Frameworks php que você deveria experimentar

Frameworks php que você deveria experimentar

11/07/2017 às 11:31WordPress

Mesmo com a grande variedade de linguagens disponíveis para o desenvolvimento web, grande parte dos back-ends web ainda rodam o velho conhecido PHP, com o passar do tempo a necessidade de entregar soluções cada vez mais rápidas e com um tempo de desenvolvimento reduzido, é aí que entram os frameworks, além de facilitar a vida de qualquer programador, eles entregam uma estrutura organizada, modular e pronta para o trabalho. Com a escolha certa do framework você vai conseguir aumentar sua produtividade e reduzir suas dores de cabeça.

Já falamos sobre algumas boas práticas para qualquer programador php, a grande vantagem de usar qualquer um dos frameworks é o grande ecossistema que existe a disposição dos desenvolvedores, são milhares de plugins, módulos, fragmentos de código, tutoriais, guias completos, uma infinidade de conteúdo que pode ser muito bem aproveitado a qualquer momento por qualquer nível de programador. Na ISBrasil todos os servidores são compatíveis com PHP 5 & 7, então fique à vontade para testar qualquer um deles em seus projetos com a nossa hospedagem de site.

Laravel

É quase unanime a opinião dos desenvolvedores com este framework, considerado um exemplo de código limpo e elegante, laravel está em alta dentre os concorrentes da linguagem, oferece um excelente o ecossistema, com uma documentação impecável e estruturas desenvolvidas especialmente para ele, serviços de deploy de aplicações como o Forge, inúmeros kits de desenvolvimento um melhor do que o outro, preparado para o PHP 7 e com uma estrutura de urls amigáveis, tudo o que você precisa é de algumas horas de estudo e logo estará programando facilmente.

Symfony

Sendo considerado um framework para aplicações de alto desempenho, Symfony é mais um framework fullstack de nome e que já faz parte de uma grande parcela da web, inclusive do projeto Laravel. Sua flexibilidade para atender de grandes a projetos mais simples é um grande diferencial, sua estrutura modular faz com que ele seja leve e útil para qualquer projeto. Muito bem visto por todos, é base de muitos projetos populares como Drupal, Joomla, Magento, entre outros.

A ideia por trás de tudo isso é trazer facilidade no uso, design simples e organizado, um código legível, seguindo o melhor da estrutura MVC. Apesar de ter uma curva de aprendizado um pouco maior se comparado aos outros, mas a documentação ajuda bastante.

CodeIgniter

Em sua versão 3 e com muitos seguidores, o CodeIgniter traz leveza, segurança aprimorada e configurações quase zero, assim como seus companheiros, baseia-se no padrão MVC e traz um excelente conjunto de bibliotecas para as tarefas mais comuns, junto a uma estrutura organizacional muito simples e fácil acesso a essas bibliotecas. Sendo base de diversos projetos online, incluindo Gestores de Conteúdo populares e ainda os novos, traz essa adaptação bem aceita por todos os tipos de projeto.

CakePHP

Ainda que tenha mais de uma década desde a sua primeira versão, lançada em 2005, o CakePHP ainda é muito usado e respeitado entre os desenvolvedores, tem uma ótima participação da comunidade, ativa e lançando diversos módulos para suprir cada vez mais funções , compatível com as versões mis recentes do PHP, traz um sistema CRUD integrado para facilitar a interação com o banco de dados, traz nativamente componentes para e-mails, gestão de cookies, segurança, controle de acessos, tem um sistema de cache flexível que ajuda a aumentar a performance naturalmente, o melhor de tudo é que funciona com praticamente nenhuma configuração, seu uso é tão bem visto que grandes empresas já usam em seus projetos.

Phalcon

Um framework recente mas já bem estabelecido entre os programadores, Phalcon traz todas as vantagens dos frameworks full-stack e ganhou popularidade rapidamente, seu lema é de ser o mais rápido já desenvolvido por conta da sua base em C e C++, o que faz com que tenha um ganho considerável de performance em seu processamento.

Em seus pontos fortes podemos citar o baixo consumo de CPU, suporte ao padrão MVC e HMVC, controle de dependências aprimorado, preparado para servir aplicativos REST, sistema de rotas muito flexível e segurança aprimorada, dentre muitos outros benefícios. Com toda certeza vale muito a pena usar esse promissor framework.

Conclusão

Se você já conhece algum desses frameworks sabe que fazem uma grande diferença no mercado, grande parte dos back-ends estão rodando sob php e exigem cada vez mais performance e agilidade no desenvolvimento de seus criadores, quando você se especializar em um deles e estudar um pouco mais as tendências do mercado com certeza vai estar um passo à frente e preparado para as novidades que estão por vir. Já falamos sobre as vantagens de migrar para o PHP7, você pode tirar algumas dúvidas e depois ler mais alguns artigos do nosso blog.

Gostou de nosso post? Compartilhe: