Como utilizar o streaming de vídeo em seu site?

Como utilizar o streaming de vídeo em seu site?

22/02/2017 às 14:02Streaming

Como utilizar o streaming de vídeo em seu site?

Streaming de vídeo está na moda. Com certeza você já viu vários rolando nas redes sociais e vários sites apostando nessa plataforma para gerar mais acessos e fazer sucesso na rede. De fato, essa é uma ótima opção interativa que aproxima sua página dos internautas e garante muitos benefícios, afinal, hoje em dia as pessoas não querem saber de conteúdos engessados e maçantes, mas sim de coisas legais, rápidas e práticas.

Veja também nosso post: Como montar uma rádio online?

Se você está pensando em adotar o streaming em seu site, temos uma boa notícia: é muito fácil aderir a esse recurso, basta ter o material necessário e boas ideias. Além disso, você pode seguir algumas dicas para produzir um conteúdo de qualidade e chamar atenção dos usuários. Para te ajudar, preparamos um tutorial completo!

Streaming de vídeo: como começar?

Fazer uma transmissão ao vivo de qualidade pode parecer desafiador, mas não é tão difícil assim. Você só precisa providenciar alguns aparatos para garantir excelência em seu vídeo. Sabia que, segundo especialistas, o engajamento em vídeos online é até 10 vezes maior do que aqueles já gravados? Pois é, não é à toa que existem muitos aplicativos direcionados para isso e essa onda está bombando nas redes, sobretudo o Facebook. 

Então, para fazer uma live, você precisará seguir alguns passos. Acompanhe o tutorial e saiba o que deve ser providenciado!

Câmera de vídeo de qualidade

A qualidade de imagem depende muito da câmera que você utiliza para fazer as transmissões. Hoje em dia, existem vários modelos que dão conta do recado tranquilamente e têm um preço acessível. Além disso, diversos tipos de smartphones também podem ser utilizados. Se você for comprar ou emprestar, a escolha depende bastante de seus objetivos na web. Não precisa ser uma top de linha, mas também não vai avacalhar com uma câmera digital de gosto duvidoso. A ideia é que os usuários consigam acompanhar tudo de maneira eficiente e qualitativa. 

Se você já tem a câmera dos sonhos, mais importante que isso é criar o ambiente ideal para suas lives. Se for em um evento, é interessante buscar um posicionamento em que a luz local ajude e não atrapalhe. O enquadramento também faz diferença, bem como o foco e o jeito que você realiza a gravação. Se tiver um tripé, é ótimo, pois a câmera ficará parada e estática, ótimo para visualizar. No caso de uma entrevista, por exemplo, dá para filmar em um local preparado especificamente para isso. Pense em tudo e opte por algo clean e equilibrado.

Computador + internet + aparatos necessários

Não precisamos nem dizer que para um streaming de vídeo é necessário um computador com acesso à internet, certo? Bom, além disso, a máquina precisa contar com uma boa placa de captura, que fará a transferência de som e imagem da câmera para o PC. Para isso, você pode usar tanto um cabo quanto uma placa adaptada caso seu computador não tenha uma nativa. Ou seja, mais um dispositivo para obter se você quiser uma live perfeita.

É importante também contar com um ‘’encoding’’ para que a imagem saia excelente no player de streaming. Nesse caso, um dos mais indicados pelos especialistas é o Adobe Flash Media Live Encoder, gratuito e confiável. Ele recebe o sinal da placa e faz a conversão no formato do vídeo para que seja transmitido de modo otimizado para os usuários. 

Além disso, por último e essencial, uma boa conexão garante a qualidade de seu live. Nesse caso, é ideal ter uma rede estável, como as bandas largas tradicionais que conhecemos. Já 3G e 4G pode até ser uma opção, mas fique ciente de que podem mais prejudicar do que facilitar, pois estão mais propensas a travamentos e problemas  que vão mais tirar a paciência dos internautas do que ajudar. 

Broadcasting

Para que façam a distribuição do conteúdo gerado online, os servidores de streaming precisam de um sinal do encoding que deve ser configurado no próprio software, como a URL e o código de acesso que se conectarão com o sistema. Nesse caso, ao fazer a instalação do Flash, você verá que é simples e intuitivo para manipular, basta seguir as instruções ou contar com a ajuda de um tutorial online. 

Vale lembrar também que, nesse caso, é preciso que sua empresa de hospedagem tenha um servidor robusto e pouco propenso a falhas, já que isso conta muito. Logo, contate o suporte caso tenha alguma dúvida antes de fazer sua transmissão e nunca se esqueça de fazer um teste preliminar para verificar se está tudo na mais alta performance. Se perceber algum problema grave, considere trocar esse serviço. 

Transmissão ao vivo!

Bom, após os passos anteriores, já está tudo praticamente pronto para sua transmissão. Basta colocar o ‘’embed’’ gerado pelo encoding em seu site para que esteja disponível a todo o público. Dependendo do player, dá para compartilhar o conteúdo nas redes sociais também, uma alternativa que você precisa usufruir para chamar ainda mais pessoas para sua live. Ah, e não se esqueça de verificar antes os recursos de Firewall, eles podem atrapalhar a execução de alguns recursos do encoding. A ideia é que tudo esteja testado e funcional para que não ocorra nenhum problema na transmissão. 

Fazer um live streaming é fácil e chamará atenção de muitas pessoas! Então, escolha um ótimo conteúdo para divulgar e faça dessa uma ótima experiência tanto para você e seu site quanto para seus seguidores!

Que tal ter um plano otimizado de streaming de vídeo?

Somente naISBrasil você conta com o melhor plano de streaming de vídeo do mercado, para ter sua TV online em seu site e se aproximar dos internautas por meio de um recurso que é tendência atualmente.

Com o streaming você tem o seu próprio canal de comunicação em áudio e/ou vídeo. A configuração é simples e prática, com transmissão pode ser em tempo real (ao vivo) ou sobre demanda (on demand). Na transmissão em tempo real, quando o visitante chegar ao seu canal ele vai ouvir/ver a programação no momento que ela tiver, sem a opção de voltar, ideal para transmissões ao vivo. No on demand, ao iniciar a visualização ele vai ver desde o início o que está disponibilizado para ele, ideal para reprises, mensagens, vídeos institucionais e outros.

Quer conhecer os planos e saber mais? Entre em contato com a ISBrasil e comece já! Até mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: