Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

PHP 8: Conheça a nova versão do PHP

17/01/2021 às 09:55 Novidades Hospedagem de Sites

PHP 8: Conheça a nova versão do PHP

Para quem ainda está iniciando e não o que é PHP, trata-se de uma linguagem de script open source muito utilizada especialmente por quem trabalha em uma hospedagem WordPress. Ela é adequada para realizar desenvolvimento web e pode ser embutida dentro do HTML.

O novo PHP 8 vem sendo motivo de ansiedade e debates há um bom tempo, segundo sua página oficial, a data de lançamento está prevista para dia 26 de novembro de 2020. Porem ele está em faze de desenvolvimento, por esse motivo estamos falando com base em informações sobre as funcionalidades já debatidas e aceitas de acordo com a página do própria PHP. E se você já estava pensando em como criar um blog no WordPress, essa pode ser a hora de você aprender um pouco sobre PHP também!

Quais são as principais novidades do PHP 8?

Essa nova versão – PHP 8 – é muito esperada e comentada pelos desenvolvedores, ela promete uma grande melhoria e mudanças que podem causar impacto no futuro dessa linguagem de programação. Vamos conhecer algumas melhorias:

Compilador Just in time – JIT:

Essa é uma novidade muito esperada, o JIT Compiler – Just in Time – vai beneficiar um aumento de performance em diversas funções. Seus benefícios vão atingir principalmente o processamento de imagens e operação de Machine Learning.

O JIT é um compilador que tem parte da extensão Opcache. Certos Opcodes não vão precisar ser interpretador pela ZendVM, pois suas instruções serão executadas diretamente a nível de uma CPU. Isso traz um grandioso benefício e ganho de desempenho para várias instruções.

Os benefícios também vão ser proporcionados diretamente no desempenho em operações em nível CPU. Suas desvantagens é o aumento de probabilidade de possíveis novos BUGs, porém, com toda certeza eles terão formas de correções em atualizações futuras.

pessoa escrevendo php 8

Aviso de erros precisos:

Aposto que todo desenvolvedor já sofreu muito até conseguir encontrar aonde estava um pequeno erro. O novo PHP vai fornecer os avisos do erro, você poderá encontrar os avisos com explicações detalhadas e com mais precisão.

Esse é um grande diferencial para todo programador, e economizara tempo para solucionar problemas nas diversas linhas de código. Esse detalhe com certeza vai facilitar a vida de quem está começando a aprender a linguagem PHP.

Union Types V2:

Union Type – tipo de união – aceitam valores de diferentes tipos. Uma mesma variável pode consistir em outros dois tipos em vez de apenas um único. O PHP atual não oferece suporte ao tipo de união com uma única exceção, a sintaxe ?Type e do especial interable.

A nova versão permite que você utilize o union types, sendo assim o próprio PHP passa a ter um suporte a vários tipos de dados em sua estrutura e sem que tenha um valor único.

Classe Weak map:

O PHP 8 terá a adição da classe Weak map ou mapa fraco, é o objeto em que as chaves possuem referencias fracas, sendo assim elas não são impedidas de serem coletadas futuramente.

Com ele você pode criar uma referência para um determinado objeto, dessa forma se ele for removido, sua referência também será removida. Dessa forma eles vão poder ser removidos e destruídos do mapa se não houver nenhuma referência ao objeto chave.

Mas qual a verdadeira vantagem? Em processos de grande duração você vai conseguir e evitar o vazamento de memória, e isso cai em resultado de melhoria em desempenho.

Compatibilidade com padrões de DOM:

Em sua nova atualização o PHP recebe uma atualização em sua DOM API. Vão ser adicionados certas interfaces e classes para tornar a API ext/dom compatível com o padrão atual DOM que também recebe atualizações constantemente.

Sendo assim o novo PHP 8 vai ser compatível com as mudanças do DOM padrão e vai conseguir manipular os elementos DOM com mais facilidade através do próprio PHP.

Throw Expressions:

Na versão 7.4 é impossível conseguir utilizar o Throw Expressions em locais que tenha apenas uma expressão permitida. O PHP 8 resolve esse problema passando a ser uma expressão, sendo assim você vai conseguir utilizar no lugar de expressões. É possível utilizar em funções de seta, operadores de coalescência e operadores ternários e Elvis, entre outras funções.

Método Construtor:

Essa é uma grande mudança que será muito aproveitada pelos desenvolvedores, iniciantes e usuários antigos do PHP e do método construtor. Em programação orientada a objeto, o método construtor é realmente importante para uma classe e o PHP 8 vai simplificar isso.

Essa funcionalidade traz benefícios e também algumas exceções, você conseguira utilizar esse recurso em métodos construtores para classes não abstratas!

arte de php 8

Funções no PHP 8:

O PHP 8 vai contar com três novas funções incríveis, elas são:

  • Str_contains
  • Str_starts_with() e str_ends_with()
  • Get_debug_type.

O Str_contains é essa função é nova e permite a realização de uma busca dentro de uma string, sua sintaxe é:

                Str_contains (string $haystack, string $needle)

                :bool

Essa sintaxe é uma execução de verificação para indicar se $needle está presente dentro da string $haystack. Caso esteja, o mesmo vai retornar ao valor booleano true. Se não estiver presente ele retornara como false.

Depois você vai poder escrever o código:

$string = 'Frase de exemplo';

$verificar= 'exemplo';

if (str_contains($string, $verificar)) {

                echo "A String foi encontrada";

} else {

                echo "A String não foi encontrada";

}

A Função str_starts_with() e Str_ends_with() são funções parecidas com a primeira, porém elas possuem algumas diferenças. Elas verificam se a string começa ou termina com outra determinada string. A similaridade com str_contains se dá pela sintaxe, os códigos abaixo por exemplo:

                str_starts_with (string $haystack , string $needle)

                : bool

                str_ends_with (string $haystack , string $needle)

                 : bool

Essas funções trazem a possibilidade de economizar o uso da CPU, pois não é necessário percorrer por toda uma string e a própria função verifica o início ou o fim.

A Função get_debug_type trará a possibilidade de você pode retornar o tipo de dado de uma determinada variável. Voce pode ver que ela também é semelhante com as outras funções. Ela representa uma grande melhoria para o PHP, e consegue retornar à verificação de tipos.

Essas são apenas algumas das novidades que o PHP 8 está trazendo para os usuários programadores, sejam eles iniciantes ou não, todos terão benefícios na hora de criar um blog.

Conclusão

Se você trabalha com WordPress, aprender PHP pode resolver muitos de seus problemas diários. E para agilizar e não perder tempo instalando o WordPress, opte por uma hospedagem WordPress. Para aprender mais e conferir mais dicas, acompanhe diariamente o blog da ISBrasil!

Gostou de nosso post? Compartilhe: