Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Erro 502 bad gateway: aprenda a corrigir este erro

28/12/2020 às 16:37 Hospedagem de Sites

Erro 502 bad gateway: aprenda a corrigir este erro

O erro 502 bad gateway é causado por uma resposta inválida entre o servidor web intermediário, gateway ou proxy e o servidor principal.

Quando você abre um site, são enviadas diversas notificações para diversos servidores a partir do seu navegador. Como resposta, os servidores retornam respostas em forma de códigos de status HTTP.

Esses códigos de status só são exibidos ao usuário quando acontece algum problema entre a solicitação e a transmissão das mensagens. Quando tudo acontece corretamente, o navegador simplesmente recebe os arquivos do site e os renderiza.

Mas em caso de erro, o código de erro pode ser exibido ao cliente que fez a solicitação. É isso que acontece quando a mensagem de erro 502 bad gateway é exibida para você.

Se você deseja aprender a corrigir este erro, bem como conhecer melhor suas causas, este texto foi feito pensando em você. Nele iremos falar o que é o erro 502 e como resolver o erro 502 bad gateway.

Interessado? Então acompanhe até o fim e não deixe de compartilhar nas suas redes sociais!

O que é o erro 502 Bad Gateway

Assim como todos os erros que acontecem durante a comunicação entre servidores, o erro 502 bad gateway possui um código que indica qual foi o erro exato.

Em geral, códigos de erros no Http iniciados com dígito cinco se referem a erros de comunicação entre servidores. Porém, o motivo especifico que pode causar este erro podem ser muito variantes.

No caso do erro 502, é preciso entender que quando uma solicitação é encaminhada ela passa por vários gateways e em algum deles houve uma falha na comunicação, como uma resposta inválida.

Como são vários gateways pelo caminho, definir em qual aconteceu o erro se torna ua tarefa muito difícil, para não dizer impossível.

Entretanto, isso não quer dizer que este seja um problema insolúvel. Pelo contrário, existem muitos procedimentos para que você possa tentar solucionar este problema.

Como resolver o erro 502 Bad Gateway

Na maioria das vezes a causa deste erro acontece pelo lado de dentro da operação. Ou seja, pelos servidores.

Porém, não é impossível que uma configuração incorreta do cliente venha a causar este erro também.

Levando tudo isso em conta, preparamos sete soluções comuns para o erro 502 bad gateway, para serem aplicadas por ambos os lados.

Vamos a elas:

  1. Recarregar a página
  2. Limpar o cache do navegador
  3. Limpar cache DNS
  4. Acessar por outro navegador
  5. Desabilitar CDN
  6. Desabilitar plugins e temas
  7. Verificar registros de erros

Recarregar a página

Começando pela mais simples de todas. Muitas vezes tentar simplesmente recarregar a página pode resolver seu problema.

Uma vez que o erro 502 bad gateway é causado por uma falha na comuniação entre serviores, recarregar a página irá forçar que essa comunicação seja refeita.

Se o erro for temporário ou apenas ocasional, isso irá resolver o problema.

Limpar o cache do navegador

Nós já falamos porque limpar o cache do navegador aqui no blog. Ao longo do tempo, muitos dados podem ser armazenados no cache do seu navegador.

Portanto, é comum que quando esses dados se acumulem alguns erros aconteçam. Se recarregar a página não resolveu o problema, tente limpar o cache do navegador.

Para fazer isso no Chrome basta acessar o “Histórico” do seu navegador e utilizar a opção “Limpar dados de navegação”. Em seguida marque a opção “Imagens e ficheiros em cache” e finalize em “Limpar dados”.

O procedimento é similar em outros navegadores.

Limpar cache DNS

Por outro lado, talvez seja preciso ir um pouco além e limpar o cache de DNS.

Números de IP incorretos podem ficar armazenados no seu cache DNS e isso pode acabar levando ao erro 502 bad gateway.

Se nenhum dos passos anteriores resolveu o problema, tente utilizar o prompt de comando do Windows para limpar o Cache DNS com o comando Flush DNS.

Ou se preferir uma solução menos agressiva você pode aprender alterar o DNS padrão.

Acessar por outro navegador

Talvez  problema também seja o seu navegador. Neste caso, basta acessar com outro navegador ou a partir de uma aba anônima o mesmo endereço.

Se isso funcionar, é sinal de que você realmente precisa limpar os dados em cache do seu navegador.

Desabilitar CDN

Pelo lado da hospedagem de sites, uma causa do erro 502 bad gateway pode ser o uso de CDNs ou mesmo serviços de proteção contra ataques de DDoS.

Se este for o caso, entre em contato com o suporte da sua CDN e desative-a temporariamente enquanto o problema é corrigido.

Desabilitar plugins e temas

Os dois métodos finais são dicas para quem utiliza uma hospedagem WordPress.

Vamos começar desabilitando o tema e todos os plugins do WordPress. Por mais que eles tornem o seu site mais dinâmico e personalizável, eles também podem causar muitos erros.

Se após esse passo o erro deixou de acontecer, reative o tema e os plugins um a uma, sempre recarregando o seu site.

Esse procedimento permitirá identificar exatamente de onde erro surgiu.

Verificar registros de erros

Se você chegou até aqui e nada resolveu o erro ainda, é hora de arregaçar as mangas e começar a buscar a origem do erro nos registros.

A partir dos registros é possível encontrar formas de resolver o problema, desde que você tenha algum conhecimento sobre o que está fazendo.

Se você utiliza o WordPress procure pelo arquivo wp-config.php e adicione as seguintes linhas ao código:

define( 'WP_DEBUG', true );

define( 'WP_DEBUG_LOG', true );

define( 'WP_DEBUG_DISPLAY', false );

Em seguida, você poderá verificar o registro dos erros na pasta wp-content, no arquivo debug.log.

Se sua hospedagem de sites não utiliza o WordPress, será um pouco mais complicado realizar esse procedimento. Para isso você precisará aprender como mostrar erros PHP, um outro procedimento bem simples par quem sabe o que é PHP.

Conclusão

A esta altura, você provavelmente já conseguiu resolver o problema do erro 502 bad gateway no seu site. Então, se este texto foi útil para você, não deixe de compartilhar nas suas redes pois ele será útil para mais pessoas!

Gostou de nosso post? Compartilhe: