Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Quais as vantagens de armazenamento em nuvem

01/07/2017 às 13:49 Novidades

Quais as vantagens de armazenamento em nuvem

Apesar de esta tecnologia já existir a algum tempo, somente nos últimos anos as vantagens de armazenamento em nuvem tem se tornado popular entre os usuários da internet, principalmente por não exigir um nível de conhecimento avançado em informática.

Além disso, esse meio é capaz de proporcionar o acesso de qualquer lugar a e-mails e arquivos, além de possuir uma segurança reforçada, um espaço limitado para guardar informações e reduzir custos. Assim, estes são pontos que são considerados os de principal sucesso do armazenamento em nuvem.

Portanto, tanto para aplicação de uso pessoal como para fins empresariais, esta tecnologia pode trazer soluções versáteis para diversos problemas, além de ser considerado um modelo sustentável de armazenamento de dados de segurança virtual.

Veja também nosso post: Passo a Passo para criar um blog

Conheça as vantagens de armazenamento em nuvem

O conceito de computação em nuvem é uma expressão muito utilizada atualmente no mundo dos negócios, mas ainda gera muitas dúvidas entre os usuários. Sendo assim, conheça agora as principais vantagens de armazenamento em nuvem.

1. Maior segurança:

É possível encontrar muitas empresas que ainda armazenam todos os seus dados e arquivos importantes em computadores, documentos impressos e HDs físicos, como pendrives, CDs, HDs externos, os quais não oferecem nenhuma segurança.

Assim, caso ocorra qualquer pane no sistema, falha elétrica ou até mesmo furto, pode comprometer documentos importantes de forma irreversível.

Por isso, cada vez mais usuários vem migrando todos os seus arquivos para a nuvem, onde normalmente os arquivos permanecem em servidores online e não correm riscos de perda por conta de diversos problemas, pois o nível de criptografia das plataformas que oferecem esse tipo de serviço é muito alto. Além disso, este meio é capaz de garantir a segurança contra invasões de hackers e usuários mal intencionados.


2. Facilidade de envios

Quando você for geralmente trabalha em conjunto com outras pessoas, é muito fácil se perder em meio às várias respostas de e-mails, pois cada um conta com um anexo diferente. Mas, quando se usa o sistema de armazenamento na nuvem, como, por exemplo, o Google Drive é possível compartilhar arquivos com colegas de forma que tudo seja editado diretamente no documento original, devidamente assinalado e salvo por quem o editou.


3. Liberação de espaço

Paraqualquer empresa que trabalhe com computadores no dia a dia, levar em consideração o quanto de espaço cada um precisa para armazenar arquivos faz parte do pensamento estratégico.

Além disso, se forem acumulados muitos documentos pesados, o sistema pode ficar sem espaço para a inclusão de novos arquivos. Assim, no caso da utilização de um serviço de armazenamento na nuvem, boa parte desse acúmulo é diminuída, já que o serviço passa a atuar como um disco rígido remoto, liberando as memórias das máquinas físicas.


4. Redução de custos

O uso do software como serviço é uma das grandes vantagens da computação em nuvem, pois no lugar de comprar servidores para instalar pesados softwares de gestão e ainda pagar pelo licenciamento, agora é possível pagar somente pelo que for usado, e isso significa uma economia significativa.

Outra grande vantagem é que se a demanda de um mês for menor do que o esperado é possível pagar menos pelo serviço, e o mesmo acontece quando a demanda for maior.


5. Disponibilidade de plataformas

Independente se parte da sua equipe usa Windows e outra usa Linux, um bom serviço de armazenamento na nuvem funciona igualmente em todos esses sistemas operacionais. Assim, em qualquer desses ambientes é possível aproveitar as vantagens de ter seus dados em uma rede remota.

Portanto, nos dias atuais é necessário acompanhar todas as mudanças da tecnologia, principalmente no mercado empresarial. Com isso, é muito importante que você saiba sobre os benefícios de armazenamento em nuvem além de outras técnicas digitais que podem ser ótimas para o dia a dia da sua empresa.


6. Armazenamento na nuvem na sua empresa

Já pensou perder todas as informações do seu negócio? Todo seu fluxo de caixa, estoque e clientes? Pois é, e isso pode ser mais comum do que você imagina. Atualmente, a vida útil de computadores tem sido reduzida e armazenar todas as informações da sua empresa pode ser um grande risco.

Por isso, empreendedores mais atualizados têm buscado guardar as informações do seu negocio na nuvem, que é uma forma mais segura e eficiente. Tal processo pode ocorrer através de um software de gestão empresarial que armazena seus dados em servidores. Além disso, há sistemas que realizam o backup diário, tirando do administrador qualquer dúvida sobre a proteção dos dados da empresa.

Além disso, é evidente que esse tipo de sistema ERP online pode fazer bem mais pelo seu negócio, como controle financeiro, controle de estoque, controle de vendas... Vale à pena conhecer!

Gostou de nosso post? Compartilhe: