Não perca a nossa BLACK FRIDAY, descontos REAIS e VITALÍCIOS de 50% OFF SAIBA MAIS!

Conheça as ferramentas para analisar o SEO do seu site

Conheça as ferramentas para analisar o SEO do seu site

10/08/2017 às 12:39Marketing

Um site bem otimizado terá mais chances de ocupar melhores posições nos resultados de buscas de motores como o Google. Por isso, é muito importante estar por dentro das últimas práticas e ferramentas para analisar o SEO do seu site. Dessa forma, será possível avaliar o impacto que essas alterações estão trazendo para o seu projeto.

A otimização para os motores de buscas são um conjunto de práticas que são implementadas tanto internamente (SEO On Page) quanto externamente (Link building, guests posts, etc).

E, por isso, será preciso conhecer uma série de ferramentas que o ajudarão a analisar o SEO de seu site de todas as maneiras possíveis. Aumentando as chances de seu site obter melhores posições no Google.

Para ajudá-las, separamos 8 ferramentas essenciais para analisar o SEO do seu site. Confira a seguir:

1. ScreamingFrog

Essa ferramenta é muito completa, sendo uma das mais indicadas na hora de realizar análises On Page de seu site. A partir dela é possível saber se há erros de rastreamentos, URLs que precisam ser otimizadas, otimizar as imagens, analisar links internos e externos, analisar a velocidade de carregamento de todas as páginas do site e uma série de outras informações importantes.

Para poder utilizar os serviços, será necessário realizar o download do software no site da ferramenta. É possível utilizar o programa gratuitamente, mas para liberar alguns recursos será necessário comprar uma licença. Para obter mais informações sobre como essa ferramenta funciona, acesse: https://www.screamingfrog.co.uk/seo-spider/.

2. Google Search Console

Antes conhecido como Webmaster Tools, no Google Search Console é possível realizar uma análise completa de seu site. Nessa ferramenta, que é totalmente gratuita, é possível visualizar como anda o seu site no Google, em quais posições as suas páginas se encontram e quais são as palavras-chave utilizadas pelos usuários para encontrar suas páginas nos motores de busca.

Além de todos esses recursos, o Search Console também mostra se há penalidades relacionadas a um web site, mostrando o que deve ser feito para “regularizar” a situação. Se tornando, dessa maneira, uma das ferramentas indispensáveis por qualquer analista de SEO. Para saber mais informações, acesse: https://www.google.com/webmasters/tools/?sid=001mB3.

3. Google PageSpeed

Desde que o Google anunciou que a velocidade de carregamento das páginas era um fator muito importante para o posicionamento das páginas, muita gente passou a incluir essa questão em suas análises. E a melhor ferramenta para mensurar a velocidade de carregamento de uma página é, mais uma vez, do Google.

O Google PageSpeed oferece, além do recurso de poder analisar uma página, um diagnóstico completo da página. Mostrando todos os elementos que estão fazendo aquela página carregar lentamente e o que deve ser feito para melhorar. Além de analisar, a ferramenta oferece dicas importantes para melhorar o SEO de seu site. Se tornando, também, uma ferramenta essencial para o seu arsenal.

4. Maejstic SEO

Essa ferramenta é indicada para realizar uma análise off-page completa de seu web site. A forma como funciona é muito simples e extremamente prática: basta inserir o url da página que deseja analisar no campo indicado e clicar em buscar. Dentro de poucos segundos será possível obter relatórios completos, mostrando o número de backlinks, quais sites estão apontando para aquela página e uma série de informações essenciais para otimização SEO.

Além disso, é possível analisar – por meio de métricas próprias – as autoridades da página pesquisadas. E essas informações são indispensáveis para estratégias de backlink.

A ferramenta oferece recursos gratuitos, mas para poder utilizá-la com força total será possível realizar o pagamento de um plano mensal. Para saber mais, acesse: https://majestic.com/.

5. Ahrefs

A Ahrefs é uma ferramenta que trabalha de foma similar com a Majestic SEO, porém com um banco de dados totalmente diferente. Na prática, é possível obter uma visão diferente de um mesmo projeto. E por isso é muito utilizado para analisar a otimização para mecanismos de buscas de uma página sob outro ponto de vista.

O funcionamento é muito simples: o usuário deverá preencher o campo com a página que deseja analisar e clicar em Ir. Em seguida, o usuário receberá uma série de relatórios detalhados sobre links externos e as páginas que estão apontando para a página.

A grande vantagem em relação ao Majestic é que a versão gratuita do Ahref oferece mais recursos do que a outra ferramenta. Para saber mais, acesse: https://ahrefs.com/.

6. SemRush

O SemRush é um dos principais nomes quando se fala de análise de SEO. Essa ferramenta oferece uma série de recursos para quem está realizando otimizações em seu web site. Além disso, é possível obter um monitorando preciso sobre o posicionamento das páginas de seu web site e da concorrência, de acordo com cada palavra-chave cadastrada.

Na ferramenta é possível acompanhar as palavras-chaves e páginas de praticamente qualquer página da web. Assim, é possível analisar, profundamente, o que aquele site está fazendo, ou deixando de fazer, para ocupar a posição que ocupa. E muitas outras informações importantes. Conheça: https://pt.semrush.com/.

7. Pro Rank Tracker

Outro recurso indispensável, o Pro Rank Tracker é uma ferramenta desenvolvida para acompanhar as palavras-chaves mais importantes de seu projeto – e as de seu concorrente, também. O principal diferencial dessa ferramenta para as demais é que o Pro Rank Tracker oferece um relatório completo acerca das palavras pesquisadas.

Para quem está acompanhando um termo disputado, o recurso se torna indispensável, pois se mostrou ser um dos melhores do gênero. Além de oferecer relatórios para as pesquisas realizadas no Google, o programa também está integrado com o Bing e o Yahoo!. Conheça aqui: https://proranktracker.com/.

8. Check My Links

Para saber se os links externos e internos de uma página estão funcionamento, essa é a ferramenta utilizada pela maioria dos analistas de SEO. Essa ferramenta é essencial para verificar a otimização ON Page da página. Pois caso a sua página apontar para links quebrados, a sua autoridade no Google será reduzida, o que poderá influenciar na perda de posições.

Então é sempre bom dar uma analisada para ver como anda essa parte de sua otimização. Para conhecer essa ferramenta, acesse: https://chrome.google.com/webstore/detail/check-my-links/ojkcdipcgfaekbeaelaapakgnjflfglf?hl=en-GB.

Depois de conhecer essas ferramentas para analisar o SEO do seu site, chegou o momento de começar os trabalhos! Veja também nosso post: SEO para iniciantes E se você conhecer alguma ferramenta que não apareceu nessa lista, deixe um comentário e compartilhe com a gente!

Gostou de nosso post? Compartilhe: