10 vantagens no uso do e-mail marketing

10 vantagens no uso do e-mail marketing

Categoria: Email Marketing

17/06/2016 às 09:00

10 vantagens no uso do e-mail marketing

 

Quando se pensa em montar (e ter sucesso) com um negócio online, é impossível não associar os bons resultados ao e-mail marketing. Esta ferramenta é essencial para manter um contato direto com os clientes, aumentar a participação e estabilizar sua marca no mercado, além de garantir um maior retorno financeiro – que é o que todo mundo quer, não é mesmo?

Pode parecer fácil gerenciar um e-mail marketing, porém muitas vezes as métricas não acompanham esse trabalho diário. Muitas pessoas e empresas cometem diversos erros na hora de usar esse processo, sem se preocupar com o cliente e suas necessidades.

 

O spam, por exemplo, é um hábito péssimo que muitos grupos ainda insistem em achar que é uma boa alternativa. Mas, no fim, acabam perdendo uma série de potenciais consumidores com algo que poderia ser corrigido com o mínimo de bom senso.

 

Por essa falta de gerenciamento e baixo aproveitamento, o e-mail marketing é visto como algo genérico e sem utilidade por alguns, apenas como uma ferramenta que o cliente não levará a sério. Puro engano! Quando bem utilizado, traz ótimos resultados e muitos ganhos! Lembre-se que você precisa tirar o máximo proveito do que a internet oferece, por isso listamos 10 vantagens de usar o e-mail marketing!

 

Por que preciso usar o e-mail marketing?

 

1. A internet é um meio de comunicação em massa que cresce e se populariza a cada dia. No futuro, vai ultrapassar ainda mais o limite atual no mundo inteiro. Atualmente, muita gente prefere fazer tudo online, inclusive compras. Logo, não é preciso sair de casa para aproveitar uma promoção, basta ver uma boa oferta para demonstrar interesse. Imagine, então, se for a sua? É fundamental deixar claro que, segundo especialistas, 1% de vendas convertidas por meio do e-mail marketing já significa uma boa métrica. Então, por que não usar essa ferramenta como mais uma chance de vender e gerar lucro?

 

2. Essa ação potencializa a relação com seus possíveis consumidores, deixando a empresa mais próxima das pessoas. Um exemplo básico é colocar-se no lugar do cliente. Quando você precisa comprar, vai pensar prontamente no primeiro lugar que vem à cabeça e está disponível. Uma pesquisa básica no corpo de e-mails já o faz lembrar de sua marca, criando aos poucos uma identificação. A pessoa não pode necessariamente abrir sua mensagem de imediato, mas, com certeza, ela sabe que você está próximo!

 

3. O e-mail marketing é o meio mais rápido de atingir o cliente! Mais do que um telefonema, uma carta, uma visita…. Lembre-se que, além da pessoa checar sua caixa de entrada pelo menos uma vez por dia, ela pode receber a mensagem em qualquer horário sem prejuízos, escolhendo o melhor momento para ler. Outra vantagem é que o acesso pode ser feito tanto em computadores – na hora do trabalho – quanto no smartphone ou tablet – na hora do lazer. Por isso, é importante investir em diversas plataformas.

 

4. O consumidor pode gerenciar seus e-mails de acordo com suas necessidades, de forma fácil e sem aborrecimentos. Uma empresa séria respeita o usuário, permitindo que ele deixe de assinar o mailing e se sinta à vontade para não receber mais e-mails. É um método que evita que o cliente ‘’pegue birra’’ da sua marca – ao contrário do contato telefônico frequente, por exemplo. Porém, isso só funciona quando há o bom senso de não lotar sua caixa com spam.

 

5. Outra vantagem do e-mail marketing é o gerenciamento de contatos. Muitos especialistas em marketing digital garantem que é o melhor método de qualificação e reciclagem, ou seja, com o tempo você acaba percebendo as necessidades e os hábitos de cada cliente em si: o que costumam comprar, quais são seus interesses, o que gostam de receber, entre outros.

 

 

6. A abordagem é feita de forma otimizada, assim como a comunicação. Caso uma pessoa queira tirar uma dúvida e fazer uma pergunta, tudo pode ser resolvido na hora, de forma rápida e bastante eficaz. Hoje em dia todo mundo quer soluções rápidas, por isso uma empresa conectada e pronta para atender seus consumidores aumenta sua credibilidade e o posicionamento no mercado.

 

7. Com a comunicação em alta, você começa cria uma relação de empatia a longo prazo com seu cliente. Assim, seus planos comerciais também crescem! Lembre-se que o maior desafio não é conquistar novos clientes, e sim fidelizar aqueles que já estão em sua base de dados, afinal, opções e concorrência é o que não faltam no mercado.

 

8. O uso do e-mail marketing é fácil e permite diversas possibilidades, basta ser criativo e se colocar no lugar do cliente. Criar uma boa campanha faz toda a diferença nessa hora! Evite ser clichê e usar métodos genéricos. Você precisa deixar as pessoas surpresas: seja com uma boa imagem, um bom texto, uma oferta imperdível e, claro, um serviço rápido e funcional.

 

9. É uma ferramenta que permite uma análise frequente, por meio de métricas e relatórios que apontam o que funciona e o que não é bem-aceito. Você pode acompanhar o número de cliques, a taxa de conversão e rejeição, entre outros recursos. E a partir disso, buscar melhorias e métodos para otimizar o serviço sempre. Para saber mais sobre isso, confira o post ‘Dicas rápidas para aumentar a conversão com o e-mail marketing’.

 

10. O e-mail marketing é econômico! Nada melhor que extrair e usar tudo o que uma boa ferramenta oferece sem gastar muito por isso. O custo com o envio de mensagens online é extremamente baixo e gera ganhos incríveis. Mais do que vender, você adquirirá uma cartela de potenciais clientes que podem ajudar muito no futuro. Além disso, tudo é feito de forma fácil, rápida, sem precisar imprimir nada e arcar com muitos recursos físicos.

 

Viu como há diversas vantagens no uso do e-mail marketing? Não abra mão de um serviço que pode trazer muitos benefícios para sua empresa e seu negócio online!

Talvez você goste

Top