Quais as novidades de SEO para 2017?

Quais as novidades de SEO para 2017?

Categoria: Novidades

02/12/2016 às 16:14

Quais as novidades de SEO para 2017?

Tem novidades de SEO para 2017? O que é preciso fazer ou mudar para melhorar essa ferramenta que tornou-se tão essencial para o marketing digital atualmente? Como se sabe, o Google e os principais buscadores estão sempre se atualizando e buscando formas de otimizar o sistema de pesquisa, para garantir ótimos resultados aos internautas. Nisso, os desenvolvedores de sites devem ficar atentos para acompanhar essas modificações e estarem sempre prontos para o novo.

Veja também nosso post: Dicas de SEO para WordPress

Mas, vale deixar claro que o SEO só alcança um bom nível e leva a página a um ótimo status se for gerenciado junto a um bom conteúdo. Segundo especialistas, o que pesa mais nos motores de busca atualmente é como o texto e a informação é passada para as pessoas, considerando sempre a qualidade com boas estratégias, que chamem atenção e mostrem dados realmente relevantes.

Assim, basta ficar de olho e manter-se sempre atualizado para investir em novos recursos que otimizem o SEO e levem seu site às alturas. Muita gente já tem pensado em práticas que devem ser tendência em 2017. Antes de saber quais são, confira o artigo ‘’SEO: fazer ou não fazer’’ para conhecer o funcionamento dessa ferramenta no cotidiano e o quanto faz diferença em qualquer página online.

Mas, então, quais são as tendências e novidades de SEO para 2017? O que deve melhorar e é preciso fica atento? Listamos algumas dicas interessantes baseadas na experiência de especialistas em marketing digital. Saiba mais e pense nas melhores alternativas!

 

O que muda no SEO para 2017?

 

Resultados direcionados com base na inteligência artificial

Pois é, a realidade mostra que o Google está cada vez mais interessado na inteligência artificial para prever com clareza e relevância os interesses dos usuários. Esse é um dos grandes investimentos do buscador para levar a resultados precisos e direcionados, chegando a conclusões intuitivas para milhares de pessoas, afinal, cada um tem um objetivo muito próprio ao fazer uma busca.

O SEO se aplica a esse conceito quando pensamos em artigos com resultados apurados e dentro de um contexto, digamos, único e específico. Ao pesquisar sobre ‘’aluguel de carros no Rio de Janeiro’’, o motor de busca mostrará dados próximos a área de interesse e com todas suas peculiaridades possíveis, para que o usuário não perca muito tempo até encontrar o que deseja. Logo, artigos com conteúdo otimizado e direcionados sempre terão um bom posicionamento, considerando sempre momento, local e contexto de pesquisa – estratégia chamada de SEO local por muitos profissionais.

 

SEO com base em mídias sociais

As principais redes sociais que conhecemos estão em constante crescimento e ascensão, tornando-se meios acessados em larga escala pelos internautas, num processo de confiabilidade, troca e compartilhamento de qualquer tipo de informação. Não há filtro quando se trata dessas mídias, logo, uma publicação que considera o SEO também ganhará um poder de indexação maior nos buscadores. Atualmente, podemos ver isso de uma forma um pouco tímida, então, prepare-se para essa tendência que ganhará força tanto no ano que vem quanto a longo prazo.

 

Investimento nas plataformas mobile + velocidade

Os números crescentes de pessoas que usam o mobile chamaram a atenção dos especialistas. Não é à toa que o Google tem penalizado páginas que não oferecem conteúdo otimizado e responsivo para os dispositivos móveis. Essa métrica é e será ainda mais essencial para que as empresas e sites busquem inserção no meio ''mobile friendly'' para que melhorem seu posicionamento nos motores de pesquisa. Não dá para deixar essa tendência de lado!

Além disso, é importante ressaltar que o acesso à internet por celulares ainda é pensado como um método rápido e veloz de acompanhar o conteúdo, por isso, quanto mais rápido seu site for, melhor será a experiência para o usuário – lembrando que, quem não tem página com design responsivo, gera lentidão e acaba com a taxa de conversão, confiabilidade, entre outros problemas.

 

Qualidade de conteúdo com boas palavras-chave

Pode parecer clichê falar isso, como se fosse bater na mesma tecla em algo óbvio. Mas, pense que se é uma dica recorrente, é porque ainda não é feita da maneira exata. Infelizmente, muitos desenvolvedores ainda não acreditam que a qualidade do conteúdo é realmente importante para um bom ranqueamento.

Na prática, não basta encher o texto de palavras-chave e com SEO sem sentido visando apenas chamar atenção do leitor e gerar acesso. Embora o Google sempre levará as keywords em consideração, é essencial uni-las a um ótimo texto, com respostas claras e com tudo aquilo que o título se propõe. Com o tempo, não haverá mais espaço para sensacionalismo ou artigos que tratam de coisas que não tem nada a ver com o propósito inicial/chamada.

 

Pesquisas por voz

O recurso conhecido como Voice Search já atingiu um status interessante entre os mais jovens. O Google indica que mais de 50% desse público faz pesquisas diretamente por voz usando smartphones. É um costume imediatista e rápido que evita a digitação, ponderado pelo objetivo de querer resultados cada vez mais eficientes e velozes. Logo, pensar nesse público para gerenciamento de SEO é primordial, afinal, escrever é diferente de falar!

Dica principal: Começar a mudar e evitar a zona de conforto!

Mais do que qualquer tendência, seja ou não ligada a SEO ou qualquer ferramenta ligada ao marketing digital, é importante pensar em mudanças rápidas e ações antecipadas para manter-se sempre atualizado em um meio que está em constante transformação.

Se o seu plano está dando certo e seu site tem bastante tráfego e picos de acesso, é interessante focar em melhorias e otimizações frequentes para que os resultados se mantenham em um bom nível. Estamos falando nisso porque há muitos casos em que a zona de conforto é mais cômoda do que apostar em novos recursos que podem levar a muitos ganhos.

Segundo especialistas, 2017 será um ano em que o Google apresentará muitas novidades tanto em SEO quanto outras ferramentas, porém, uma coisa é certa: a qualidade sempre será o máximo desse e dos demais buscadores, visando dar espaço para os melhores conteúdos. Portanto, sempre há algo para aperfeiçoar e tornar o trabalho e seu negócio online ainda mais produtivos. Siga as dicas, pense em boas opções e continue em ascensão, sempre ligado na internet e no comportamento dos internautas. Boa sorte.

Até mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe:

Talvez você goste

Top