Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que e quais são os protocolos de rede

31/08/2020 às 14:31 Novidades Ajuda

O que e quais são os protocolos de rede

É inegável que atualmente a internet se tornou essencial na vida de todo o mundo, seja a sua utilização em ambientes de trabalho (como na hora de criar um site ou com o home office), bem como em usos educacionais (vide o EAD que se torna cada vez mais acessível e popular) ou apenas recreativos (como em jogos online).

Entretanto, assim como acontece com quase todas as tecnologias que temos ao nosso redor, poucas são as pessoas que conhecem o funcionamento da rede mundial de computadores.

E sinceramente, não a há nada de mal em não saber os pormenores do funcionamento da rede, afinal são tantas tecnologias que nos rodeiam e mal sabemos o funcionamento mesmo das mais antigas. Eu pelo menos não sei como uma televisão funciona, por exemplo.

Contudo, se você precisa utilizar a internet em seu trabalho, seja em uma hospedagem de sites ou um e-commerce, é sempre bom conhecer alguns pormenores do funcionamento da rede afim de otimizar o trabalho e saber lidar com instabilidades ou mesmo conseguir realizar configurações em seu site sem precisar de um suporte técnico.

E uma das partes essenciais do funcionamento da internet são os protocolos de rede.

O que é um protocolo de rede

A internet nada mais que é uma rede de dispositivos conectados trocando informações entre si. Dessa forma, o usuário acessa a internet em seu dispositivo a partir do navegador, que recebe as informações do site na hospedagem de sites e renderiza para a visualização.

No entanto, para que essa comunicação seja possível é necessário que exista uma padronização entre a troca de informações de modo que diferentes dispositivos consigam ler as mesmas informações. Calma, se está confuso vai tudo ficar bem claro.

Atualmente temos uma infinidade de dispositivos que enviam e recebem informações via internet: servidores dedicados, dispositivos móveis, notebooks, desktops, tablets, etc. E nem sempre esses dispositivos utilizam a mesma linguagem.

Apenas em relação aos desktops temos dois grandes sistemas operacionais: Linux e Windows. Isso sem falar dos sistemas operacionais em smartphones: Android e IOs. E até mesmo em videogames diversos.

Então, como as mesmas páginas são abertas igualmente em sistemas tão diferentes?

Isso é possível devido a padronização feita pelos protocolos de rede. Esses protocolos são um tipo de normalização que permitem que diferentes máquinas se comuniquem de forma eficiente pela internet.

Ainda assim, para que tudo funcione corretamente é preciso que os dispositivos sigam padrões de comunicação similares.

descrição protocolos de rede

O que é protocolo de internet

O protocolo de internet puro é chamado de IP (Internet Protocol) e é o mais importante para troca de informações pela internet, com a função de encaminhar pacotes de dado através da internet.

Entretanto apenas IP não garante que a entrega dos pacotes seja feita, logo ele é comumente aliado ao protocolo de controle de transmissão TCP (Transmission Control Protocol), daí a sigla da pilha de protocolos TCP/IP. Essa combinação é a base de todo envio e recebimento de informações pela internet.

Para ficar mais claro o que foi dito até aqui pense na seguinte situação: se duas pessoas desejam se comunicar elas precisam compreender o idioma uma da outra, seja ele inglês ou português.

Caso o idioma dos falantes seja diferente, será preciso um tradutor para que a comunicação seja clara e assertiva. O mesmo acontece entre os dispositivos conectados a rede.

No caso da comunicação entre as máquinas conectadas quem faz esse papel são os protocolos de rede. Por isso existe uma grande quantidade deles, divididos em um modelo de camadas em que cada camada abrange alguns protocolos que devem cumprir certas funções.

Sendo assim, é correto afirmar que a rede está dividida em camadas em que cada qual possui sua função e os protocolos mudam de acordo a modalidade de serviço a ser realizado e a camada onde se encontra.

protocolo de internet

História dos protocolos de rede

Embora atualmente sequer consigamos imaginar isso, bem no passado, nos primórdios da internet, existiram algumas complicações na comunicação entre diferentes dispositivos.

Por volta dos anos 70 e 80 já existiam diversas tecnologias diferentes, já que cada fabricante aplicava as suas próprias topologias e protocolos. Entretanto, não tardou para que toda essa variedade entrasse em conflito e gerasse alguns problemas de comunicação entre os equipamentos. Isso sem mencionar o fato de que algumas fabricantes utilizavam tecnologias tão exclusivas que elas sequer conseguiam se comunicar com a de outras fabricantes.

Esses problemas persistiram por quase uma década, até que em meados dos anos 80 as fabricantes concordaram que deveria existir um conjunto de normas padrões que possibilitasse a comunicação entre essas tecnologias tão diferentes, sem que necessariamente todas utilizassem a mesma tecnologia. É nesse ponto da história que podemos falar sobre o surgimento dos primeiros protocolos de rede.

Nessa época surgiu o Modelo de Referência ISO – OSI (International Standarts Organizations – Open System Interconnection).

Ao proposito de saber, a ISO nada mais é que uma organização internacional de padrões que regulam as diferenças em diversas áreas, de mecânica a informática, afim de possibilitar uma comunicação assertiva entre todos em qualquer parte do mundo.

O que faz um protocolo de rede

Podemos afirmar que esse conjunto de protocolos funcionam em um sistema de quatro camadas com funções bem definidas: camada de rede, camada de internet, camada de transporte, camada de aplicação.

Sendo assim, cada camada possui suas funções e cada partir de cada uma a comunicação se torna mais próxima ao usuário.

Começando pela mais distante, falamos da camada de acesso à rede. Embora a pilha de protocolos TCP/IP não especifique o que acontece nessa etapa, é obrigatório que nesta camada o host se conecte a rede por meio de algum outro protocolo. Esse protocolo em questão não é definido por padrão e geralmente varia de entre redes e hosts.

Em suma, podemos dizer que nessa camada é que se dão os meios para que as informações sejam levadas a outros computadores da mesma rede física.

Em seguida podemos falar da camada de internet ou inter-redes e utiliza por padrão o protocolo IP para entrega de dados. Quando existem endereçamentos em níveis mais baixos acontece um mapeamento para definir a conversão do endereço IP em um endereço de nível similar.

Podemos falar então da camada de transporte, onde são resolvidos problemas de confiabilidade e integridade. Aqui então são aplicados os protocolos TCP e UDP. Já falamos um pouco a respeito do TCP, então vamos falar um pouco mais do protocolo UDP. Este é utilizado para entregar dados não confiáveis.

Por fim falaremos da camada mais perto do usuário: a camada de aplicação. Esta é com a qual lidamos diariamente e nela são utilizados a maior quantidade de protocolos com FTP, TELNET, FTP, SMTP, DNS, HTTP.

Protocolos de rede (ou Protocolos de Internet) são um determinado conjunto de normas que possibilitam que qualquer máquina que esteja conectada à internet, possa se comunicar com outra já conectada na rede.

Por meio disso, qualquer usuário consegue enviar e receber mensagens, baixar e postar arquivos em sites, ou até mesmo acessar qualquer tipo de domínio na web. O Protocolo de Rede também serve como uma “linguagem universal” entre os computadores, não importa qual seja o fabricante e sistema operacional que estiver em uso, essa linguagem pode ser interpretada por todas as maquinas!

Protocolos de rede:

Os protocolos de rede são separados de acordo com a sua natureza do serviço disponibilizado, e em qual camada de profundidade estão localizados na rede de internet. As camadas, usadas como alguns exemplos de protocolos ficam:

  • Camada de aplicação: WWW (navegação web), HTTP, SMPT (e-mails), FTP (Transferência de arquivos) e SSH. Ao qual são usados por programas para enviar e receber dados de outros programas da internet.
  • Camada de transporte: TCP, UDP e SCTP. Para o transporte de algum arquivo recebido da camada anterior, acontecera a organização e a mudança deles em pacotes muito menores, antes de serem enviados a rede.
  • Camada de rede: IP (IPv4 e IPv6), arquivos empacotados na camada anterior são recebidos e depois anexados ao IP da máquina em uso para envio e recebimento de dados.
  • Camada de Estrutura física: A ethernet e modem, essa camada que executa o recebimento ou o próprio envio dos arquivos na web.

Protocolo TCP/IP

O TCP (Protocolo de Controle de transmissão) e IP (Protocolo de Internet), formam a base de envio e de recebimento de dados por toda a internet. O protocolo TCP/IP surgiu em 1969 nos EUA durante uma pesquisa militar da ARPANET, e foi criado para permitir a existência de uma comunicação entre sistemas de computadores de centros de estudos com as organizações militares, que ficam espalhadas por vários pontos do planeta terra.

Protocolo HTTP

Protocolo HTTP:  seu significado é “Protocolo de Transferência de Hipertexto". Quando usamos um navegador ele automaticamente envia um pedido de acesso a determinada pagina, esse pedido acontece quando inserimos o endereço do site no campo de pesquisa do navegador. O servidor irá responder a permissão para acesso, e junto dela veremos os arquivos que formam o site que estamos querendo acessar.

Protocolo HTTPS

HTTPS é uma sigla para Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro, ele funciona igual ao HTTP. Porém, tem a letra “S” a mais, sendo a sigla de uma cada extra de proteção. Ela indica que os sites que estão possuindo esse protocolo são seguros para os usuários entrarem e verem os arquivos.

Esse protocolo é muito usado pelos sites com sistemas de pagamentos que dependem de proteção para assegurar os dados, as informações de conta e também dos cartões de todos os usuários.

Protocolo DHCP

Em português adaptado significa “Protocolo de configuração Dinâmica de Endereços de Rede”. E permite que os computadores possam ter um endereço IP automaticamente.

O protocolo DHCP é capaz de obter endereços de IPs para cada computador, ligados a rede de internet. Quando uma máquina obtém um endereço de IP ela ficará indisponível para uso, quando for desligada ou desconectada da internet, esse endereço de IP vai voltar a ficar disponível para uso por qualquer nova máquina ligada na rede de conexão.

Protocolo FTP

Significa Protocolo de transferência de Arquivos, é o modo mais simples de conseguir transferir dados entre duas maquinas pela rede. Esse Protocolo FTP funciona através de dois tipos de conexão, que é o cliente (Computador que faz o pedido de acesso com o servidor) e o servidor (é o sistema que recebe o pedido de acesso para fornecer um arquivo ou documento dele).

O FTP é útil quando o usuário perca o acesso ao painel de controle do seu site no WordPress por exemplo. Nesse caso, o usuário poderá usar uma ferramenta FTP para ajustar códigos da página e colocar ou até apagar qualquer outro problema dentro do site.

Protocolo SFTP

Protocolo de Transferência Simples de Arquivos, basicamente é o protocolo com uma camada de proteção aos arquivos transferidos. A diferença entre o Protocolo SFTP do FTP é a utilização de tecnologia SSH (Secure Shell) para autenticar e conseguir proteger a conexão entre o cliente e o servidor. O usuário define a quantidade de arquivos em que vai transferir ao mesmo tempo, e cria um sistema de senhas para mais segurança durante o processo.

Protocolo SSH

A sigla SSH significa Bloqueio de Segurança, é o protocolo de segurança para a troca de arquivos entre clientes e servidores. Ele funciona a partir de uma chave pública que verifica a legitimidade do servidor que o cliente está querendo acessar. O casso é feito por meio de login e senha, tornando a conexão entre os clientes mais segura e protegida.

Protocolo POP3

Protocolo de Correio – POP3, é usado para as mensagens eletrônicas, ou seja, em e-mails. Ele funciona como se fosse uma caixa-postal do correio, o servidor do e-mail recebe e armazena diversas mensagens. O cliente se conecta e autentica ao servidor da caixa, para acessar e ler as mensagens que foram armazenadas lá.

Protocolo SMTP

O SMTP “Protocolo de Transferência de Correio Simples”, é voltado para o envio de e-mails. O e-mail sai do computador do cliente e depois de ter um ou mais destinatários, é verificada e enviada ao servidor.

O protocolo SMTP é eficiente, porem limitado pois se baseia somente em texto. Em caso de envio de arquivos, pastas e outras mídias, é necessárias extensões que converta os arquivos no formato de texto.

Protocolo IMAP

Protocolo de Acesso a Mensagem de Internet, também é voltado para envios e recebimentos de e-mails. Ele permite que o usuário consiga acessar e gerenciar os arquivos e mensagens diretamente no servidor, desse modo não é preciso esperar que a mensagem enviada ao servidor chegue até a máquina do cliente para poder mexer nelas, economizando mais tempo

Gostou de nosso post? Compartilhe: