Melhores plugins para WordPress

Melhores plugins para WordPress

Categoria: Blog

26/07/2016 às 09:12

Melhores plugins para WordPress

 

Quando iniciamos um blog do zero e explicamos todos os passos aqui mesmo no blog, no artigo "como criar um blog?", falamos de todas as dicas básicas para o sucesso do projeto, porém quem usa o WordPress como gerenciador de conteúdo sabe que ele pode oferecer uma infinidade de novas opções, tudo isso graças ao seu sistema de plugins, que criam novas possibilidades de uso para a ferramenta. Milhões de downloads são realizados através da central de plugins diretamente do painel do blog, ou através do link (https://wordpress.org/plugins), todos são testados, verificados por usuários experientes e avaliados.

Neste artigo separamos alguns dos plug-ins essenciais para qualquer projeto, lembrando que existem centenas de plug-ins, cada um para funções novas e úteis em diversas situações, porém, como sempre tratamos de performance devemos nos manter atento a quantidade de plugins que utilizamos, instale somente o necessário, principalmente se influenciar diretamente no site que é entregue aos seus visitantes. Insira códigos de rastreamento diretamente em seu tema, faça alterações de cor ou ajustes de exibição diretamente no tema, evite carregar diversos plugins para pequenas coisas que podem ser facilmente customizadas em seu tema.

Acompanhe nossa seleção de complementos para seu WordPress:

 

JetPack

(https://wordpress.org/plugins/jetpack)

O plugin JetPack é desenvolvido pela WordPress.com, é uma ferramenta planejada para aumentar seu tráfego e otimizar seu blog, com ele você tem ferramentas de compartilhamento de postagens diretamente nas suas redes sociais, coleta de estatísticas dos acessos e sugestão de postagens relacionadas.

Com relação a segurança ainda oferece proteção contra acessos indevidos por tentativa e erro (força bruta), sistema de autenticação Single Sign-On, você autentica uma única vez e evita de ter que redigitar seus dados de acesso.

É um ponto de partida ideal para qualquer blog.

 

WP Super Cache

(https://wordpress.org/plugins/wp-super-cache)

Se você tem muitas visitas e deseja melhorar a entrega do conteúdo aumentando a velocidade que o conteúdo é acessado, o WP Super Cache cria arquivos estáticos (.html) de seus artigos atualizando-os periodicamente, assim nenhuma consulta desnecessária é feita no servidor e isso aumenta muito a velocidade do seu blog. O plugin não requer muitas configurações, por padrão já vem configurado com o básico para otimizar sua performance, porém com recursos avançados pode ficar ainda mais rápido.

 

Clef Two-Factor Authentication

(https://wordpress.org/plugins/wpclef)

Clef é um plugin para autenticação em dois passos (2FA), com ele você não precisa decorar senhas complexas, o plugin age em conjunto com um aplicativo em seu smartphone, sincronizando os dois (blog e aparelho) e permitindo o acesso apenas a quem for o dono do aparelho, evitando assim qualquer acesso indevido. A autenticação é segura graças a uma criptografia RSA, eliminando o uso de senhas porém mantendo uma altíssima segurança. Em caso de ausência do aparelho você ainda pode utilizar o acesso por senha, mas lembre-se de gerar uma senha de alta complexidade, não precisa memorizar, por isso use uma grande quantidade de caracteres.

 

Yoast SEO

(https://wordpress.org/plugins/wordpress-seo)

(Grátis/Premium)

Um dos plugins mais utilizados para otimização nas buscas, o Yoast SEO oferece ferramentas de configuração de publicações, meta dados, palavras-chave, verifica a falta de informações importantes para as buscas, com todos os recursos gratuitos ele já ajuda de uma forma espetacular a sua caminhada para um blog otimizado, os recursos premium são complementos que vão te deixar certamente ainda mais preparado para o Google.

Crie descrições mais eficientes, palavras-chaves mais precisas, analise as informações que serão publicadas, veja como seu artigo será exibido nas buscs, crie sitemaps, integre-se as redes sociais, configure seu feed de notícias, entre outros recursos mais avançados.

 

BackUpWordPress

(https://wordpress.org/plugins/backupwordpress)

Para não correr o risco de perder seu blog, não poderíamos esquecer de uma ferramenta de backup, o BackUpWordPress oferece recursos de backup excelentes, tais como backup agendado, cópia de segurança do seu banco de dados, compressão de arquivos em formato .zip, baixo consumo de recursos, integração com upload diretamente para o DropBox, GoogleDrive, Amazon, etc. Um grande diferencial é o baixo consumo de recursos, ideal para hospedagens compartilhadas.

 

Sucuri Security

(https://wordpress.org/plugins/sucuri-scanner)

(Grátis/Premium)

Plugin fornecido por uma grande empresa de segurança especializada em proteção contra invasões, auditoria de arquivos, proteção contra malwares, o Sucuri Security entre seus recursos ajuda a manter a integridade de seus arquivos, proteção contra ataques, scan periódico contra infecções, entre outros recursos das contas premium. Com toda certeza é uma ferramenta de segurança a mais que vale ter em seu projeto.

 

Broken Link Checker

(https://wordpress.org/plugins/broken-link-checker)

Mais um plugin simples e que requer pouca configuração mas que é de grande utilidade é o Broken Link Checker, trata-se de um monitor de links quebrados. Com ele você é notificado em seu painel sempre que forem encontrados links que estejam offlines, com redirecionamentos errados, ou algum outro problema, isso ajuda a manter seus artigos sempre atualizados e funcionando.

 

CloudFlare

(https://wordpress.org/plugins/cloudflare)

(Grátis/Premium)

Integre facilmente uma conta do CloudFlare ao seu blog WordPress, conte com os recursos de otimização, cdn de alta velocidade distribuídos em várias partes do mundo, proteção contra DDoS, entre outros recurss para a melhoria de performance de seu blog. O plano grátis oferece diversos recursos excelentes, irá atender as suas necessidades básicas de segurança, o plano premium inclui proteções com firewall avançado otimizado para aplicações web, otimização para dispositivos móveis, estatísticas em tempo real, sistema avançado de proteção DDoS e suporte preferencial 24/7.

 

Dicas extras

 

Não instale um plugin que você não sabe o que faz

Muitas vezes a curiosidade por acabar trazendo problemas de performance, configurações bagunçadas, arquivos alterados ou apagados ou configurações visuais erradas e isso acaba trazendo um impacto negativo aos seus visitantes.

Cuidado com plugins com funções semelhantes

As vezes você pode acabar instalando plugins que fazem a mesma tarefa e acaba gerando conflito entre quem irá realizar determinada ação, um pode atrapalhar o outro e isso não é nada bom para o seu blog.

 

Conclusão

Lembre-se de que essas dicas são úteis para a maioria das situações, mas você pode aproveitar outras opções de plugins de acordo com o seu objetivo, seja um blog pessoal, empresarial ou de entretenimento. Siga as dicas e com certeza você irá aprender cada vez mais em nosso blog como utilizar da melhor forma possível essa incrível ferramenta gestora de conteúdo mais utilizada no mundo.

Talvez você goste

Top