Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Protocolo POP3: O que é e para que serve

18/02/2021 às 19:21 Hospedagem de Sites

Protocolo POP3: O que é e para que serve

O uso de e-mails é algo indispensável para qualquer empresa. E por isso existem muitas formas diferentes de configurar essa ferramenta, uma delas é fazendo uso dos protocolos de rede, entre eles o protocolo POP3.

É importante que todos tenham conhecimento de como ele funciona, para poder decidir se o protocolo vai atender todas as necessidades da empresa. Saber como avaliar as questões do protocolo como a segurança, o armazenamento e o backup, e outras questão que são altamente importantes.

Acompanhe a seguir todas as explicações que faremos sobre todas as características dessa tecnologia e suas principais funções e diferenças comparados com outros protocolos de e-mail.

Protocolo POP3:

O Protocolo POP3 é um dos tipos de protocolos existentes para fazer com que um computador local consiga ter uma conexão em um servidor e baixe as mensagens do cliente no e-mail, como por exemplo, o Outlook (em sistema operacional Windows), Mail (em sistema operacional Mac OS X), entre muitos outros.

Normalmente os e-mails funcionam usando dois protocolos, um possuindo o objetivo de enviar mensagens, sendo o protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol), e o outro sendo usado para recebimentos de mensagens, que é o POP3 (Post Office Protocol Versão 3) ou o protocolo IMAP (Internet Message Acesso Protocol).

Como o Protocolo POP3 funciona:

Ele tem como função principal acessar e descarregar as mensagens do servidor de e-mails, fazendo com o usuário possa ter acesso a elas sem ter uma conexão com a internet, ou seja, podem ser acessadas off-line. Esse processo de acesso é feito em 4 etapas:

1) Conexão:

A primeira etapa é a da conexão com o servidor, por ela utilizamos o protocolo de transporte TCP/IP Transmission Control Protocol/Internet Protocol). Isso garante que a conexão seja confiável, sem que tenha nenhuma perda de dados ou a duplicação deles. O protocolo POP3 pode utilizar como padrão a porta 110 durante as conexões, no entanto deve-se utilizar a porta 995 nas conexões criptografadas por SSL (Secure Sockets Layer) ou por TSL (Transport Layer Security).

2) Autenticação:

A autenticação dos usuários é realizada com a identificação dele e a senha de acesso. Depois disso, o processo entra na fase de autorização. O protocolo poderá ser configurado para a utilização de senha sem nenhuma codificação, sendo assim, os dados trafegam dentro da rede sem ter nenhuma proteção, e isso é algo totalmente inseguro!

Pensando nessa insegurança, a RFP 1939 (Request For Comments) define o uso do protocolo de autenticação que siga o algoritmo MD5, para que a senha tenha uma criptografia e os dados possam fazer o trafego com a maior segurança possível.

3) Transação:

Depois de estar conectado e com a autenticação feita, começa a etapa da transação. Nessa etapa, todas as mensagens disponíveis dentro do servidor podem ser transferidas para o cliente.

Mas é importante lembrar que o protocolo POP3 não é muito recomendado para aqueles que acessam e-mails em dispositivos como; computadores de mesa (desktop), notebook, e pelos celulares e tablets. AS mensagens são baixadas do servidor apenas no primeiro dispositivo, ao fazer o download no computador de mesa não será possível ter acesso pelo celular ou por um notebook. O aceso será somente pelo computador de mesa que é onde foi baixado.

4) Atualização:

A etapa das atualizações acontece depois do termino das conexões com o servidor. E nela os e-mails são apagados depois de terem sido baixados, é importante salientar que essa opção é configurável. É possível fazer o download e manter uma cópia dos e-mails no servidor.

Essa opção possivelmente poderá trazer o problema de duplicação das mensagens, alguns programas de gerenciamento de e-mail. Por esse motivo, você precisa avaliar muito bem o uso desse recurso e suas configurações.

A diferença entre o POP3 com os outros Protocolos:

Quando fazemos a configuração dos e-mails, é muito importante que tenhamos entendimento das funções de cada protocolo. Esse conhecimento ajuda na hora de fazer escolhas de qual protocolo será melhor para atender os requisitos que precisamos.

1. SMTP:

Esse protocolo é usado para fazer envio de mensagens, em conjunto com o protocolo POP3 ou com o protocolo IMAP. O funcionamento dele é feito de forma padrão pela própria RFC 8212, sendo composta por três fases:

  • Apresentações;
  • Transferências de mensagens;
  • Encerramentos.

O SMTP usa o protocolo de transporte do tipo TCP/IP, e os e-mails podem ser configurados em duas portas diferentes:

  • Porta 465, SSL – Secure Sockets Layer;
  • Porta 587, TLS – Transport Layer Security.

2. IMAP:

Esse outro modelo de protocolo é usado em recebimento de e-mails, o principal objetivo dele é manter as mensagens dentro do servidor. De modo que elas possam ser abertas e lidas em diferentes dispositivos. Ele segue as normas definidas pela RFC 3501.

Na IMAP também é possível colocar os e-mails para serem acessados off-line, e fazer a sincronização periodicamente. Esse protocolo disponibiliza diversas operações:

  • Criar, renomear, e depois deletar as pastas de e-mail;
  • Fazer a checagem de novas mensagens;
  • Remover as mensagens definitivamente;
  • Adicionar ou remover flags.

Ele utiliza a porta 143 de comunicação, já em conexões mais seguras SSL/TLS a porta de comunicação vai ser a 993. As mensagens vão ser armazenadas no servidor, não é preciso se preocupar com o espaço no computador quando for descarrega-las. A preocupação que devemos ter será unicamente ao espaço no disco do servidor.

Características do POP3:

Quando escolhemos usar o POP3 devemos entender também de suas características:

a) Espaço no servidor:

Sua função principal é descarregar as mensagens no computador dos clientes, portanto essa opção é muito mais econômica. Podendo ter a liberação de espaço no disco do servidor ou até mesmo contratar um plano de hospedagem, que tenha capacidade de armazenamento menor.

b) Modo off-line:

Todas as mensagens podem ser acessadas mesmo que não se tenha acesso a uma conexão, para isso basta descarregar as mensagens.c) Backup:

O backup do servidor armazena o e-mail que não tiverem sido baixados! Dessa forma, sempre lembre de manter os backups de todas as estações de trabalho. Em caso de problemas, basta recuperar as mensagens da pasta.

Conclusão

O protocolo POP 3 é bem parecido com o SMTP e IMAP, porém com suas particularidades que devem ser entendidas para seu melhor aproveitamento. Quer conhecer mais sobre os protocolos de rede, hospedagem de sites e desenvolvimento web? Então acompanhe diariamente o blog da ISBrasil e se cadastre na nossa newsletter semanal!

Gostou de nosso post? Compartilhe: