O que é PHP?

O que é PHP?

06/05/2017 às 10:22AjudaWordPress

O que é PHP?

O PHP é provavelmente a linguagem de script mais popular na web, usado para melhoria das páginas. Com PHP, você pode fazer coisas como criar nome de usuário e senha, verificar detalhes de um formulário, criar fóruns, galerias de fotos, pesquisas e muito mais. Se você se deparar com uma página da web que termina em PHP, então o autor escreveu algum código de programação para animar o HTML simples e antigo. Saiba também o que é CSS

O PHP é conhecido como uma linguagem de servidor. Isso ocorre porque o PHP não é executado no seu computador, mas no servidor do qual você solicitou a página. Os resultados são então entregues a você e exibidos em seu navegador. Outras linguagens de script que você pode ter ouvido falar são ASP, Python e Perl.

A explicação mais popular do que o PHP significa é "Hypertext Pre-processor". Mas isso faria HPP, certamente? Uma explicação alternativa é que as iniciais vêm da versão mais antiga do programa, que foi chamado Personal Home Page Tools, por isso a sigla, que soa melhor do que a atual, principalmente em termos comerciais.

Existem três áreas principais onde os scripts PHP são usados:

Script de servidor

Este é o campo de meta mais tradicional e principal para PHP. Você precisa de três coisas para fazer este trabalho: o PHP parser (CGI ou servidor módulo), um servidor dedicado ou web e um navegador web. Você precisa executar o servidor web, com uma instalação PHP conectada. Você pode acessar a saída do programa PHP com um navegador da web, visualizando a página PHP através do servidor. Tudo isso pode ser executado em seu computador.

Script de linha de comando

Você pode fazer um script PHP para executá-lo sem qualquer servidor ou navegador. Você só precisa do analisador PHP para usá-lo desta forma. Este tipo de uso é ideal para scripts executados regularmente usando cron (no  Linux) ou Task Scheduler (no Windows). Esses scripts também podem ser usados ​​para tarefas simples de processamento de texto.

Escrever aplicações desktop. PHP provavelmente não é a melhor linguagem para criar um aplicativo de desktop com uma interface gráfica de usuário, mas se você conhece muito bem o PHP e gostaria de usar alguns recursos avançados do PHP em seus aplicativos do lado do cliente, você também pode usar o PHP-GTK para Escrever esses programas. Você também tem a capacidade de escrever aplicativos multiplataforma desta forma. PHP-GTK é uma extensão para PHP, não disponível na distribuição principal. Se você estiver interessado em PHP-GTK, visite »seu próprio site.

O PHP pode ser usado em todos os principais sistemas operacionais, incluindo Linux, muitas variantes Unix (incluindo HP-UX, Solaris e OpenBSD), Microsoft Windows, Mac OS X, RISC OS e, provavelmente, outros. PHP também tem suporte para a maioria dos servidores web hoje. Isso inclui Apache, IIS e muitos outros.

Com o PHP você não se limita a produzir HTML. As habilidades do PHP incluem a saída de imagens, arquivos PDF e até mesmo filmes Flash. Já um dos recursos mais fortes e significativos do PHP é o suporte a uma ampla gama de bancos de dados.

PHP também tem suporte para falar com outros serviços usando protocolos como LDAP, IMAP, SNMP, NNTP, POP3, HTTP, COM (no Windows), entre outros. O PHP possui recursos de processamento de texto úteis, que incluem as expressões regulares compatíveis com Perl (PCRE) e muitas extensões e ferramentas para analisar e acessar documentos XML. Como você pode ver, há benefícios que o PHP pode oferecer, por isso é uma linguagem universal e usual em praticamente todos os sistemas. Logo, é importante conhece-lo e usufruir de todas suas vantagens para seus projetos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: