Diferença entre Blog e Site: Saiba quais são!

13/12/2017 às 12:40 WordPress

Diferença entre Blog e Site: Saiba quais são!

Todos os empreendedores hoje em dia querem criar um site e um blog para sua empresa, achando que resolverão os seus problemas. O que não é verdade? Apesar de serem ferramentas indispensáveis para o crescimento e o fortalecimento de um negócio, mas devem ser criadas de acordo com a necessidade da empresa.

Uma coisa que poucos sabem é que o blog é diferente de um site, mesmo assim as aplicações são bastante parecidas, mas cada um com um foco diferente. Como a comunicação pela internet hoje é essencial, é preciso focar em reforçar a presença online da sua empresa.

Para muito gente site e blog são a mesma coisa, mas, na prática, é preciso ter uma noção mais precisa sobre as diferentes entre um e outro. Confira um pouco melhor sobre as principais diferenças entre um site e um blog:

Site

O site é utilizado principalmente por empresas, funcionam como se fossem um escritório virtual de sua empresa. Através deles, seus clientes conseguem entrar em contato e tirar dúvidas sobre o funcionamento do seu negócio, entendendo melhor o que são seus produtos e serviços.

Esse é o modelo mais tradicional de páginas web e são mais utilizados de forma institucional, com informações básicas sobre seu negócio. Em geral, conta com uma página principal e outras páginas importantes como serviços, produtos, contatos, história, ideais da empresa, entre outros.

Criar um site para sua empresa é como se você apresentasse um cartão de visitas de sua empresa, ou seja, a aplicação serve como um bom instrumento de publicidade para a divulgação de sua marca online, concentrando todas as principais informações, de forma organizada e atualizada.

Nesse caso, diferente do blog, não há um contato direto com seu público pela plataforma. Geralmente sites não contam com seções de comentários, apenas com formulários de contatos que são enviados para o e-mail de sua empresa, aonde seus clientes podem solicitar serviços, tirar dúvidas e fazer sugestões ou reclamações. Outra página bastante comum em sites é o FAQ (Perguntas mais frequentes, em português), que contém as respostas para as principais dúvidas do seu público de bate pronto, sem necessitar de um contato direto.

Para criar um bom site é preciso ter o mínimo de conhecimento em HTML, para que a aplicação tenha uma aparência minimamente profissional e organizada. O conteúdo do site é mais formal do que em um blog, o contato é mais indireto, dando dicas gerais sobre sua empresa, de forma impessoal.

Outro ponto favorável em relação ao blog é em relação a atualização. Esta pode ser feita em períodos mais longos, já que seu site não precisa de novo conteúdo, basta atualizar as informações assim que elas expirarem. Exemplo, sua página de contato, caso tenha mudado e-mail e telefone. Agora, páginas como sobre mim, missão e valores da sua empresa não precisam ser modificadas com o tempo.

No geral, os sites são usados para passar uma imagem profissional de sua empresa e gerar credibilidade com o público.

Conheça os melhores puglins para WordPress.

Blog

Os blogs são uma forma mais direta de contato e geram mais interação do que sites, sendo mais antigos do que as redes sociais. Essas plataformas já existem há mais de 10 anos, ou seja, construíram com o passar do tempo, grande parte dos bons sites de entretenimento e portais de notícias brasileiros que começaram como blogs lá atrás.

Com o blog sua empresa consegue passar sua própria opinião. Nele também é possível ter uma linguagem mais informal. O objetivo que um blog tem e pode ajudar muito sua empresa é criar mais interação com seu público.

O conteúdo do seu blog serve para auxiliar seus clientes, que podem comentar seus posts. O blog é uma ferramenta para gerar mais engajamento com seu público, sendo um acréscimo as redes sociais. É possível conversar com seu público e trocar informações, tirando dúvidas de sua empresa e outras questões de mercado.

Em contrapartida, o blog precisa ter uma atualização diária ou semanal dependendo do ramo de atuação da sua empresa. O investimento em conteúdo deve ser o foco do seu blog, a intenção é criar cada vez mais conteúdo que ajude seu público a resolver os seus problemas, aumentando a autoridade e a credibilidade da sua empresa.

O layout do blog é mais simples, costumam ter uma página principal e as postagens costumam ficar empilhadas, podendo navegar nas páginas mais antigas. Muitas empresas têm no blog como uma parte dentro do seu site, criando um subdomínio e colocando conteúdo praticamente numa mesma página.

O conteúdo é dividido de forma mais fácil com a criação de categorias e tags, separando as postagens através de marcadores. No geral, os blogs têm um foco muito bem definido, o que chamamos de nicho, sempre focando num único assunto. No caso de empresas, a ideia é criar conteúdo sobre seu ramo de atuação, mostrando que seu negócio é especialista no assunto.

O autor do blog é facilmente identificado e é mais humanizado. Outro ponto positivo é que existem plataformas próprias para a manutenção de blogs como o WordPress. Por isso, não é preciso ter conhecimento de programação para criar um blog, bastando escolher um tema para a aplicação e daí começar a criar conteúdo para elas.

Também é possível adicionar diversos plugins em seu blog para deixá-lo com a cara de sua empresa e principalmente mais funcional para seus clientes.

Qual dos dois é o melhor?

Bom, não há opção melhor, depende do ramo da sua empresa e de seus objetivos. Se você quer escrever conteúdo periodicamente para fortalecer mais a comunicação da sua empresa é aconselhável criar um blog.

Se o seu foco for juntar as principais informações de sua empresa num único lugar, sem se preocupar muito em criar conteúdo para ele e fazendo apenas uma divulgação de sua empresa nas redes sociais, o ideal é criar um site.

No geral, o mais indicado é criar ambas as formas, tendo o site como uma página de informações gerais e o blog como fonte de criação de autoridade e atração de clientes.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça os planos da ISBrasil para a Hospedagem com WordPress.

Gostou de nosso post? Compartilhe: