Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Servidor Web: o que é quais seus tipos

14/02/2021 às 22:36 Hospedagem de Sites

Servidor Web: o que é quais seus tipos

Muitas pessoas não sabem, mas ao utilizarem a rede mundial de computadores, já estão automaticamente interagindo com um servidor web. Seja para acessar algum site, olhar e-mails, e até mesmo ficar navegando nas redes sociais. O nome “Web server” (em inglês) é responsável por responder conectar o visitante ao seu site, ou seja, ele quem faz o caminho do leitor até o seu blog.

Os servidores web são uma das bases da internet, assim como os protocolos de rede. Caso esse tipo de servidor não existisse, a internet que temos hoje provavelmente também não iria existir. É importante que tenhamos conhecimento sobre o que é, como funciona e quais são os tipos diferentes de servidores. Para isso separamos alguns exemplos e explicações.

Servidor web – diferenças:

Podemos dizer de forma mais simplificada que um servidor web, é na verdade um computador que tem a função de hospedar um site ou aplicação na internet. Esse computador tem a possibilidade de hospedar mais que apenas um site ou aplicação.

O termo utilizado “Servidor Web”, se refere ao equipamento físico que é o hardware, quanto ao programa sendo o software neste equipamento. O tempo também pode se referir aos dois tipos de caso, sendo hardware e software.

A distinção entre o servidor equipamento e do servidor programa, é feito com base em seu contexto que tem a expressão utilizada. Iremos explicar como você pode conseguir identificar qual é qual.

Servidor Web (Hardware):

Os sites são compostos por uma junção de arquivos digitais, e depois são interpretados pelo navegador e mostrados na tela do nosso computador ou outro dispositivo. Isso traz a possibilidade de que qualquer pessoa possa acessá-lo, mas para isso os arquivos dos sites precisam estar guardados em algum lugar de armazenamento.

As diferenças de um servidor hardware e do servidor software, será feita com base nos contextos no qual suas expressões vão ser utilizadas. Um servidor deve possuir componentes do mesmo modo que um computador pessoal, por exemplo, um servidor deve conter um HD, uma memória, placa mãe, e outros componentes que devem fazer parte de um servidor do tipo Hardware.

Mesmo contendo peças de um computador pessoal, ele precisa ter uma arquitetura otimizada para funcionar em modo de um servidor. Existe alguns equipamentos que são especializados em montar essa arquitetura, veja:

Torre e rack:

Em servidor do tipo Hardware (equipamento físico) possuem duas formas diferentes, são os de torre e os de rack. A alguns anos, os servidores do tipo “Torre” eram padrões comum. Porém, pelo aumento da demanda e com a criação de grandes data centers, isso foi se modificando e o servidor do tipo rack se tornou o novo padrão e muito mais conhecido.

Isso também foi sendo modificado devido à alta capacidade de expansão que o formato rack proporciona, sendo possível agrupar e interligar tudo em uma única coluna com dezenas de servidores.

Assim como o seu computador pessoal, o servidor web também possui um sistema operacional e programas. Esses programas são para execução de algumas tarefas especificas como; enviar ou receber e-mails, criar e armazenas arquivos, e outras funções.

Posso ter esses servidores?

Toda pessoa pode ter um servidor e ter um site hospedado em casa ou até mesmo em uma empresa. Fazer seu próprio computador pessoal virar um servidor é algo muito arriscado, isso porque servidores precisam de cuidados e manutenções a todo momento de forma constante.

Fora que os servidores precisam estar ligados e operando 24 horas por dia, a não ser que o local tenha uma possível queda do fornecimento de luz, e que a internet se mantenha funcionando, esses e muitos outros detalhes técnicos que é preciso ter muita atenção.

Se você tem interesse em ter um site hospedado, procure terceirizar a manutenção dele através de uma empresa que seja especializada no assunto. Essa é uma opção muito mais segura, e hoje em dia você pode encontrar vários servidores web que estão alocados em data centers que são administrados por empresas de hospedagem.

Servidor Web (Software):

Quando acessamos algum site na internet, nosso navegador (todos eles) criam uma comunicação com os servidores, para solicitar e receber os dados contidos naquela página.

Um servidor físico possui programas específicos para conseguir responder ao tipo de solicitação que lhe é realizada. Já em sites esse tipo de solicitação é realizado por meio de protocolos que são popularmente conhecidos como HTTP, ou seja, protocolo de transferência de hipertexto. Os sites na internet utilizam esse código quando estão trafegando, e podem usar a versão HTTPS que é mais segura.

Outras solicitações demandam diferentes tipos de servidores, por exemplo quando são usados o receber e-mails. Servidores que enviam ou recebem e-mail podem ser instalados no mesmo servidor utilizado para o HTTP. Por exemplo:

  • Servidor HTTP – enviam arquivos que um site possui;
  • Servidor FTP – são responsáveis pelo upload e download de arquivos entre um computador e um servidor;
  • Servidor e-mail – ele recebe, envia e armazena todos os e-mails;
  • Servidor de banco de dados – eles armazenam dados dentro de uma estrutura específica.

Portanto, quando solicitamos uma página na internet, esse pedido é enviado para o servidor que possui esses arquivos do site. Quando a solicitação chega ao servidor, o software dele torna-se responsável por processar informações solicitadas em responder conforme foi configurado.

Os servidores são capazes de receber solicitações, e realizar o envio de arquivos para centenas de usuários ao mesmo tempo e em curtos pedaços de tempo.

Alguns tipos de servidores web:

Existe diversos tipos de servidores web que estão disponíveis no mercado, eles podem ser pagos e até mesmo gratuitos. Os servidores mais populares são;

  • Apache;
  • Nginx;
  • LiteSpeed;
  • Node.js.

Esses servidores possuem algumas diferenças entre um e o outro. É importante que você saiba que todos eles são usados para funções muito semelhantes, ou seja, todos eles possuem a função de fornecer arquivos através de solicitações do tipo HTTP. O servidor Apache tem sido líder, ou seja, é um dos mais utilizados na atualidade, faça uma boa pesquisa e procure qual possui as melhores vantagens e valores para seus planos.

Conclusão

Como podemos perceber, existem diversos servidores web. Além dos servidores, você obviamente precisa de uma boa hospedagem de sites para começar. Confira alguns dos planos da ISBrasil e siga o blog diariamente para mais dicas de servidores, marketing digital e desenvolvimento web!

Gostou de nosso post? Compartilhe: