Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é DHCP: tudo que você precisa saber

15/02/2021 às 13:47 Hospedagem de Sites

O que é DHCP: tudo que você precisa saber

Você sabe o que é DHCP? Quando estamos usando as redes, também utilizamos alguns recursos que foram criados para facilitar a nossa vida e nem percebemos isso. Uma delas são os protocolos de rede, entre eles o protocolo DHCP.

Conseguir entender o funcionamento dos servidores DHCP, lhe trará a possibilidade de melhorar a infraestrutura de TI de uma determinada empresa. Se a rede de dados estiver bem configurada pode evitar os problemas futuros, e garantir a proteção das informações para o seu negócio.

O que é DCHP?

DHCP Significa Dynamic Host Configuration Protocol, é uma ferramenta que permite que os computadores obtenham um endereço IP automaticamente em uma rede. A função dele é automatizar a configuração dos endereçamentos das máquinas! Esse protocolo ganhou muita visibilidade nos anos 90 e sucedeu o antigo BOOTP.

Histórico do Protocolo:

O DHCP é uma evolução do protocolo BOOTP, e é uma ferramenta muito usada no sistema operacional Linux, permitindo a configuração automática de computadores e impressoras na rede compartilhada.

O protocolo BOOTP tinha muitas limitações, pois não se mostrava eficiente em configurações de rede de dados que fossem grandes. Tendo esse problema, um grupo IETF (Internet Engineering Task Force) desenvolveu outro protocolo para superar essas limitações, e promover maiores escalas a infraestruturas de servidores. Assim temos o nascimento do Protocolo DHCP.

Servidor DHCP:

Existem alguns termos que são importantes de serem entendidos, antes de entender todo o processo de funcionamento do protocolo DHCP. O primeiro deles é o servidor DHCP que é um computador com serviço DHCP já instalado e configurado. Em caso de uso do sistema operacional Windows, após a instalação do DHCP teremos a necessidade de inserir a autorização no Active Directory.

Ele também é uma medida de segurança para evitar os acessos indevidos na rede de dados. Infelizmente não temos a existência do DHCP em sistemas Windows 2000 Professional, Windows SP Professional, e nem para Windows vista. Em distribuições Linux, o processo ocorre por meio do pacote DHCP3 servidor.

Cliente DHCP:

Trata-se dos dispositivos de rede que trazem as configurações do TCP/IP através do servidor DHCP. Um bom exemplo dos clientes DHCP são as estações de trabalho com Windows 10, máquinas Linux, e as impressoras com placa de rede DHCP configurado.

Escopo:

É o intervalo completo dos endereços IP de uma rede, por exemplo, em uma faixa de endereços entre 10. 10.10. 150 até 10. 10. 10. 200 em uma rede 10. 10. 10.0/255.255.0.

Sendo assim, o escopo define a sub-rede física de uma rede, e vai oferecer os serviços do DHCP. Permitindo que o servido DHCP gerencie a distribuição dos endereços IP e os parâmetros de configuração para clientes na rede como gateway default e os servidores DNS.

Superescopo:

Superescopo é o agrupamento de vários escopos para prover suporte a várias sub-redes IP logica e da mesma sub-rede física. Possuindo apenas uma lista de escopos associados ou escopos ativáveis em um conjunto.

Para conseguir fazer a configuração de um Superescopo, é necessário que antes se configure as propriedades de cada escopo que estiver associado. Por exemplo, se os computadores recebem o mesmo endereço IP para gateway default, é preciso que faça a configuração desse mesmo número para cada um dos escopos de forma individual. Não existe a possibilidade de fazer os escopos de um Superescopo herdarem todas essas configurações.

Como o DHCP funciona?

O DHCP quando combinado a diferentes protocolos de rede, permite endereços IP diferenciados para cada uma das conexões de internet. Utilizando arquiteturas de modelo cliente-servidor.

Primeiro esse cliente se conecta à rede e envia o pacote com um pedido de configuração de endereço IP. O servidor DHCP vai gerenciar uma lista fixa de endereços que estiverem disponíveis com os seguintes parâmetros: Gateway padrão, nomes de domínios e DNS.

Esse protocolo ´´e integrável com muitas plataformas, e é uma solução bastante eficaz para os administradores de rede. É necessário entender o funcionamento deles, pois assim é possível evitar várias falhas de segurança em uma infraestrutura.

É importante saber também que o servidor DHCP faz a distribuição de endereços IP e serve como base para todos os pedidos do DHCP em computadores de clientes. Portanto, esse servidor vai precisar de um IP fixo.

Quando ele se inicializa em uma máquina, não terá nenhuma configuração de rede definida no momento. Para isso é utilizado o broadcast para conseguir encontrar e se comunicar com o servidor DHCP. O próprio computador irá enviar o pacote broadcast com todos os parâmetros, junto de pedidos e portas de conexão de uma rede local.

Quando o servidor DHCP receber o pacote, ele devolverá para o cliente outro pacote broadcast contendo todas as informações que foram pedidas. Assim sendo, não dá para ter contato diretamente com esse cliente.

Existe vários tipos de pacotes do DHCP, que são trocar entre os clientes e os servidores:

  • DHCPDISCOVER: esse pacote tem a função de encontrar quais os servidores DHCP que estão disponíveis;
  • DHCPOFFER: é uma resposta do próprio servidor para os pacotes DHCPDISCOVER que contém os primeiros parâmetros para conexão;
  • DHCPREQUEST: São os pedidos dos clientes para prolongar o tempo de aluguel dos endereços IP.
  • DHCPACK: Resposta do servidor com o parâmetro e com o IP do computador do cliente;
  • DHCNAK: resposta do servidor para informar o término do aluguel ou de uma configuração inadequada da rede;
  • DHCPDECLINE: trata-se de uma mensagem do cliente para informar ao servidor que já houve uso de determinado endereço IP;
  • DHPREALEASE: Liberação de um endereço IP pelo cliente;
  • DHCPINFORM: o pedido do cliente com endereço IP dos parâmetros locais.

Esse primeiro que o cliente envia (DHCPDISCOVER), será respondido pelo servidor com um DHCPOFFER que vai apresentar um IP para o cliente. O cliente vai definir a configuração e realizará um DHCPREQUEST para poder validar o endereço do IP, sendo um pedido de broadcast onde o DHCPOFFER não pode carregar o endereço IP.

O servidor vai responder com o pacote DHCPACK, junto com um endereço IP confirmando a atribuição do IP ao computador do cliente. Seguindo esses passos, o cliente configura sua máquina na rede.

Conclusão

Aprender o que é o protocolo DHCP, é um conhecimento a mais que pode ser muito útil em diversas situações com a qual se trabalhe com servidor web e até mesmo hospedagem de sites. Para aprender sobre outros protocolos, dicas de marketing digital e desenvolvimento web, não deixe de acompanhar diariamente o nosso blog e se cadastrar no newsletter semanal.

Gostou de nosso post? Compartilhe: