Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Protocolo SMTP: O que é e para que serve

19/02/2021 às 19:24 Hospedagem de Sites

Protocolo SMTP: O que é e para que serve

Protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é um dos protocolos de rede usado para envio e recebimento de e-mails. Ele é baseado em implementação do protocolo do início do ano de 1971, o protocolo da caixa de correio e o programa SNDMSG.

Em 1980 Jon Postal, fez a proposta de um Mail Transfer Protocol e até hoje ele continua sendo um dos protocolos mais usados em todo o mundo.

Porém, ele possui limitações em sua capacidade de enfileirar as mensagens na extremidade do recebimento, e geralmente são usados com um ou mais protocolos – podendo ser o protocolo POP3 ou o protocolo IMAP – para permitir que o usuário salve as mensagens em uma caixa de correio do servidor e faça download delas no servidor.

Geralmente, os usuários usam um programa que utilize SMTP para poder enviar um e-mail, e o POP3 ou o IMAP para poder receber os e-mails. Para consumidores normais, o protocolo SMTP fica praticamente invisível, e o programa é executado em segundo plano.

O SMTP foi criado e projetado para ser um tipo de protocolo orientado a conexões com base em texto, deixando informações desprotegidas para interceptação das mensagens e de fraudes.

Se pararmos para pensar em um e-mail, o protocolo SMTP é como o remetente. Sem o uso de protocolos de rede da internet, não teríamos a possibilidade de enviar documentos de aplicativos. Quando enviamos um e-mail, ele não é enviado diretamente para um destinatário que escolhemos, antes ele passa para um processo bastante complexo de comunicação com várias instancias antes de finalmente chegar até o seu destino final.

Como ele funciona?

Quando vamos enviar um e-mail, o computador que estamos utilizando faz uma conexão com o servidor do nosso serviço de e-mail. O servidor é como um computador centralizado, para um tipo especifico de serviço.

Por exemplo, os servidores de e-mail lidam com e-mails. E o servidor responsável por enviar os e-mails é chamado SMTP (Simple Mail Transfer Protocol), e esse servidor poderá passar o e-mail para outro servidor SMTP e retransmitir para o destino por meio de centenas de saltos.

Cada um dos e-mails possuem um endereço de remetente, por exemplo remetentenome@email.com.br. E o destinatário está no campo para destinatarionome@email.com.br.

Quando for enviado, o provedor do e-mail vai se conectar ao servidor SMTP do serviço de e-mail do remetente. Esse provedor vai transmitir o endereço do remetente, assim como o endereço do destinatário e todo o conteúdo da mensagem enviada. Utilizando o ID do e-mail do destinatário, localizando o nome de domínio.

Cada um dos nomes representa um endereço diferente da web, são endereços de protocolos da internet (IP). O link entre esses nomes de domínio e para seus endereços IP é armazenado no registro de nomes de domínio.

O servidor SMTP, faz contato com o servidor onde esses registros são mantidos, o servidor DNS envia de volta o endereço para o servidor SMTP.

O servidor SMTP envia o e-mail para o servidor SMTP do serviço usado no e-mail do destinatário. E esse mesmo servidor, verificará e confirmará o e-mail com endereço e entrega toda sua parte, por meio do servidor POP3 ou do servidor IMAP.

O que é blacklist?

Traduzindo para o português, o nome é “lista negra”. Esse termo é utilizado em computação como forma de alertar, pois equivale ao bloqueio de acesso. Ele é promovido pelos servidores de conteúdo; de e-mail, firewalls, ou até mesmo os de Proxy.

O que pode acontecer se o servidor estiver off-line ou ocupado?

Quando não existe nenhuma conexão, o SMTP transfere a mensagem para outro servidor que esteja mais perto do destinatário e que armazene o e-mail.

Caso não tenha essa disponibilidade de momento, o e-mail enviado ficará na lista de espera até que possa ser entregue. Ao contrário, depois de um determinado tempo essa mensagem não será enviada e logo devolvida ao seu remetente.

Se não tiver nenhum problema, o POP – protocolo de postos dos correios – entrara em ação, ele se dirige até o servidor de recepção e pega o e-mail, com o objetivo de colocá-lo dentro da caixa de entrada do devido receptor.

Existe riscos de utilizar esses serviços?

Muitas pessoas ficam presas em perguntas como; como esses servidores classificam o seu SMTP? Ele é realmente confiável ou não? E acredite se as repostas forem negativas você terá um grande problema e prejuízo. Um deles certamente se relaciona ao fato de estar temporariamente, permanentemente, proibido de poder acessar os recursos disponibilizados pelos servidores. E isso não é nem um pouco interessante para as campanhas de e-mail marketing por exemplo.

Atualmente, os administradores usam uma blacklist corporativa. Ou seja, vários administradores criam a lista e depois compartilham, para que os IPs e domínios que estejam fora do padrão, sejam barrados e depois bloqueados.

Um e-mail não desejável vai correr riscos de ser rejeitado, e ainda ira sofrer atraso no processo de envio e poderá ser direcionado para a caixa de spam. A tentativa de lhe causar problemas será falha, voce será protegido pelo protocolo e nem sequer será incomodado por tal infecção ou tentativa de roubo de dados.

O que acontece durante o envio do e-mail?

Quando enviamos uma mensagem e ela sai do nosso computador e vai para o receptor que definimos, ela faz um longo caminho dentro do sistema, muito semelhante a um processo de correio clássico onde possui toda uma organização. Para poder enviar nós definimos o remetente, e o endereço do destinatário. Nenhuma diferença durante o processo, e o conteúdo segue um trajeto segmentado e defino de forma padrão.

Antes de chegar ao e-mail dos destinatários, ele é encaminhado para o servidor SMTP que reconhece por meio dos serviços que voce utilizou. Depois ele cria uma comunicação com os servidores para verificar todos os endereços, remetentes e até mesmo o destinatários sem que tenha a necessidade de olhar o seu conteúdo e analisa-lo. Caso tudo esteja correto e sem nenhum problema, ou insegurança, ele mesmo faz a entrega da mensagem passando tudo para o servidor cliente.

Conclusão

Conhecendo esses detalhes sobre o protocolo SMTP, você saberá utilizar melhor as funcionalidades do e-mail da sua hospedagem de sites. Aqui no blog da ISBRrsil, você vai encontrar mais dicas sobre desenvolvimento web, hospedagem de sites e marketing digital diariamente. Então se inscreva na nossa newsletter semanal!

Gostou de nosso post? Compartilhe: