Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Nota fiscal fora da caixa: Veja como fazer certo!

12/01/2018 às 19:10 Loja Virtual

Nota fiscal fora da caixa: Veja como fazer certo!

A partir de 02 de janeiro de 2018, para que todas encomendas sejam aceitas e possam ser postadas nos correios, será obrigatório anexar na parte de fora da caixa, a nota fiscal do produto ou uma declaração de conteúdo. Você sabe quais são os impactos dessa mudança para o seu e-commerce? Como fazer certo para que a encomenda seja aceita e chegue até o seu cliente dentro do prazo? Leia esse artigo até o final e conheça algumas dicas sobre esse assunto para que todos os seus produtos vendidos cheguem até seus destinatários.

Essa exigência vai impactar os e-commerce?

Caso sua loja virtual faça parte do pequeno grupo de empresas que fazem parte do MEI, não se preocupe com isso. Essa nova exigência de nota fiscal dos correios para o e-commerce não trará impactos significativos para seu negócio. Segundo a lei que regulamenta o MEI, se seu cliente for pessoa física, você não precisa emitir nota fiscal para o produto.

Você precisa declarar o conteúdo e isentar os correios de qualquer responsabilidade fiscal sobre a sua encomenda. Foi disponibilizado no site da empresa um modelo e declaração de conteúdo que pode ser usado no lugar da nota fiscal para as empresas que se enquadram no MEI. É só imprimir, preencher com cuidado e anexar do lado de fora da caixa. Veja agora o passo a passo de como fazer isso da maneira certa.

Embale o produto

Esse é primeiro passo lógico que você deve fazer. Antes de enviar algum produto pelos correios, primeiramente você precisa ter a confirmação da venda antes. Tudo confirmado, chegou a hora de embalar o produto. Coloque o produto em uma caixa convencional de papelão ou na sua caixa personalizada. Se for possível, coloque a mercadoria dentro de um saco plástico para se evitar danos como quebras ou trincas no produto. Amarre bem a caixa com o produto dentro usando barbante ou fita crepe larga e certifique-se de que ele está bem acomodado dentro da caixa.

Imprima a etiqueta e a nota fiscal

Depois do produto embalado, o próximo passo é imprimir a nota fiscal de venda e a etiqueta que será colocada fora da caixa. Certifique-se de que ambas estão legíveis e confira todos os dados de seu cliente, para que sua encomenda chegue até ele de forma segura. As encomendas que retornam ao destinatário, na maioria das vezes, é por causa de divergência das informações contidas na nota fiscal. Na hora de preencher a nota fiscal, tenha muita atenção para evitar estresse com seu cliente, que está ansioso esperando o produto.

Imprima a declaração de conteúdo

A declaração de conteúdo pode ser retirada no site dos correios como foi dito anteriormente e só é obrigatória se sua empresa for isenta de emitir nota fiscal de vendas. Se você se esqueceu da declaração de conteúdo e se dirigiu para os correios para postar seu produto, não se preocupe com isso. Você também pode pegar a declaração na própria agência da empresa, que é fornecida gratuitamente.  Tenha muita atenção ao preencher a declaração e confirme todos os dados do destinatário para que sua encomenda não retorne para seu endereço. Depois é só anexá-la na do lado de fora da caixa e pronto!

Cole a etiqueta na parte de cima da caixa

Essa é uma dúvida recorrente de muitas pessoas que tem Loja Virtual. A etiqueta deve ser colada sempre na parte de cima da caixa. O código de barras vai identificar o seu produto e permitir que ele chegue até o seu cliente de uma forma segura e rápida. Vale ressaltar que a etiqueta de postagem não pode conter nenhum tipo de rasura e deve estar totalmente legível e bem colada para se evitar extravios. A dica é colar a etiqueta no centro da caixa.

Coloque a nota fiscal dobrada dentro de um saco plástico e cole-a na parte de baixo da caixa

A nota fiscal deve ser colocada dobrada dentro de um saco plástico transparente e colada na parte de baixo da caixa do produto. Você deve estar se perguntando o motivo dessa exigência, certo? Tanto a etiqueta, quanto a nota fiscal possuem código de barras e os correios exigem que seja feito dessa forma para se evitar confusão na hora da postagem ou caso aconteça alguma divergência de dados contidos na nota.

Como dobrar a nota fiscal?

É algo extremamente simples de se fazer. Como a nota fiscal é impressa em folha de papel A4, você vai dobrá-la de acordo com o tamanho do saco plástico que você vai utilizar no envio. Uma boa dica é deixar o código de barras da nota fiscal e os dados do destinatário na parte da frente, pois isso facilita na hora da postagem da mercadoria. Se for uma declaração de conteúdo o processo também é o mesmo e os dados do cliente, já que o documento não tem código de barras, deve ficar de maneira visível dentro do saco plástico.

Essa medida pode aumentar o roubo de mercadorias?

Esse é um questionamento até plausível, se analisado do ponto de vista que o todo o conteúdo da caixa vai ficar exposto para todas pessoas. Com a nota fiscal ou declaração de conteúdo anexada do lado de fora da caixa, as pessoas ficaram com um receio de terem suas mercadorias roubadas por terceiros. A dica aqui é muito simples e pode evitar dores de cabeça: dobre a nota fiscal ou declaração de conteúdo de forma que a descrição do produto enviado não apareça na parte da frente. Dessa forma, as pessoas não saberão o que tem sua caixa e fica tudo resolvido!

Ainda tem dúvidas sobre esse assunto? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nossa empresa, o cliente vem sempre em primeiro lugar e não medimos esforços para atende-lo da melhor forma possível.

Gostou de nosso post? Compartilhe: