O que fazer e não fazer no SEO.

O que fazer e não fazer no SEO.

Categoria: AdWords

Categoria: Blog

31/08/2016 às 17:26

O que fazer e não fazer no SEO.

 

Search Engine Optimization, conhecido popularmente pela sigla SEO, é uma ferramenta que, com certeza, você já ouviu falar, ainda mais quando se trata de marketing digital e otimização de sites em vários aspectos, sobretudo no posicionamento em mecanismos de busca. Embora esteja em alta, pouca gente sabe como funciona na prática. Será que ele ajuda mesmo? Fazer ou não fazer? Acompanhe o post e saiba tudo sobre SEO!

 

O que é SEO?

 

Como o próprio nome diz, trata-se de uma otimização de busca para que seu site seja encontrado facilmente nos mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo, entre outros). É uma parte fundamental do marketing de conteúdo, por isso é primordial para toda página na web.

O sucesso do SEO é baseado em uma combinação exata de palavras-chave, que precisam ser bem trabalhadas de acordo com o conteúdo produzido. Considera-se sempre o que é mais pesquisado nos buscadores para uma estratégia perfeita.

Para você entender na prática, imagine a pesquisa ‘o que é SEO’. O Google e os outros motores utilizam critérios baseados em SEO para mostrar os melhores resultados e as páginas que mais se enquadram na busca do usuário. Ou seja, quanto melhor o SEO, mais bem colocado o site estará.

E tudo é um ciclo: sites que estão nas primeiras páginas recebem mais visitas e aumentam consideravelmente o tráfego, crescendo, se popularizando e conseguindo cada vez mais status na internet. E quem não quer um site de sucesso, não é? Entendeu porque o SEO é uma estratégia fundamental?

Vale lembrar que os mecanismos e algoritmos do Google e de similares mudam e buscam cada vez a perfeição na pesquisa, para trazer sempre os melhores resultados para o usuário – fora que eles não revelam os detalhes desse sistema, embora hajam diversas teorias. Um exemplo disso é o Google RankBrain – para saber mais, leia o artigo Google RankBrain: o que é e como esse sistema afeta o SEO.

O que se sabe é que o Google utiliza um método chamado PageRank para classificar as páginas, em uma pontuação de 0 a 10. São muitos fatores considerados para atingir a nota máxima, como dissemos, as empresas não explicam claramente qual a fórmula perfeita para um site ficar entre os 10 primeiros da página do buscador. O que se sabe, porém, é que aqueles que investem em um bom SEO com certeza tem muito destaque, basta avaliar pelo conteúdo e estratégias utilizadas.

Portanto, uma página que não se preocupa com esses recursos, com certeza não terá a visibilidade necessária e ficará muito aquém do concorrente que usa o SEO corretamente. Como na internet o que não faltam são opções, é primordial buscar um destaque positivo e, assim, garantir que sua plataforma fique nas alturas.

Para avaliar isso claramente, faça uma pesquisa qualquer no Google e entre no primeiro site indicado. Com certeza você achará uma boa combinação de palavras-chave e termos similares, em meio a um conteúdo que realmente tenha a ver com o que o usuário procura. É tudo otimizado e geralmente esses sites contam com editores de SEO ou usam plugins de avaliação, como o Yoast SEO, que é muito eficiente e o mais utilizado em plataformas Wordpress.

Então, devo começar a fazer SEO? Claro, não tenha dúvidas disso! Há muitas estratégias interessantes e funcionais que dão certo e fazem toda a diferença. Listamos algumas dicas para otimização do SEO em seu site que ajudarão bastante.

 

Dicas para melhorar o SEO em um site

 

Título

É a ponto crucial e mais importante. O título diz tudo sobre a matéria, é a chamada que despertará o interesse dos internautas para clicar na matéria. Não adianta produzir um texto incrível, com conteúdo impressionante se o título é genérico e não chama atenção.

O que mudar nesse caso? Uma boa saída em um título para SEO é focar no benefício que o artigo trará ao leitor. O Google gosta bastante dessa fórmula. Já para títulos voltados às redes sociais, é interessante focar no apelo emocional, geralmente o público é atraído por essa fórmula. Há editores que vão além e acabam dando margem ao sensacionalismo. Isso funciona, claro, mas pode acabar com a credibilidade do seu site em longo prazo.

 

Palavra-chave

Todo texto tem uma palavra-chave, o destaque principal que será trabalhado ao longo da publicação. Neste artigo, por exemplo, é SEO. Por isso, é ideal amarrar o conteúdo sempre a essa palavra, ela é o foco principal. Por isso, precisa estar no título e em toda a estrutura do texto em si. Além disso, uma estratégia bacana é usar termos similares à palavra-chave e que também são pesquisados no Google. Assim, fica tudo bem equilibrado e com um ótimo SEO. Para ajudar nisso, use plugins, como o Yoast SEO. Ajuda muito!

 

Tópicos

Dividir o conteúdo é uma alternativa que ajuda bastante. Além de não cansar o leitor com tanta informação direta, fica mais fácil para produzir o conteúdo (redatores adoram essa fórmula) e é um recurso muito considerado pelos motores de busca para categorizar e classificar as páginas.

Por isso, é importante usar pelo menos um tópico (H2) no texto, sempre com a palavra-chave em destaque. Não se deve repetir o conteúdo e nem copiar de outros sites – isso é péssimo, fora que o Google ‘pune’ páginas que não produzem coisas próprias e ‘exclusivas’ quando se trata dos artigos, claro.

 

Meta descrição

Muita gente ainda não dá o devido valor à meta descrição, que funciona basicamente como um resumo do conteúdo abordado. Embora o Google não considere diretamente como um recurso de SEO, faz muita diferença para os leitores, que saberão exatamente do que se trata a matéria.

Assim, conforme seu site recebe mais visitas que o concorrente melhor colocado, o Google entende que ele tem mais relevância com os internautas, aumentando seu posicionamento. Interessante, não é?

Outras dicas de ouro: Otimize as URLs com a palavra-chave proposta no texto e trabalhe sempre com uma base de 300 palavras. Além disso, não esqueça das imagens, links externos e interação com as redes sociais. São pontos que ajudam demais no SEO!

Bom, essas foram algumas dicas para otimizar o SEO e te convencer do quanto ele é importante para o sucesso de um site. Comece a fazer já e tenha ainda mais sucesso na web. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário no post.

 

Até mais!

 

Talvez você goste

Top