Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é marketing de conteúdo e quais suas vantagens

01/07/2020 às 08:40 Marketing

O que é marketing de conteúdo e quais suas vantagens

Como atrair clientes até seu negócio, sem precisar ir atrás deles? O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que têm se mostrado muito eficaz neste sentido.

Trabalhando para gerar conteúdos de qualidade, que criem confiança em seu público e o mantenha interessado, você pode atrair seus clientes e expor seus diferenciais, sem precisar do exaustivo trabalho de abordagem ou apenas investindo em Google Ads às cegas.

A verdade é que mesmo para se investir em anúncios pagos, uma boa estratégia de marketing de conteúdo é super relevante para o impulsionamento de seus sites. Quando explicamos como criar uma campanha no Google Ads, falamos que um dos quesitos avaliados pelo mesmo é justamente a qualidade do conteúdo.

Origem desta modalidade

Embora o termo marketing de conteúdo tenha estourado nos últimos anos, a verdade é que essa é uma técnica de publicidade antiga e que mostra a sua eficácia ao longo da história. Podemos ver isto com uma breve análise de grandes nomes do passado:

  • Bem no início do século XX (1900) a Michelin apostava no Guia Michelin indicava e apresentava uma série de restaurantes ao longo dos Estados Unidos. A iniciativa, além de divulgar os restaurantes em questão, serviu como gatilho para as pessoas utilizarem mais seus carros.
  • Trinta anos depois a P&G começa a investir na criação de novelas de rádio para divulgar uma marca de sabão em pó. Estratégia que deu tão certo que se cunhou o termo “soap opera (ópera de sabão, ao pé da letra)” como sinônimo de rádio novela nos EUA.
  • Em 1982, a marca de brinquedos Hasbro precisava divulgar seus G.I Joe e iniciou uma parceria com a Marvel para publicação de HQs dos mesmos. Posteriormente estas HQs se tornaram uma série e nos anos 2000 ganharam até mesmo filme. Isso indica não só o poder do marketing de conteúdo, como a sua vida longa quando bem feito.

Estes são apenas alguns exemplos, do século passado ainda. Atualmente a capacidade de criar conteúdo de qualidade é infinitamente maior com o a internet e veículos como YouTube, streaming e redes sociais.

Quais tipos de conteúdo produzir

Como vimos no passado foram produzidos conteúdos em formato impresso (Guia da Michelin), áudio (soap opera da P&G) e HQs que evoluíram para o audiovisual (G.I Joe).

Então, com as facilidades do século XXI, em qual mídia investir seus esforços? Vamos falar de algumas modalidades onde é possível investir estratégias de marketing de conteúdo efetivo.

Blog

Um blog é uma excelente forma de se criar conteúdo. Você pode investir em conteúdo rápido e de qualidade em artigos que mantenham seu cliente informado, e ao mesmo tempo investir em e-books com informações aprofundadas. Aqui neste blog mesmo, nós já falamos sobre como fazer um blog.

Streaming

Com um streaming de vídeo é possível investir em programas regulares, assembleias e reuniões. E com um serviço de áudio você pode alavancar um serviço de rádio online.

Podcasts

Além de investir em uma rádio online, você pode disponibilizar seus programas que são transmitidos em um dia para download posterior, sendo consumidos em formato de podcast.

Como divulgar seu conteúdo

Você produziu uma série de conteúdos de qualidade, embasados em pesquisa, estudo de caso e análise de dados. Tem certeza que seu público aprenderá muito com tudo isso e com certeza verão seu valor.

Mas como divulgar este conteúdo para seus clientes? Você tem várias opções acessíveis na internet e por isso o marketing de conteúdo explodiu junto a com a popularidade da web.

Site e blog

Uma opção comum é a criação de um site e/ou blog. Se o seu conteúdo está no formato de imagens, podcasts e vídeos um site é ideal para divulgar tudo isso. Mas ele pode se enriquecer ainda mais se agregar tudo isto, mais conteúdo textual em um blog.

Para criar um site ou blog o passo a passo é bem simples:

  1. Primeiro você deve registrar um domínio.
  2. Em seguida contratar uma hospedagem de sites para seu domínio.
  3. Depois disso, basta aprender como criar um blog, que é algo bem simples.

YouTube

A popularidade dos YouTubers não é mais um fenômeno recente e o alcance e influencia desta ferramenta são inegáveis. Se o seu conteúdo está em formato de vídeo ou até mesmo áudio, o YouTube pode ser uma boa opção.

Redes sociais

Por fim ainda é possível apostar no poder das redes sociais como Facebook e Instagram, especialmente para conteúdos de consumo rápido ou chamadas para consumir um conteúdo mais denso em seu site ou canal.

Marketing de atração

O principal pilar do marketing de conteúdo é o marketing de atração, conhecido como Inbound Marketing. Por definição, a técnica é de simples compreensão e difícil domínio.

A ideia gira em torno da produção de conteúdos de qualidade que atraiam o seu visitante por serem capazes de suprir a necessidade deles, isso gera confiança e reconhecimento. Que posteriormente são convertidos em vendas.

Como se vê está uma estratégia com um claro ponto forte: a atração de clientes de forma natural, sem a necessidade de divulgações invasivas e muitas vezes ineficazes por não encontrarem a abertura necessária.

Aqui, o cliente encontra o seu conteúdo porque precisava dele. E por isso passa a ter seu site como referência.

Por outro lado, esta estratégia também apresenta um ponto fraco: para engajar um público e converter seu visitante em um negócio fechado é necessário passar por um processo um pouco mais longo:

  • Atração: Como dissemos, utilizando o marketing de conteúdo seu visitante chega a sua página porque buscava pelo conteúdo que você oferece.
  • Conversão: O segundo passo é trabalhar no seu conteúdo de forma que, além de atenderem a necessidade que foi buscada, também instiguem o visitante a se aproximar do seu negócio, torando-se um lead.
  • Vendas: Após consumir seu conteúdo o seu visitante decidi adquirir o seu serviço ou produto por confiar na sua qualidade, a partir de uma relação de confiança criada nas etapas anteriores.
  • Fechamento: Mas esse não é o fim da jornada. Uma vez feita a venda é importante manter a qualidade do serviço, com atendimentos e buscando compreender novas necessidades do cliente. Isso irá orienta-lo na produção de novos conteúdos e vendas futuras.

Para uma estratégia de marketing de conteúdo completa e eficaz seus sites devem estar funcionando a pleno vapor, com um provedor de hospedagem que não te deixe na mão. Por isso, quando começar a criar seu conteúdo avalie a nossa hospedagem de sites com 30 dias grátis.

Gostou de nosso post? Compartilhe: