Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é Email Marketing e como criar o seu?

02/06/2016 às 09:30 Email Marketing

O que é Email Marketing e como criar o seu?

O que é Email Marketing e como criar o seu?

O e-mail marketing é uma ferramenta muito poderosa de prospecção de clientes. Se você tem um negócio na internet, seja ele um e-commerce, blog ou oferecimento de serviços, uma boa campanha de e-mail marketing pode influenciar diretamente nos resultados do final do mês.

Ganhando cada vez mais fama e credibilidade no mercado, as campanhas de e-mail marketing representam oportunidades para quem deseja aumentar as vendas por meio de um relacionamento mais íntimo e direto com os clientes.

Como funciona o e-mail marketing

Ao fazer uma venda ou oferecer uma isca digital em uma landing page, por exemplo, você tem a possibilidade de conseguir o e-mail do cliente que está ali querendo saber mais sobre o seu produto ou serviço.

Esse endereço de e-mail, por si só, pode parecer totalmente insignificante para alguns empreendedores, outros mais antenados, porém, perceberam que ali existia a oportunidade de estender o relacionamento e fidelizar o público.

Assim, quando o seu cliente finaliza uma compra e fecha a aba do navegador, ele não estará perdido para sempre.

O e-mail marketing permite que você mantenha contato semanal com o usuário, seja para fazer ofertas especiais ou disponibilizar conteúdo exclusivo!

Se você quer ajuda para começar a configurar suas primeiras campanhas, acesse o nosso site e baixe grátis o e-book “9 Dicas para ter sucesso em seu E-mail Marketing”.

ilustração de um email

Como fazer uma boa campanha de e-mail marketing: 3 dicas fundamentais

Se você está querendo incluir o e-mail marketing no seu portfólio de ferramentas digitais, saiba que está prestes a fazer um ótimo negócio!

Porém, quando pensamos sobre como funciona o e-mail marketing, é importante entender algumas coisas antes de conseguir desenvolver campanhas efetivas através dessa ferramenta.

Confira algumas dicas listadas por nós como as mais importantes:

E-mail marketing não é só venda

Muita gente confunde uma sequência de e-mail marketing com uma sequência interminável de ofertas na caixa de entrada do cliente.

Faça um exercício de empatia e se coloque no lugar dele... Você não iria gostar de receber uma enxurrada de propagandas por e-mail, certo?

É por isso que, ao planejar o conteúdo das campanhas veiculadas por e-mail, precisamos usar o Princípio de Pareto, mais conhecido como a regra do 80/20.

É simples: para cada oito postagens com conteúdo relevante que enviar para o seu cliente, poderá lançar duas ofertas de venda.

Mas por quê? Porque as pessoas não estão interessadas somente em comprar o seu produto, elas querem resolver um determinado problema através dele!

Portanto, se rotineiramente você enviar conteúdo relevante que ajude no dia a dia daqueles clientes, eles estarão mais abertos no momento em que você tiver uma oferta a fazer!

Encontre a frequência ideal para os disparos

Não existe uma regra definitiva para quantas vezes você deve fazer disparos de e-mail marketing por semana. Isso depende de algumas variáveis:

Qual é o seu negócio? Dependendo do negócio que você tem, mais conteúdo relevante pode ser produzido. Dessa forma, é natural que suas campanhas de e-mail marketing sejam um pouco mais constantes.

Qual o perfil do seu público? Toda e qualquer ação que tomar, em relação ao seu negócio, deve ser pensando no público. É ele quem consome e faz com que sua empresa continue existindo.

Por isso, se você perceber que está irritando o seu público com a frequência de e-mails, diminua o ritmo!

Prepare um conteúdo de qualidade! É natural que, ao receber um conteúdo de qualidade que resolva seus problemas, o público anseie cada vez mais por novos e-mails em sua caixa de entrada.

Por isso, ao pensar em qual deve ser o conteúdo de uma campanha de e-mail marketing, dê o seu melhor e entregue informações relevantes ao seu cliente. Agindo assim você aumentará sua autoridade e venderá mais!

De maneira geral, vale pedir um feedback ao público para chegar em um número ideal de disparos semanais.

Email

Analise suas métricas

Talvez nenhum erro seja mais amador do que ter um trabalhão na hora de fazer uma campanha de qualidade e ao final não analisar as métricas.

Uma campanha de e-mail marketing é um investimento que deve ser analisado como qualquer outro!

Quantas conversões ele gerou? Qual o impacto sobre as vendas? Qual o número de cancelamentos? São diversos os questionamentos que você deve se fazer ao finalizar uma campanha de e-mail marketing.

Só assim será possível evoluir no trato com a ferramenta.

Como analisar minhas métricas de e-mail marketing?

Como dito anteriormente, analisar o ROI (Retorno Sobre Investimento) de uma campanha de e-mail marketing é bastante necessário. As métricas mais importantes são:

Taxa de crescimento da lista: Observe o quanto sua lista cresceu durante aquela campanha. Isso indicará se o conteúdo que está entregando é realmente de valor.

Se perceber que o número está estagnado, repense a abordagem dos e-mails.

Cuidado: muitas vezes não pensamos com a cabeça do cliente e acabamos por entregar conteúdo totalmente diferente daquilo que ele está esperando/precisando.

Taxa de abertura: Ao fazer uma campanha de e-mail marketing, é possível conferir sua taxa de abertura, ou seja, o número de e-mails que estão sendo clicados e consumidos pelo público.

Essa é uma métrica poderosa que pode indicar aumento da sua autoridade, relevância do seu conteúdo e percepção do público sobre o trabalho realizado por você.

Cancelamento: Se a taxa de cancelamento da sua ferramenta de e-mail marketing for alta, provavelmente existem problemas com o conteúdo ou com a frequência de disparos: é hora de fazer mudanças.

Por que escolher o e-mail marketing ISBrasil?

Como você já deve ter percebido, a ferramenta de e-mail marketing pode ser uma ótima arma em meio ao seu arsenal de marketing digital. Porém, suas campanhas podem ser em vão se não contarem com uma empresa que tenha crédito no mercado:

Evite ser marcado como spam

Caso a sua empresa parceira seja “queimada no mercado”, os servidores de e-mail vão identificar suas campanhas como spam. Dessa forma, todo o trabalho feito por você não conseguirá sequer atingir os clientes.

Se o serviço contratado por você não possuir um design fácil e suporte rápido, configurar suas campanhas pode ser um desafio e tanto.

Por isso opte por empresas que apostam na facilidade e intuição como ferramentas primordiais de entregabilidade.

A ISBrasil está no mercado desde 2003 construindo know-how e entregando serviços de alto valor aos nossos clientes.

Nosso software de e-mail marketing tem design intuitivo, fácil e através dele você pode criar campanhas elaboradas para se aproximar dos seus clientes.

Está precisando de ajuda para pensar o seu e-mail marketing?

Conte com uma empresa séria e com credibilidade como a ISBrasil para te ajudar. Acesse o nosso Email Marketing e confira os planos a partir de R$45 ao mês!

Gostou de nosso post? Compartilhe: