Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é PHP?

06/05/2017 às 10:22 Ajuda WordPress

O que é PHP?

Se você ainda não sabe o que é PHP, está prestes a descobrir neste texto! Em explicação direta e simples: PHP é uma linguagem de programação com a qual se constroem sites dinâmicos, plugins etc.

Atualmente essa é uma das linguagens mais difundidas do mundo. Entre os motivos para isso podemos apontar a facilidade de aprendizado, o uso no WordPress e a sua grande compatibilidade com sistemas operacionais.

O que é PHP e linguagens de script

Vamos começar vendo o que é o significado da sigla PHP: Hypertext Preprocessor ou em tradução literal Pré-Processador de Hipertexto. No texto que falamos sobre HTML, abordamos o conceito de hipertexto e como ele é importante para a internet.

A verdade e o que PHP faz parte de um subgrupo das linguagens de scripts, onde estão inclusos ainda o Python e JavaScript.

Porém, cabe lembrar que o Python só pode ser utilizado para back-end. Enquanto JavaScript é uma linguagem que pode ser utilizada tanto para front-end quanto para back-end. E onde o PHP entra nisto tudo?

O PHP é comumente utilizado para back-end. Para entender melhor essa abordagem, vamos falar um pouco sobre linguagem de script, front end e back end.

Front end e back end

Front end e back end são os nomes técnicos que utilizamos ao trabalhar com linguagens de script para designar o que é utilizado pelo lado do cliente (front end) e pelo lado do servidor (back end).

Para entender, podemos dizer que os scripts do lado do cliente, o front end, é lido e processado pelo navegador. O processo é bem simples: o seu navegador solicita a página e o servidor envia os códigos que o navegador precisa processar.

Entretanto, quando trabalhamos com o lado do servidor (o back end), esses códigos são resolvidos pelo próprio servidor. Só então eles serão enviados ao navegador.

Para aprender a diferenciar front end e back end, podemos recorrer a uma mnemônica simples:

  • Back end se refere ao que está atrás (back) do que vemos. Ou seja, o servidor.
  • Front end está bem na nossa frente (front) na tela do computador.

Linguagens de script

As linguagens de scripts são utilizadas para automatizar certos procedimentos no seu site a partir de scripts do que deve ser feito.

Por exemplo, se você possui uma ficha de cadastro em seu site. Para que novos usuários se cadastrem essa ficha deve ser preenchida completamente. Neste caso, um script pode verificar os campos preenchidos e não preenchidos, e validar uma ação para marcar estes campos vazios em vermelho.

Ou ainda, se você possui um e-commerce, pode criar um efeito que aumente o tamanho de uma miniatura, exiba preços e outros dados quando o cursor do mouse passar sobre o ícone.

O que é PHP: linguagem de script ou desenvolvimento web?

Embora oficialmente considere-se o PHP como uma linguagem de scripts, foi no desenvolvimento web que ela ganhou seu lugar ao sol. Tudo isso por causa de um recurso: a possibilidade de ser adicionado dentro de um arquivo HTML.

Origem do PHP

A sigla PHP vem de um conjunto de códigos CGI. No começo, toda a ideia se tratava apenas de criar uma forma de acompanhar o tráfego de um site pessoal. Ao longo do tempo, o criador do site incorporou diversos scripts para aumentar seus recursos.

Não tardou para que o dono do código e do site, Rasmus Lerdof, transformasse os seus scripts em um código de programação. Este foi um grande passo para a internet.

Afinal, hoje o que é PHP? Ele é uma das linguagens de programação mais utilizadas do mundo. Utilizado no WordPress, em diversos sites e plugins.

Versões

A versão do PHP 3 surgiu em 1997 e foi a primeira a contar com o recurso de orientação a objetos, um recurso que se tornaria parte recorrente do PHP. Foi graças a essa atualização que se tornou possível a implementação de diversos códigos ao PHP.

Com isso, novos testes públicos foram realizados e apenas dois anos após a oficialização do PHP 3, o PHP 4 veio acrescentar ainda mais recursos.

Porém, foi também no PHP 4 que um problema surgiu com a sua funcionalidade de criar cópias. Esse problema foi corrigido na versão seguinte, o PHP 5.

E até bem pouco tempo atrás utilizávamos a versão do PHP 7. Porém, já temos novidades a respeito do PHP 8!

Função do PHP

Mas enfim, sabemos que o PHP é uma linguagem de script comumente usada pelo lado do servidor, o back end. Mas qual a sua função na prática? Quando falamos tanto em termos de programação tudo pode ficar um pouco confuso.

Mas agora, com o conhecimento que você adquiriu nos parágrafos anteriores, tudo se tornará muito mais simples de entender.

Uma vez que o PHP é utilizado pelo servidor (back end), isso faz com que todos os elementos que compõem uma página sejam carregados no servidor antes de serem enviados ao navegador.

Quando utilizar PHP

É comum ouvir os seus entusiastas dizerem que pode se fazer qualquer coisa com PHP. E bem, eles estão certos. Grandes empresas do setor de tecnologia e informação utilizam o PHP hoje. Além disso, ele é a base do WordPress, o maior CMS do mundo.

Agora vamos falar das aplicações práticas do PHP. Isso vai ajudar a criar um cenário mental, onde todas as suas funções ficarão mais claras.

E-commerce

E-Commerces lidam com grandes bancos de dados graças aos seus catálogos de produtos e precisam ser rápidos para que os potenciais clientes não abandonem o site.

Por tudo que lemos até aqui, essa parece a especialidade do PHP, certo?

Aplicações em sites

Por ser uma linguagem de simples aprendizado para os iniciantes e ao mesmo tempo de grande potencial para os mais avançados, o PHP é excelente opção para desenvolver aplicações em sites.

Este tipo de aplicação precisa ser capaz de oferecer respostas rápidas ao mesmo tempo que acessa um banco de dados robusto. Duas coisas que podem parecer conflitantes à primeira vista.

Porém, uma das empresas com maior banco de dados do mundo e com respostas precisas e rápidas utiliza com sucesso o PHP: o Facebook.

O PHP se sai muito bem pois pode diminuir o tempo de carregamento das páginas. Como consequência, os servidores podem operar mais rápidos e leves no carregamento de plugins.

Podemos dizer que se o WordPress é o maior CMS do mundo, isso deve a sua capacidade de utilizar o PHP para realizar diversas funções de forma rápida e eficiente.

Plugins WordPress

E como falamos bastante do WordPress anteriormente, que tal falarmos de outra grande função que o PHP pode ter: desenvolver plugins para o WordPress. Não é difícil chegar a essa conclusão.

Afinal, se o WordPress é baseado em PHP, e os plugins não são nada mais que extensões de código para serem incluídas no site, chegamos à conclusão de que é possível criar essas extensões com o uso do PHP.

Além disso, grande parte do sucesso do WordPress vem da variedade de possibilidades que seus plugins permitem.

Vantagens do PHP

A esta altura você pode imaginar que já domina e sabe todas as vantagens do PHP. Mas aí vai uma grande lição: sempre há mais para aprender. Então, para deixar este conteúdo ainda mais completo, vamos enumerar as grandes vantagens do PHP!

Se você está gostando desse texto, aproveite e compartilhe nas suas redes sociais!

Fácil de aprender

Entre as diversas linguagens existentes hoje, o PHP é considerado uma das mais completas. Mas, isso não quer dizer que ele seja difícil de ser aprendido.

Além da sua simplicidade, que não perde em nada de poder de desenvolvimento, o PHP conta com uma comunidade ativa que oferece um grande suporte em todas as dúvidas.

Isso se deve principalmente ao fato de o PHP ser código aberto. Vamos falar mais sobre isso?

Código aberto

Sim, o PHP possui seu código aberto. Ou seja, você pode trabalhar com essa linguagem sem nenhum tipo de custo adicional. Excelente para o aprendizado, isso também atrai muitos desenvolvedores que integram a já citada comunidade PHP.

Mais do que isso, o código aberto permite ainda que os desenvolvedores trabalhem livremente em otimizações no PHP. Que tipo de otimizações? Desde otimizações de desempenho até correção de bugs.

Na verdade, isso é muito comum entre os usuários do PHP, e pode ser um grande exercício de aprendizagem para os iniciantes.

Compatível com diversos bancos de dados

Mas para que ela se saia tão bem, é preciso que seja compatível com os principais banco de dados da atualidade. E o PHP faz isso e vai além. Veja quais bancos de dados são compatíveis com o PHP:

  • MySQL
  • Interbase
  • Oracle
  • SQLite
  • Sybase

E isso, aliado à sua capacidade para processar grandes quantidades de dados, torna o PHP incomparável. Vamos falar mais sobre isso no tópico seguinte.

Suporte a grande quantidade de dados

É comum que os desenvolvedores se preocupem com a quantidade de dados que suas aplicações vão precisar lidar. Afinal, quanto mais dados, mais lentas podem se tornar.

Sites como e-commerces que possuem um vasto catálogo de produtos, bem como qualquer site com aplicações visuais, geram muitos dados. Felizmente, uma linguagem como PHP pode lidar com todos esses dados sem maiores problemas para os desenvolvedores.

Conclusão

Fica bem claro a grande utilidade que o PHP pode ter para qualquer desenvolvedor. Então, o que você está esperando para começar a estudar ainda mais a fundo essa linguagem? No fim, você pode contratar uma hospedagem WordPress e começar a aplicar seus conhecimentos, seja na criação de plugins ou de projetos para a internet!

Gostou de nosso post? Compartilhe: