Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

SERP: entenda o que é e como funciona

18/02/2018 às 22:40 Ajuda

SERP: entenda o que é e como funciona

O Serp (Search Engine Results Page ou em português, página de resultados do buscador) são como o próprio nome já diz, páginas que exibem todos os resultados de uma busca realizada em qualquer site de buscas. Estas páginas apresentam principalmente resultados oriundos de tráfego orgânico e também exibem dez resultados por página. Através delas é possível entender a ciência por trás do Google, entendendo de fato como uma pesquisa é realizada.

Este pode ser o ponto inicial para entender a como fazer buscas, tendo uma SERP como base. É importante frisar que para que as páginas sejam mostradas, elas sejam indexadas, o que não acontecia nos buscadores mais antigos. Já no Google é diferente! Através do site é possível inclusive não ter de pedir pela indexação de um site, já que os mecanismos são tão avançados que acabam encontrando sites com bom conteúdo apenas com uma boa varredura.

Qual a importância da SERP?

Essa página é essencial para quem deseja entender como melhorar o ranqueamento nos motores de busca. Otimizar o seu site ou blog com SEO ficará bem mais fácil, após assimilar estas questões no Google, por exemplo. Afinal, o objetivo de qualquer empreendedor é ter mais visibilidade no mundo digital. E para fortalecer sua marca é preciso contar com um planejamento bem feito, tendo uma estratégia de SEO que possa garantir que o seu conteúdo apareça nas primeiras SERPs ligadas a palavra-chave em questão.

Confira também qual é a melhor hospedagem de site.

Como analisar uma SERP?

Através destas páginas é possível entender como funciona o ranqueamento do Google, apesar da empresa não dizer claramente quais são os seus critérios. A SERP é formado por 10 resultados e cada resultado possui um snippet, ou seja, um resumo da página com título, link e uma pequena descrição do conteúdo. Em certos casos, site links também são incluídos no snippet, quando o Google considera o site como mais relevante.

O Google vem diversificando os snippets e como é preciso prestar mais atenção para aprender a “ler” cada página. Os snippets têm uma grande importância no SEO e definem a relevância de cada conteúdo.

Estes pequenos resumos são modificados frequentemente para despertar a vontade dos usuários e mantê-los na página, variando alguns fatores tanto em buscas verticais como horizontais. Como muitos já devem ter notado, o Google não possui um único buscador, na verdade existem vários motores de busca entre eles o Google Imagens, o Google Notícias e o Google Places, por exemplo.

As chamadas buscas verticais são aquelas com objetivos específicos. Neste ponto, essas buscas se misturam com os resultados do Google. Para simplificar, ao realizar uma busca por um país, por exemplo, o Google lhe dará também imagens e mapas da região, entre outras coisas ligadas ao país pesquisado.

Saber como um snippet básico é montado é essencial para que sua estratégia de SEO tenha sucesso. Ter um conteúdo que gere um snippet atrativo pode ajudar a aumentar o tráfego orgânico do seu site.

Confira o formato básico de um snippet:

Título do conteúdo

URL da página

Descrição curta da página, com o termo de pesquisa em negrito para chamar a atenção do usuário

Estes elementos são compostos pela tag

Para analisar um SERP, é preciso entender um pouco melhor os critérios do Google. Geralmente, por exemplo, é possível encontrar o termo pesquisado no título da página, o que torna o uso da palavra-chave no título, uma técnica importante de SEO.

Avaliar o formato de uma SERP é essencial para quem deseja ser um consultor em SEO. É muito importante compreender como estas páginas se formam.

Como ter um resultado mais relevante numa SERP?

O Google leva em conta certos fatores para buscar e classificar como mais importantes, os resultantes relevantes para cada termo de buscas. E o que seria um resultado relevante? Aquele que traz bastante conteúdo, ou seja, contenha mais informações e tenha uma estrutura organizada, que possa facilitar a leitura e agregar conhecimento ao usuário.

Por isso, quando se monta uma estratégia de SEO, se recomenda que se crie uma página específica para cada palavra-chave que o seu site deseja estar bem posicionado no Google. Trabalhar em poucos conteúdos e otimizá-los é uma boa estratégia para garantir relevância e pegar o topo do ranqueamento do Google.

É importante considerar diversos fatores de SEO já conhecidos como usar a palavra-chave no título em no decorrer do texto, além de colocar o termo também na meta descrição na alt tag da imagem, entre outros locais.

É claro que uma série de fatores devem ser levada em conta e que não há como definir uma única fórmula de sucesso para aparecer na primeira página do Google. Diversos critérios são avaliados na hora de formar uma página de resultados (SERP), por isso é preciso entender quais são as principais questões para driblar os algoritmos do Google e ter sucesso na web.

Agora que você já saber o que é SERP e como ele funciona, invista bastante tempo na avaliação das páginas para montar uma estratégia infalível e conquistar mais visitas oriundas de tráfego orgânico para o seu site.

É através destas páginas também que é possível identificar a importância do SEO num site ou blog. Através do SERP é possível notar como as técnicas aplicadas numa página são colocadas nos mecanismos de busca e testar o quanto elas conseguem ser atrativas.

Temos que aproveitar a ajuda do SERP para conseguir imaginar como ranquear melhor nosso conteúdo, antes de produzi-lo, ainda quando temos apenas a ideia da pauta. Quanto maior for o planejamento, quanto mais o conteúdo for pensado para atingir o topo, mais fácil será que ele consiga, não esqueça disso!

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog e conheça nosso serviço de hospedagem de site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: