Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

TCP/IP: o que é e como funciona esse protocolo

14/02/2021 às 09:43 Hospedagem de Sites

TCP/IP: o que é e como funciona esse protocolo

Dentro de uma rede, todos os equipamentos precisam manter uma comunicação constante. Para isso acontecer, foram criados protocolos de rede e modelos para eles. Um deles o modelo TCP/IP, e seu nome vem de dois protocolos sendo o TCP e o IP.

Mas o que vem a ser um protocolo? Trata-se de uma “língua” que os equipamentos ligados a uma determinada rede utilizam para poder se comunicar. Dessa mesma forma se permite que os equipamentos de diferentes tecnologias, fabricantes e até mesmo de outras finalidades, consigam se entender.

Se esses protocolos de comunicação não existissem, seria mais difícil criar uma rede mundial de computadores como a internet, por exemplo.

Para conseguir padronizar a criação dos protocolos, em 1971 foi criado e formalizado em 1983 o modelo OSI (Open Systems Interconnection). Esse modelo define uma estrutura de protocolos para redes, e com ele diferentes fabricantes conseguem produzir seus equipamentos de maneira a se comunicarem, interpretar informações contida nas comunicações e conseguir executar as tarefas que lhe forem solicitadas.

O modelo OSI define que uma rede precisa possuir sete camadas, são elas:

  • Aplicação: Função especializada no nível de aplicação;
  • Apresentação: Formatação dos dados e conversão de códigos e caracteres;
  • Sessão: negociação e estabelecimento de conexão com outro nó;
  • Transporte: meios para a entrega dos dados de ponta-a-ponta;
  • Rede: roteamento dos pacotes através de uma ou de várias redes;
  • Enlace: Detecção e correção dos erros introduzidos pelo meio de transmissão;
  • Física: transmissão dos bits através de meios de transmissão.

TCP/IP:

Trata-se de um conjunto de protocolos para comunicação, o nome deles vem de dois protocolos sendo: TCP (Transmission Control Protocol) e IP (internet Protocol). E tem por objetivo realizar todas as comunicações de rede, principalmente as comunicações feitas na web.

Esse modelo foi criado em 1969 pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, como um recurso de comunicação da ARPANET, precursora da Internet. Sua função era permitir a troca de grandes volumes de informações entre um número ainda maior de sistemas computacionais, sendo elas algumas empresas, universidades e órgãos do governo. Tudo isso com uma grande velocidade e confiabilidade incrível.

Ele precisava ter capacidade para decidir qual a melhor rota a seguir dentro da malha de rede formada pelas organizações. Com a formalização do modelo OSI em 1983, o TCP/IP foi o modelo adequado e definido como padrão de comunicação de redes. Depois expandiu para a interligação dessas redes e constituindo o padrão de comunicação da internet.

Esse modelo TCP/IP contém apenas 4 camadas que envolvem as 7 camadas do modelo OSI. As camadas acima recebem informações e depois as distribuem para as camadas mais baixas, conseguindo atribuir a cada uma a função de exercer durante comunicação.

Protocolo TCP:

É o protocolo da camada de transporte confiável que tem como objetivo garantir que os dados são integralmente transmitidos para os hosts de destino corretamente, de acordo com a sequência que foram enviados.

O TCP segmenta as informações que forem recebidas da Camada de Aplicação em blocos menores de informação, são conhecidos como datagramas, e adicionam um cabeçalho de identificação que permite o host de destino fazer a recomposição de dados. Nesse cabeçalho irá conter um conjunto de bits, que permitem a validação dos dados e do próprio cabeçalho.

Esse mesmo conjunto permite que o host de destino recupere as informações em caso de erros na transmissão, e em casos em que a informação não pode ser recuperada, ou o pacote se tenha perdido durante a transmissão. Essa é a tarefa do TCP, retransmitir o pacote.

O host de origem tenha a garantia que o pacote chegue sem erros nenhum, o host informa o status durante a transmissão através de envios de mensagens de acknowledgement.

Características do TCP:

  • Transferência de dados: Possui full-duplex entre dois pontos. Ambos os pontos conectados podem transmitir e receber.
  • Dados com diferentes prioridades: interpreta todas as sinalizações de prioridades e organiza o encaminhamento dos datagramas;
  • Estabelecimento e libertação de conexões: Faz a solicitação e aceita o início e o término das transmissões entre os hosts.
  • Controle de fluxo: analisa as condições de transmissão, sendo a velocidade, meios, tráfego, entre outros. E pode adaptar os datagramas para essa transmissão.
  • Controle de erros: através de um conjunto de bits do cabeçalho, verifica os dados transmitidos estão livres de erros. E ainda tem a detecção, sendo possível também a correção dele.

Protocolo IP:

Ele define a mecânica de transmissão dos datagramas, possuindo a característica de orientação à conexão. Cada pacote é tratado como unidade independente da informação, não possuindo quaisquer relações com outros.

O protocolo IP também é responsável pela comunicação entre hosts de uma determinada rede TCP/IP, administrando o meio de uma mensagem de host de origem até um host para destino. Ele faz isso mesmo quando tem a necessidade do datagramas passar por várias sub redes.

Um detalhe importante: O protocolo IP não é muito confiável, pois ele não utiliza nenhum controle de fluxo ou ferramentas de correção de erros. Essa é uma responsabilidade dos protocolos das camadas superiores.

As funções mais importantes são atribuídas de um esquema de endereçamento da rede utilizada, independente da própria topologia da rede usada. Ele também tem a capacidade de rotear e tomar decisões de roteamento, para poder fazer o transporte de mensagens ente elementos que interligam as redes.

Características do IP:

- Possui um serviço de datagramas não confiável;

- Endereçamento hierárquico;

- Facilidade de fragmentação e de reassemblagem de pacotes;

- Possui um campo especial indicado para o protocolo de envio a ser utilizado por níveis superiores;

- Possui uma identificação de importância dos datagramas e dos níveis de confiabilidade, exigindo de forma a conseguir oferecer prioridades em transmissões;

- Descartar e controlar o tempo de vidas dos pacotes a circular dentro da rede;

Portanto, o TCP/IP tem como papel fundamentar e especificar como os dados são trocados e passados pela internet. Ele fornece as comunicações de ponta a ponta, e identifica como elas precisam e devem ser divididas entre pacotes, endereçados e transmitidos.

Conclusão

O protocolo TCP/IP é um dos, se não o, mais utilizado pela internet em geral. Compreender mais sobre ele pode ajudar a lidar com alguns problemas que surgem ao administrar uma hospedagem de sites. Quer aprender mais sobre protocolos de rede, desenvolvimento web e marketing digital? Então, não deixe de acompanhar o blog da ISBrasil diariamente e se cadastrar no nosso newsletter semanal.

Gostou de nosso post? Compartilhe: