Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Dicas de SEO para WordPress

09/09/2016 às 14:21 SEO

Dicas de SEO para WordPress

SEO para Wordpress é essencial tanto para qualquer outro site.

É uma forma de garantir que a página esteja sempre bem colocada nos buscadores, com tudo aquilo que os internautas procuram para tirar suas dúvidas, afinal, não adianta ter um bom site se ele não é visto, não é mesmo?

Há muitas regras e estratégias quando se fala dessa ferramenta, mas muita gente não se importa ou não sabe como fazer para otimizá-la.

Algumas dicas são básicas e outras fazem toda a diferença, mas, no fim, todas são importantes para deixar seu site nas alturas. Se você quiser por exemplo, saber como criar um blo passo a passo, o SEO vai ser importante para posiciona-lo bem no Google.

Para te ajudar a ter mais sucesso, preparamos algumas dicas de SEO para Wordpress que farão toda a diferença – acompanhe e, claro, coloque tudo em prática!

busca feita com seo em wordpress

Não deixe de ler também sobre 502 bad gateway.

Atente-se ao título

O título é um ponto principal e que faz muita diferença no SEO para Wordpress.

É uma das grandes bases que o Google e outros buscadores usarão para ranquear seu site, além de chamar o leitor para ler a matéria/fazer uma compra em sua página.

Quanto mais atraente e com tudo que o internauta busca, melhor.

Antes de fazer um título, uma ótima alternativa é ver o que é mais pesquisado em relação ao assunto.

Você pode ver isso tanto no ‘autocomplete’ do Google quanto nas sugestões que ficam abaixo, na primeira página. Seja claro e direto e evite que fique longo e maçante.

Conteúdo sempre é fundamental

Por outro lado, não adianta criar um título incrível se o conteúdo é ruim. Essa prática, infelizmente, é recorrente na internet, tudo para gerar tráfego e acesso.

Muitos sites usam títulos mentirosos e sensacionalistas que pouco tem a ver com o assunto em questão, com texto cheio de erros e sem fontes sérias e, ainda, sem transparência nenhuma com o internauta – fora que a maioria ainda deixa a página lotada de anúncios apenas para garantir faturamento com cliques. Uma tática péssima.

Especialistas garantem que um bom artigo deve ter todas as perguntas sanadas, em torno de 300 palavras e bastante coerência.

Para quem é redator, é imprescindível colocar-se no lugar do leitor e mostrar um conteúdo responsivo, interessante e que realmente faça a diferença, trabalhando sempre com as melhores palavra-chave (ponto que conta muito no SEO para Wordpress).

Pense que o básico já é feito por todos os sites. É preciso ir além e surpreender, com profissionalismo e boa vontade.

Assim, além de se destacar, você ganha ainda mais credibilidade na rede – e quem usa táticas ruins perde toda a confiança dos seguidores.

Divida o conteúdo em tópicos

Tópicos são uma boa opção para deixar o texto mais leve e prático.

As tags H (H1, H2, H3) ajudam a compor títulos e subtítulos que vão direto ao assunto de interesse do leitor e garantem uma experiência mais efetiva – afinal, ninguém gosta de texto maçante que não vai direto ao assunto.

Além disso, vale destacar que o conteúdo sempre deve ser único, exclusivo, sem duplicidade.

É claro que tem nichos que não dá para mudar muito, porém, tudo dá para reescrever e deixar com outras palavras e abordagem. É péssimo para o SEO quando um site copia do outro – o Google costuma punir sempre essas páginas com baixo ranqueamento.

Use boas imagens (e edite corretamente)

Não é só o texto que faz diferença. Escolher boas imagens e trabalhá-las corretamente é fundamental, afinal, o Google Imagens é um dos pontos de busca que conta muito para o acesso e acesso do seu site.

Além da qualidade, atente-se ao título, legenda, título alternativo e créditos das fotos, e evite sempre usar as mesmas que a concorrência usa.

tags de seo

Meta descrição e URL contam muito

A meta descrição funciona como um resumo do texto e também é considerada uma técnica importante no SEO para Wordpress, já que o leitor terá uma base do que encontrar na publicação. 

Poucos sites se atentam a esse recurso e acabam perdendo muito com isso. Então, não deixe de editá-la, sempre com boas palavras-chave.

A URL também é um ponto que conta muito, com o slug diretamente ligado ao tema do post.

Integre o conteúdo às redes sociais

Associar o conteúdo diretamente as principais redes sociais é garantia de mais acessos e visualizações, ainda mais se é algo interessante ou que está em alta no momento.

Mais do que nas pesquisas do Google, os internautas não saem dessas mídias e querem sempre novas informações e boas notícias.

Todo site deve aderir a essa prática que, com certeza, é parte fundamental de um bom SEO para Wordpress.

Use os plugins para facilitar o trabalho

Um recurso incrível do Wordpress é a possibilidade de instalar vários plugins de SEO que ajudam muito o produtor de conteúdo.

Opções como o famoso Yoast SEO fazem muita diferença ao classificar os pontos fortes e fracos do texto, desde o título até a meta descrição, passando por imagens, tópicos e texto.

Além do citado, você pode instalar também o SEO by Yoast, WP Super Cache, GZIP, Add This,  Social Locker, entre muitos outros!

Segurança e site responsivo

Se você segue todos os passos anteriores e mesmo assim ainda não consegue o objetivo esperado, pode ser algum problema na estrutura do site: velocidade, segurança, layout, entre outras funções que precisam de otimização frequente.

Lembre-se que ninguém suporta site lento e que demorar para carregar devido a milhões de anúncios de afiliados; páginas sem um certificado de confiança e que parecem amadores; além de um layout feio e que não está disponível para todas as plataformas (a mobile, inclusive).

Por isso, não basta caprichar no conteúdo e no SEO para Wordpress se o site não tem uma boa estrutura.

Além disso, lembre-se sempre que agora o certificado SSL é um critério de ranqueamento no Google!

Tudo precisa ser paralelo e ter um bom funcionamento integralmente. Assim, tudo fica melhor e sem problemas, garantindo um ótimo ambiente para os leitores.

Gostou das dicas? São passos essenciais e que, com certeza, vão dar um upgrade no SEO da sua página. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário.

 

Gostou de nosso post? Compartilhe: