Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é nicho no Marketing Digital? Descubra o que é Nicho de Mercado!

15/12/2020 às 08:26 Marketing

O que é nicho no Marketing Digital? Descubra o que é Nicho de Mercado!

O que é nicho no marketing digital? Uma das dicas mais recorrentes sempre que alguém decide criar um negócio online, que se defina um nicho de atuação.

Mas o que é um nicho? E por que é tão importante definir um para seu negócio?

Em geral podemos pensar em um nicho como um publico segmentado e bem definido. E sua escolha é importante pois permite pensar em estratégias de atuação mais assertivas para o seu negócio.

Se você quer entender como tudo isso funciona de fato na prática, não deixe de ler este texto até o fim. Iremos explicar o que é um nicho, como e porque definir e criaremos uma visão ampla do assunto para integrar essa ideia ao seu planejamento de marketing digital.

O que é um nicho

Podemos dizer que um nicho de mercado é um público bem específico dentro de um segmento mais abrangente. Para ficar ainda mais claro, vamos entender o que é um segmento de mercado e sua diferença para um nicho.

Um segmento de mercado se caracteriza por um grande grupo com necessidades e interesses semelhantes que podem ser atendidos pelo seu negócio.

Já o nicho se caracteriza por subdivisões dentro do mesmo segmento. Imagine que dentro do segmento de saúde podemos ter vários nichos como: bem estar, alimentação, produtos de beleza etc.

Mas podemos ter ainda nichos mais específicos que embora gerem uma demanda, ela não é atendida como por exemplo: veganos em busca de cosméticos, maquiagens hipoalérgicas etc.

Porque definir um nicho

Encontrar um nicho com grande demanda e pouco explorado é uma chance incrível de potencializar os resultados da sua estratégia de marketing digital.

Com uma campanha focada em um segmento de mercado, esta deve ser mais genérica. E sim, você atingirá muitas pessoas. Mas atingir um número grande de pessoas não significa alcançar um bom número de conversão.

Por outro lado, ao investir seus esforços em campanhas focadas em nichos de mercado, você atingirá um grupo menor de pessoas. Porém, com mais predisposição a adquirir seus serviços já que estas são pouco atendidas.

Dessa forma, campanhas de marketing digital focadas em nichos possuem um custo menor de serem aplicados e potencial maior de retorno sobre o investimento – ROI.

Além da possibilidade de criar uma estratégia de marketing mais efetiva, atuar dentro de nichos também permite encarar uma concorrência menor.

A área de saúde por exemplo, possui diversos concorrentes. Mas a área de cosméticos veganos possui um número bem menor. Além disso, com uma concorrência reduzida, também é possível trabalhar com melhores valores em seu ticket médio.

Segmentando o mercado em busca de nichos

Já ficou bem claro que investir em um nicho de mercado é algo vantajoso para seu negócio. Mas como encontrar bons nichos de mercado?

Para isso uma ferramenta de grande utilidade é a segmentação. Segmentar o mercado significa dividi-lo. Quando fazemos isso conseguimos ter uma visão mais abrangente.

Segmentação por comportamento

Um dos tipos mais interessantes de segmentação para o marketing digital é a segmentação por hábitos e comportamentos.

Essa segmentação leva em conta o que os clientes procuram, o que precisam, o que têm o costume de adquirir etc.

Segmentar por comportamento é especialmente importante para estratégias de SEO. Afinal, nestes casos precisamos saber o que e como os usuários buscam no Google.

Segmentação psicográfica

A segmentação psicográfica também é muito efetiva em campanhas de marketing digital. Este tipo leva em conta aspectos da personalidade dos clientes como ideologias, estilo musical etc.

Em um tempo que cada vez mais as pessoas buscam se afirmar, acertar em estratégias de marketing que reforcem essa auto afirmação pode ser um grande sucesso.

Como exemplo podemos citar os produtos para pele e cabelos negros, que apostam em um mercado negligenciado e em uma ideologia anti racista.

Segmentação por localidade

Também é possível segmentar o mercado é utilizando sua localidade. Verificando o espaço local onde um mercado acontece. Pode ser uma cidade, estado ou mesmo a nível nacional.

Um exemplo de exploração de nichos locais, é a criação de comércios em bairros. Imagine um bairro que não possui nenhum açougue. Esse bairro é um nicho para que açougues ganhem dinheiro.

Segmentação demográfica

Outra forma de segmentação é feita por informações demográficas como idade, etnia, classe social etc. Recentemente por exemplo, muitas empresas de cosméticos têm voltado sua atenção para cremes e maquiagens específicos para a cor negra.

Esse é um nicho de mercado que foi negligenciado por muito tempo.

Comece definindo um mercado

O primeiro de tudo é definir o foco dos seus esforços. Antes de escolher um nicho, escolha um mercado de atuação e dentro dele busque por nichos que não bem atendidos.

Para escolher um bom mercado é preciso realizar um estudo do mesmo e verificar se esse mercado movimenta dinheiro, se possui clientes em potencial e necessidades a serem atendidas.

Não aposte em um mercado apenas porque ele parece estar em alta. Leve em consideração o que você pode fazer de diferente dentro desse segmento.

Escolhendo um nicho dentro do seu mercado

A segmentação do mercado permite ter uma visão abrangente das necessidades do publico dentro de um segmento. Isso ajuda a identificar diversos nichos como oportunidades. Mas e como definir qual será o seu?

É importante dizer que ao escolher um nicho, você não se limitará a ele. Você pode atender múltiplos nichos na verdade, mas é sempre bom focar seus esforços em um de cada vez antes de adicionar outro nicho a sua estratégia.

Dentro de um mesmo mercado é possível encontrar diversos nichos lucrativos e não explorados. Para encontrar essas necessidades você pode apostar em pesquisas em redes sociais e grupos, buscando entender quais necessidades desse mercado ainda não foram atendidas.

Conclusão

Dentro da sua estratégia de marketing digital, o seu nicho irá fazer toda diferença para o seu negócio. E escolher um nicho não significa limitar o seu negócio, dentro de uma mesma área é possível atender diversos nichos.

Então, procure entender quais necessidades o seu mercado ainda possui e busque atendê-las. E na hora de contratar sua hospedagem de sites, confira os planos da ISBrasil!

Gostou de nosso post? Compartilhe: