Como criar um blog? Passo a Passo completo para Criar o seu Blog

Como criar um blog? Passo a Passo completo para Criar o seu Blog

Categoria: Blog

10/07/2016 às 09:00

Como criar um blog?

 

Por que alguém pensaria em como criar um blog? Criar um blog ou um site não é uma tarefa difícil nem muito menos é complicada.

Se você não quiser esquentar a cabeça você pode também contratar uma empresa para fazer isso, mas com apenas 5 minutos você da o pontapé inicial para colocar o seu blog no ar.

O marketing digital tem uma série de dicas e passos para fazer um trabalho de sucesso na rede, desde a implementação da plataforma até a promoção do conteúdo para aumentar o tráfego do site e chamar os internautas para a publicação. É uma tarefa de longo prazo, que pode render bons frutos no futuro.

Hoje em dia, falar que o futuro é a tecnologia já não é uma afirmação correta, pois ela já faz parte do presente. Qualquer marca que ainda não esteja bem representada no mundo online está perdendo oportunidades de expandir seu alcance e vender mais.

Já há alguns anos, criar um site é fundamental para qualquer empresa que esteja buscando por um mínimo de representatividade na internet. Mas será que só o website é suficiente?

Com isso, respondemos à pergunta de por que criar um blog, com o passar dos anos, somente existir no mundo virtual já não é mais uma postura inteligente. É preciso gerar valor e melhorar a vida do cliente.

Para fazer isso, nada melhor que criar um blog e trabalhar o seu marketing de conteúdo!

 

Antes de criar um blog

 

Antes do passo a passo completo para criar um blog, falaremos sobre as principais vantagens de ter seu próprio espaço na web. Provavelmente, de início, você deve ter muitas ideias para investir no melhor nicho e tipo de conteúdo que ele abrangerá.

Um Blog é seu porta voz ou da sua empresa ele tem que representar quem você é e o que você deseja passar para os seus leitores.

A primeira coisa a pensar é se você gosta do tema: não adianta querer montar algo que você não tem familiaridade pensando apenas em lucrar. Para gerar cliques, a qualidade deve ser colocada sempre em primeiro lugar. Essa situação só é variável caso você contrate uma equipe (designers, redatores, administradores) para gerenciar seu site.

 

E quais são as vantagens de Criar um Blog?

Podemos observar muitas vantagens criando um blog:

 

- Você poderá trabalhar e tratar daquilo que você se sente mais à vontade em fazer. Pode ser algo tanto pessoal quando um conteúdo que ajudará muitas pessoas, numa troca interessante de experiências.

- Com seu blog próprio, é possível gerenciar seu próprio trabalho. Embora não seja fácil viver de blog e ganhar dinheiro na internet logo de cara, com o tempo você pega o jeito e pode aumentar consideravelmente seu negócio, fazendo parcerias e conseguindo anunciantes.

- Outra grande vantagem, na maioria dos casos, é o lucro, embora no começo não seja tão fácil assim. Especialistas dizem que os primeiros meses são os mais trabalhosos até que seu site fique bem estruturado e posicionado na rede. Por isso, não dá para colocar o carro na frente dos bois. Tudo demanda trabalho, mas com o investimento certo, vale muito a pena!

 

E o blog Empresarial vale a pena?

 

O blog empresarial também tem suas vantagens:

 

- Com o Blog empresarial além de falar com seu público que nesse caso são seus clientes ou pessoas que se interessam pelo assunto, você pode ter esse contato mais informalmente, deixando aquele contato formal passando pelos atendentes para tirar dúvidas;

 

- O blog empresarial também proporciona a empresa uma facilidade de tirar dúvidas de seus produtos em larga escala, no qual a dúvida de uma pessoa pode responder muitas outras e diminuir o fluxo de pessoas na hora de contratar um serviço ou comprar um produto;

 

 

Passo a Passo para Criar um Blog

 

Agora que você já percebeu que criando um blog você pode expandir suas vendas e ser encontrado por mais clientes em potencial.

 

Cria-lo é simples e rápido. Para quem não deseja gastar muito e apostar no básico, simples e prático, ideais para quem quer começar e se familiarizar com esse mundo de conteúdo digital.

 

Veja agora os passos:

Passo 1: A escolha do domínio

Quando pensamos em como criar um blog, a primeira escolha importante é a do domínio. Um bom domínio é fundamental por diversas razões.

A primeira delas é que ele representa o “nome” da sua marca na internet.

 

Obs: se você ainda não sabe, um domínio é aquela informação que digitamos na barra de endereço na hora de acessar determinado site por exemplo www.seupropriosite.com.br

 

Saiba mais em nosso post: “Como registar um domínio

 

Veja as vantagens de registrar um domínio

 

Sendo assim, sempre que um consumidor quiser encontrar o seu site, é por meio do domínio que ele conseguirá fazê-lo. Dessa forma, o domínio representa seu cartão de visitas online.

Também existem outros motivos pelos quais você deve optar por um bom domínio. Sua estratégia SEO, por exemplo, que diz respeito a como os buscadores enxergam o seu blog, está muito relacionada à qualidade do seu domínio.

O domínio precisa ser relevante e único. Vale lembrar que ele é importante para passar mais profissionalismo.

 

Então, para escolher um bom domínio é pesquisar nos buscadores. Se for um site sobre saúde, precisa ser algo que chame atenção e que os internautas procurem. Use o próprio Google a seu favor! Vale lembrar que ele usa sempre seu nome como posicionamento de busca, por isso é ideal apostar em um nome simples, fácil e que tenha a ver com o nicho.

Existem também aquelas pessoas que tem dificuldades na escolha de um bom domínio, por isso é importante levar em consideração alguns pontos:

 

Um domínio não pode ser muito longo

Domínios muito longos ou complicados são mais difíceis de memorizar por isso tenha em mente que na hora de escolher seu domínio ele seja fácil e intuitivo.

 

Seja prático

Também é importante escolher um domínio que diga o que você vai falar que as pessoas entendam qual tipo de conteúdo você produz. É muito importante usar extensões conhecidas, tais como .com.br, .com, .net, etc.

Por exemplo:

Se o seu domínio é “seupropriosite.com.br”, o endereço do blog poderá ser “seupropriosite.com.br/blog/”.

 

Se irá falar de tecnologia, não use nomes como nomemuitograndequevaifalardetecnologia.com.br, são nomes extensos e não é todo mundo que vai guardar, procure coisas simples, que fiquem na ponta da língua, a escolha do nome é realmente algo difícil, pois muitos domínios já estão registrados, então é sempre uma grande jornada encontrar o nome certo com a disponibilidade imediata. Em um próximo artigo falaremos sobre DNS e sua importância para manter seu site online.

 

Passo 2: Contratando um serviço de hospedagem

 

Hospedagem de Sites, esse é um passo essencial para criar um blog, a parte mais importante. Como o site vai gerir muito conteúdo, é preciso de um servidor para que tudo seja armazenado e esteja sempre disponível aos usuários.

 

Além disso, precisa de um bom backup, um e-mail próprio e um suporte eficiente para evitar ataques e spam. Esses são serviços básicos da hospedagem, que oferecem ainda mais vantagens, como gerenciamento, criação de campanhas, métricas de tráfego no blog…

 

Neste momento, você pode optar por planos pagos ou gratuitos. Vamos falar um pouco sobre os dois:

 

Planos gratuitos de hospedagem: Vantagem ou Ilusão?

 

Se você está pensando em como criar um blog, provavelmente já deve ter ouvido falar em plataformas gratuitas, certo?

 

Elas oferecem serviços gratuitos de hospedagem para o seu blog. Isso significa que, ao optar por uma parceria como essa, você não precisará pagar nada para ter o seu blog hospedado. Obviamente, isso tem seus pontos negativos, e muitos digam-se de passagem.

 

Escolhendo um plano gratuito, você abrirá mão de um domínio próprio. Em vez de o seu domínio ficar registrado como “www.seupropriosite.com.br”, ele será acessado através do endereço de terceiros, e sujeito a regras deles, e depois não poderá direcionar o seu público para um novo endereço de forma automática além de perder os conteúdos otimizados nos sistemas de busca.

 

Isso não é bom para a credibilidade da sua marca, já que, para os usuários, pode passar uma certa impressão de descaso com o website.

 

Saiba mais no post “Hospedagem barata compensa?”

 

 

Planos pagos de hospedagem

 

Caso esteja querendo investir em um bom serviço de hospedagem para o seu blog, saiba que não existem mistérios.

Diversas empresas oferecem esse tipo de serviço no mercado, só é preciso tomar algum cuidado em relação à qualidade das mesmas.

Nenhum projeto de sucesso será um sucesso sem um provedor de qualidade, ninguém quer um blog que fique mais tempo fora do que online, ninguém quer ficar 60 segundos em frente ao computador esperando uma única página abrir, parece brincadeira, mas realmente é a verdade, leitores querem conteúdo rápido, quanto mais artigos puderem ler melhor, e para isso querem que tudo seja o mais rápido possível.

 

Se quiser saber um pouco mais sobre as vantagens de se escolher uma boa hospedagem de sites, você pode ler outro post como: O que é um Provedor de Hospedagem de Site?

 

A ISBrasil, por exemplo, oferece diversos planos de hospedagem para o seu blog. Confira pacotes a partir de R$9,90/mês em nosso site e o melhor que estamos com promoção oferecendo pacotes de Hospedagem de site com 30 dias grátis

 

Você pode iniciar seu blog com o nosso Plano Básico Connect (veja os retalhes em nossa página de hospedagem), pois atende todos os recursos mínimos para o que vamos precisar, tais como PHP 5+, MySQL e algumas extensões do apache. Com o plano contratado, podemos seguir em frente.

Passo 3: Plataforma

 

O Wordpress é uma das plataformas mais utilizadas em grande parte dos sites que circulam na web. Na forma gratuita, você pode aderir a esse serviço de forma simples, basta se registrar e começar a fazer seu blog, porém ele não dará muitas funcionalidades como no modo profissional.

 

Pouca gente sabe, mas a instalação do Wordpress pode ser feita na própria plataforma de hospedagem contratada. É bem rápido e você cria a conta na hora! No caso da ISBrasil, basta usar um recurso chamado Fantástico F3, uma espécie de administrador que tem diversas ferramentas além do Wordpress.

 

Outra vantagem da plataforma é que dá para manipular o código, usar um design próprio e ainda instalar uma série de plug-ins que deixam a página mais interessante!

Esse com certeza é um passo muito simples, mais da metade do mercado de blogs é composta de uma plataforma em específico, o Wordpress, amado por muitos, odiado por alguns, mas sem dúvidas a melhor escolha, seja para iniciantes ou usuários avançados. É um projeto de CMS open-source que já está ativo a anos e é constantemente atualizado e mantido seguro pela comunidade.

 

São muitas as vantagens de se utilizar essa plataforma, mas citaremos apenas algumas, são elas:

 

Constante desenvolvimento e melhorias, no momento dessa publicação o WordPress está em sua versão 4.5.3, com novidades e melhorias, e já conta com versões em desenvolvimento para as próximas semanas.

Modular, isso quer dizer que existem poucas coisas que o WordPress não possa fazer, além de ser uma completa plataforma de gerenciamento de conteúdo, ainda pode ser expandido com muito mais funções, o deixando cada vez mais robusto.

Seguro, porém não faz milagres. A segurança da plataforma é testada constantemente, bugs são corrigidos rapidamente, tanto pelos desenvolvedores oficiais quanto pela comunidade de usuários, o que faz com que suas falhas sejam corrigidas em muito pouco tempo após a detecção. Lembrando que isso se aplica unicamente ao sistema base, o chamado core, muitos sites são invadidos e culpam a plataforma, porém se esquecem de que deixaram de atualizar o sistema, tem plug-ins duvidosos, desatualizados, não tomaram as medidas básicas de segurança, dentre outros pontos que serão abordados.

 

A plataforma é usada por grandes meios de comunicação, no Brasil e no mundo, então porque reinventar a roda?

Passo 4: instalação, como instalar um blog

Agora que você já escolheu, registrou e hospedou o domínio do seu blog, ele está muito próximo de entrar no ar. Para tanto, é preciso configurá-lo primeiro!

Esta é a etapa deveria demandar um grande conhecimento técnico, porém, o processo de configuração e instalação do seu blog não é nenhum bicho de sete cabeças, nós simplificamos tudo para ficar mais fácil e em apenas 5 minutos você vai ter o seu blog instalado.

Sua instalação é bem simples, para usuários menos experientes, utilize o instalador automático Fantástico F3, presente nas hospedagens plano compartilhado aqui na ISBrasil.

 

Acesse seu painel de hospedagem e procure o ícone do Fantástico.

 

 

 

Acesse o painel principal do Fantástico F3 e na área de busca digite WordPress, clique no link que será filtrado na área de busca.

 

 

Siga os passos descritos na instalação, bastando apenas preencher dados básicos como e-mail e senha de acesso, indicar o domínio e a pasta onde a aplicação será instalada.

 

 

Após a conclusão do processo, envie os seus novos dados de acesso por e-mail e salve em um local seguro.

 

 

Layout para o seu Blog

Agora que você já tem a plataforma, basta escolher o layout perfeito e que tenha mais a ver com o blog. O Wordpress oferece diversas opções, tanto gratuitas quanto pagas. Para deixá-lo ainda mais com sua cara, vale a pena pedir ajuda a um designer/programador. Caso contrário, você mesmo utilizar códigos para isso, basta entender um pouco de HTML/CSS ou seguir algum dos vários tutoriais disponíveis na internet.

Para atrair cada vez mais visitantes além de ter um serviço de qualidade você também precisa ser atraente aos olhos dos seus futuros leitores assíduos (e quem sabe até mesmo futuros clientes), e para isso não faltam opções, com um pouco de paciência e tempo, você pode personalizar seu blog de forma simples e dar a seus leitores mais conforto ao ler seus artigos.

 

Temas gratuitos para o seu Blog

São alternativas para quem não quer gastar muito ou estão sem tempo para um projeto mais elaborado, a comunidade WordPress é ampla e conta também com uma área dedicada exclusivamente a templates gratuitos, o Diretório de Temas do WordPress

 

Lembrando que o mesmo pode ser acessado diretamente por seu Painel de Controle do WordPress.

 

Clique em Aparência > Temas > Adicionar Novo, busque o tema que mais lhe agrada e instale, após a instalação basta ativar e configurar.

 

 

Temas pagos e únicos

Para grandes projetos ou blogs empresariais, nada de temas gratuitos, a menos que sejam realmente muito bons, caso contrário a melhor alternativa é procurar um bom desenvolvedor para dar conta dessa tarefa. O preço vai sempre depender da qualidade do serviço, dos recursos que você pedir, prazo, mas no fim das contas o resultado é sempre ótimo.

Passo 5: Conteúdo

Chegamos à última parte do processo para criar um blog. Agora sim começa seu verdadeiro desafio na web: produzir um bom conteúdo! Tudo depende da forma de abordagem e de como ele é feito para que as pessoas gostem do que estão lendo. Se você é um bom redator, manda bala. Caso contrário, peça ajuda ou contrate profissionais para ajudá-lo nessa empreitada.

 

A partir daí seu blog está pronto e o sucesso só depende de você e do seu trabalho. Pesquise, tire as dúvidas em fóruns e redes sociais e pense no melhor gerenciamento para colher bons resultados com o tempo.

 

Já passamos por todos os passos para criar o seu blog, mas o que você irá de fato “blogar”? Textos de qualidade são importantíssimos para prender a atenção dos seus visitantes e fazer com que eles criem o desejo de voltar outras vezes para buscar novidades, se você tem aptidão para a criação de conteúdo está tudo garantido, mas caso não seja o seu forte procure redatores experientes online, os trabalhos de redação freelances são sempre um auxílio viável.

 

Tenha autores fixos, colaboradores para matérias com intervalos maiores, procure quem entenda do assunto e fidelize ainda mais seus leitores, textos de fácil compreensão, leitura rápida e objetiva, “venda seu peixe”, mas não abuse, muitos leitores sabem quando estão sendo usados apenas como fonte de marketing.

 

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é a mais nova forma de atrair tráfego orgânico para os canais de comunicação da sua marca.

Se você vende produtos ou serviços de maneira online, já deve ter percebido que os clientes não chegam até a sua loja de uma hora para a outra.

 

Marketing de conteúdo para o seu Blog

Por outro lado, se estamos falando sobre como criar um blog, é necessário falar do marketing de conteúdo e sua capacidade de atrair tráfego orgânico a longo prazo.

Trabalhando com um conteúdo otimizado para os buscadores (SEO) e de alta relevância para o seu público, sua empresa terá acesso a diversas vantagens competitivas do mercado.

A principal delas é que, ao apostar em um blog, você estará construindo autoridade em seu mercado de atuação.

E é basicamente assim que o marketing de conteúdo funciona: você produz conteúdo, atrai leads, trabalha o funil de vendas e converte!

A longo prazo, um SEO bem trabalhado vai gerar tráfego orgânico, o que pode te fazer economizar uma boa verba em publicidade.

Passo 6: Como divulgar o meu Blog?

Agora que você tem um blog de qualidade e conteúdos interessantes que irão chamar a atenção do seu leitor. Como você divulga para que as pessoas possam começar a te conhecer?

Bom, ninguém vai de um dia para o outro adivinhar que você tem um blog e que ele é o que eles estão preocupando.

Então, chegou a hora de mostrar o seu blog para as pessoas qualificadas que irão se interessar pelo seu conteúdo.

 

Onde divulgo? É caro divulgar na internet?

Através de plataformas como Google AdWords (Veja como anunciar no Google) ou Facebook Ads, por exemplo, é possível injetar alguma verba em marketing digital e com isso atrair um público qualificado para estruturar o tráfego do seu site.

 

É claro que o tráfico pago é muito importante, pois gera resultados rápidos e, se bem feito, com um ótimo custo-benefício.

 

Saiba mais das duas plataformas:

 

Google AdWords

Anunciar no Google AdWords é muito popular hoje em dia, nele você alcança o público que está interessado no assunto que você está falando, através de pesquisas de palavras chaves que você escolhe e segmenta por região e paga apenas quando alguém clicar no seu anúncio.

 

Facebook ADS

Anunciar no Facebook também é uma boa escolha pois você pode dentro do próprio facebook impulsionar publicações, promover um site e etc, também segmentando por idade, região, interesse e etc.

 

Leia também nossos posts que poderão ser bastantes úteis:

Google AdWords x SEO

Dicas para melhorar sua campanha no AdWords

3 maneiras de ganhar dinheiro na internet

 

Pronto, e agora?            

Despois de tudo pronto e pessoas acessando o seu blog, continue enviando artigos com periodicidade para não perder o interesse dos seus leitores.

 

Não perca tempo

Criar um Blog é simples e fácil, não perca sua ideia de vista, assine agora nossos serviços, registre o seu domínio e tenha seu blog funcionando em poucos minutos, assine agora!

 

Ajudamos?

Qualquer dúvida pode deixar um comentário no post que teremos o prazer de responder.

 

 

Talvez você goste

Top