com frequência, o que mantém tudo que se refere a SEO sempre a seu alcance, para que ninguém consiga decodificar. Nisso, ao estudar o desempenho do conteúdo, os analistas chegaram a algumas conclusões sobre como você pode tornar seu conteúdo mais atraente para o algoritmo do Google.

Como faço para atrair a atenção do Google?

Este é o ponto crucial: para aprender como obter a atenção do Google com SEO, a fim de classificação mais elevada e aumentar o tráfego para o seu site de pesquisa, é preciso saber o que exatamente o Google está procurando.

Hoje em dia, a coisa mais importante a entender sobre SEO é que seu conteúdo deve ser de alta qualidade, informativo e satisfatório para um usuário. Em essência, se o seu conteúdo impressiona as pessoas, então provavelmente vai chamar atenção do Google.

Se o Google confiar em sua página o suficiente para atendê-la como um resultado superior a uma consulta, essa página oferecerá melhor uma grande parte do conteúdo para o visualizador. Se uma alta porcentagem de usuários deixar sua página para clicar em outra, resultando em uma alta taxa de rejeição, o Google irá penalizá-lo por isso.

Como usar palavras-chave para SEO?

Palavras-chave ainda são elementos importantes para incorporar em sua estratégia de marketing digital e SEO. Elas podem ajudar a determinar o conteúdo para que você tenha a melhor chance de atrair tráfego.

Tenha em mente o que fazer e não fazer no SEO antes de realizar qualquer ação nesta área.

Uma palavra-chave é uma palavra ou uma frase curta que aparece em pesquisas populares. Ao fazer pesquisa de palavras-chave, você descobre quais têm potencial para direcionar o maior tráfego para seu site. Logo, certifique-se de incluir essas palavras-chave em seu conteúdo.

O planejador de palavras-chave do Google é a melhor ferramenta de SEO profissional quando se trata de saber como escrever conteúdo que é relevante e obrigado a obter tráfego de pesquisa orgânica. Em poucas palavras, você pode usar o planejador de palavras-chave para descobrir quais termos de pesquisa são populares em seu nicho.

O que são as tags de título?

Em resumo, uma tag title é o título da sua página ou artigo. Sua tag de título vai aparecer em SERPs, na parte superior da página em seu navegador, e quando você compartilha sua página em mídias sociais. Sua tag de título deve exibir uma descrição concisa e precisa do conteúdo na página, pois isso é fundamental para a experiência do usuário e SEO.

Quando se trata de otimização título tags para o seu site, você vai querer seguir as melhores práticas para ter um impacto positivo sobre SEO. Aqui estão algumas recomendações para otimizar as tags de título para a pesquisa:

  • Mantenha sua tag de título entre 50-60 caracteres. Isso evita que um título muito longo seja cortado nos resultados da pesquisa.
  • Seu título deve descrever com precisão o conteúdo da página.
  • Coloque suas palavras-chave no início da tag de título.
  • Também é importante lembrar de nunca reutilizar a mesma tag de título para várias páginas em seu site. O conteúdo duplicado será penalizado pelo Google. Se você tiver duas páginas com conteúdo semelhante, combine-as em uma página ou crie maneiras de diferenciar e variar o conteúdo, que incluirá as tags de título.

O que é uma meta descrição?

Antes de definimos uma meta descrição, ela ajuda a definir um snippet. Um snippet é a descrição que o Google exibe em um SERP abaixo de sua tag de título, um breve resumo da sua página para que os usuários possam obter uma visualização do que a página contém antes de clicar.

Uma meta descrição também é um breve sumário ou descrição ou o conteúdo da sua página, mas é composto por você. Você pode instalar um plugin de SEO dentro de seu CMS, como o Yoast, que permite que você ofereça ao Google o conteúdo do snippet. Se o Google decidir que sua descrição é relevante para a consulta de um usuário, sua descrição meta aparece em SERPs como um snippet. Se você não compõe sua própria descrição, o Google exibirá seu próprio snippet a partir do conteúdo em sua página.

Quando você usa uma palavra-chave em sua descrição meta, os mecanismos de pesquisa irão destacá-la no snippet se um usuário tiver executado uma consulta que inclua essa palavra-chave. Essas palavras-chave destacadas podem chamar a atenção do usuário do mecanismo de pesquisa, o que pode resultar em uma taxa de cliques mais alta para seu conteúdo.

Como os links ajudam com SEO?

Links em seu site pode fornecer grande valor em termos de SEO. Existem dois tipos diferentes de links que você pode incluir no seu conteúdo da Web: links internos e links externos.

Um link interno conecta uma página do seu site a outro. Por exemplo, a sua página inicial pode estar ligada à página "Contate-nos" no seu site. No caso de um link interno, o domínio de origem e o domínio de destino são os mesmos. As ligações internas ajudam os utilizadores (e as aranhas do Google) a navegar o seu site de forma fácil e eficiente.

Já um link externo é um link no seu conteúdo que direciona o usuário para um domínio externo diferente. Embora as ligações podem ajudar significativamente seu ranking de SEO, há algumas coisas que podem prejudicá-lo também. Tenha cuidado para evitar erros com seus hiperlinks. Aqui estão alguns fatores a serem considerados ao usar links em seu conteúdo:

  • Links de sites relacionados ao seu produto ou tópico são geralmente mais valiosos do que links em sites não relacionados, porque sites relacionados fornecem mais relevância para o buscador.
  • O texto do link - comumente referido como "texto âncora" - é importante, mas não tanto como costumava ser. Usar seu texto âncora em excesso pode realmente fazer você penalizado pelo Google. O melhor método é simplesmente escrever naturalmente.
  • A quantidade de links incluídos em uma página é importante em termos de SEO, mas você também não deve usar muitos links. Quando uma página “linka” para várias páginas da Web, o Google divide o valor dos links pelo número de links na página. Isso significa que o valor de um link entre muitos é diluído, em comparação com o valor de um único link em uma página sem muitos outros. Portanto, se você tem conteúdo importante que você deseja chamar a atenção do Google - seja seu próprio link interno, ou um valioso recurso externo - tome cuidado para não diluir esse valor ao vincular indiscriminadamente.

Agora que você tem uma sólida compreensão das formas básicas SEO, pode empregar estas estratégias para criar um ótimo conteúdo. Além disso, você também aumentará o tráfego para seu site da pesquisa. Isso significa que os novos usuários que estão pesquisando tópicos que são relevantes para o seu nicho podem encontrá-lo entre tantos outros sites na internet. Interessante, não é? Coloque em prática, e qualquer dúvida, consulte a ISBrasil.

Quer saber mais? Confira quais são as novidades de SEO em 2017.

Gostou de nosso post? Compartilhe:

Talvez você goste

Top