Porque pensar na futura manutenção do seu projeto php?

Porque pensar na futura manutenção do seu projeto php?

21/07/2017 às 11:00WordPress

Um cliente envia um e-mail informando que tentou realizar uma compra ou uma consulta em seu site e diz que retornou um erro, você descobre que esse problema precisará de um pouco de tempo e precisa ser realizada uma manutenção emergencial para que tudo volte a funcionar, e no caso de uma empresa, esse problema não afete as vendas e a imagem da empresa junto aos clientes. Essa situação crítica não é exclusividade de grandes corporações, simples formulários de contato, orçamento, e-mails que não são enviados ou que não estão chegando a sua equipe, tudo é um problema que pode afetar qualquer negócio.

Quando você contrata um profissional que irá desenvolver seu site é sempre importante conhecer o portfólio, entender como funcionará as manutenções, se tudo será compatível com as tecnologias mais recentes, dessa forma você evitar ter surpresas na hora que mais precisar. Já publicamos artigos que falam da segurança das aplicações, formas de otimizar cada uma delas, e qual a importância de uma boa hospedagem de site para seu projeto, hoje listamos bons motivos para você se preocupar com a manutenção dele.

Custo elevado

Quando você precisa de alterações ou qualquer atualização em seu código pode ser que tenha a necessidade de separar um orçamento exclusivo para essa atividade, se você é o desenvolvedor isso pode até não ser um problema, já que você mesmo realiza o serviço, mas quando falamos de uma empresa que contratou uma equipe ou mesmo trabalhos freelancer que precisam de manutenção, pode ser necessário um valor elevado para cobrir as horas de trabalho desse profissional.  Por isso recomendamos que sempre encontre um profissional que siga as boas práticas da programação php para que esse problema nunca chegue até você.

Sites menos complexos vão demandar um baixo custo de manutenção naturalmente, mas é sempre bom ter em mente de que quanto mais funções ocê disponibiliza a seu público, maior é a atenção que deve ter com o funcionamento correto de todo esse projeto.

Tempo perdido

Um trabalho que geralmente levaria 1 mês pode levar 2 ou 3 meses, seu negócio pode parar por mais tempo do que o previsto? Esse pode ser um grande prejuízo quando você não está preparado para manutenções e seu código não ajuda a tornar as coisas ainda mais rápidas. Quando uma correção leva mais tempo do que o previsto você pode estar perdendo muito dinheiro, principalmente se for uma mudança que comprometa a utilização do seu sistema pelos seus clientes ou visitantes. O problema pode ser maior quando seu serviço de hospedagem também não oferece suporte para o seu trabalho, o que pode adicionar mais alguns dias ao seu calendário, por isso escolha uma hospedagem de site de qualidade.

Como desenvolvedor, busque métodos de criação mais rápidos, através de frameworks php que já estão a um tempo no mercado e já tem uma comunidade ativa você economiza tempo e tem a sua disposição uma série de módulos e componentes que podem ajudar muito na tarefa.

<ins data-revive-zoneid="13" data-revive-id="31d0ba1c219d49d0fef839f7a1f63941"></ins>

Compatibilidade

Como já falamos em um artigo recente sobre a compatibilidade dos seus projetos php, pensando novamente na questão financeira, quando você tem um sistema incompatível com as novas tecnologias você acaba tendo problemas de compatibilidade com elas, e as vezes isso pode trazer alguns problemas na execução de aplicações essenciais para o seu negócio.

Siga a risca as dicas dadas na publicação e faça com que sua equipe tenha a mesma preocupação, se você contrata desenvolvedores freelancers nada muda, deixe claro suas necessidades e sua visão do futuro para sua aplicação ou website, atualmente quanto mais conectada com seu público sua empres está, mais recursos digitais ela precisa para manter essa conexão, seja através das redes sociais, site ou blog, então evite ter problemas que deixe algum desses meios fora de operação.


Mudança de equipe

Se você trabalha com diferentes pessoas em sua equipe de desenvolvimento, mudanças repentinas podem trazer problemas na hora de uma atualização. Mudar os desenvolvedores pode ser um grande problema quando cada um trabalha de forma muito diferente, com isso pode se tornar uma grande tarefa entender o que cada um escreveu e como corrigir esse pedaço de código, o que acaba levando também ao primeiro e segundo problema, por isso é importante escolher bem quem fará parte do seu desenvolvimento e como esse integrante trabalha para que seja produtivo para todos, inclusive para o cliente.

É sempre bom acompanhar as novidades e tendências e aos poucos ir preparando seu site para elas, você trabalhará com uma manutenção simples mas que trará correções e melhorias constantes para que em um determinado momento não seja como uma maratona deixar o site do jeito que você precisa para atender um público ainda mais exigente. Isso você pode fazer com uma equipe mais enxuta e mais fácil de controlar a qualidade do trabalho.


Conclusão

Criar uma aplicação que possa ser modificada, atualizada e melhorada de forma rápida e intuitiva é essencial para um grande projeto, seja uma pequena ou grande empresa, ter seu site e seus sistema em pleno funcionamento e com uma interação impecável com o usuário é fundamental para o sucesso do seu projeto.

Quando falamos de aplicações críticas essa necessidade é ainda mais importante, se tempo é dinheiro, você certamente não quer perder nenhum dos dois, você pode até mesmo acessar nossa página de cloud gerenciado para entender melhor como esse produto pode beneficiar seu projeto de alto desempenho.

Gostou de nosso post? Compartilhe: