Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Porque verificar a compatibilidade do seu projeto PHP?

18/07/2017 às 10:30 Ajuda

Porque verificar a compatibilidade do seu projeto PHP?

Você precisa migrar seu projeto para uma nova empresa de hospedagem e após todo o processo percebe que algumas coisas não estão funcionando como deveriam.

Após algumas semanas e dores você descobre que alguma extensão do php não faz parte do seu plano de hospedagem, você descobre que não é possível realizar a instalação dela ou que você tem que realizar um upgrade de plano muito acima do valor contratado.

Essa situação é mais comum do que se imagina, e é por isso que preparamos esse artigo para listar alguns bons motivos para sempre iniciar seus projetos com verificações de compatibilidade quando for escolher um novo provedor.

Estar offline é perder dinheiro

Com toda certeza você não quer perder dinheiro, ter surpresas ao migrar seu site e descobrir que nada está funcionando não é uma escolha aceitável, você não pode simplesmente esperar tudo voltar a funcionar e passar horas com seus clientes tentando acessar seu site e não poderem, se você está iniciando suas campanhas de marketing e investindo um orçamento dedicado a elas, não gostaria de ter esse problema.

Isso poderia acabar atrasando todo o seu cronograma e prejudicando sua captação de novos clientes.Se você é desenvolvedor, vale a pena dar uma olhada em nosso artigo sobre os melhores frameworks php para seus projetos, isso pode te ajudar a não entrar nesse primeiro problema.

Descobrir erros em momentos críticos

Atrair visitantes é uma tarefa complexa, converter esses visitantes em clientes é mais uma jornada, demanda tempo e estratégias muito bem traçadas.

Mudar seu site de um provedor a outro e no momento em que você mais precisar descobrir que tem algum problema que impede que seu futuro cliente feche negócio é muito ruim, é uma primeira impressão negativa e você com certeza ficará sem jeito na hora de admitir a falha e tentar convencer de que isso não irá mais acontecer, e com sorte ele ainda aguardará para tentar novamente em um outro momento.

Mas com toda certeza você não deseja contar com a sorte, não é? Principalmente quando os problemas podem envolver a segurança dos seus projetos, falamos inclusive de dicas de segurança que você não pode deixar de verificar.

Perder o suporte de quem desenvolveu

Muitas vezes esse é um problema critico, na maioria delas para ser mais exato. Quando você contrata um profissional para desenvolver seu site ou um projeto mais complexo, encontrar um profissional capacitado é um grande passo, mas algumas vezes você pode passar por um problema incomodo, que é perder o suporte da pessoa que criou tudo.

Pode se tornar um pequeno problema, quando esse trabalho é bem documentado, organizado e de fácil manutenção, dessa forma qualquer novo desenvolvedor poderá dar continuidade a essa tarefa.

Na pior das hipóteses você terá muito trabalho para encontrar alguém que possa resolver esse problema.Nessa situação é sempre bom saber se quem desenvolveu seu projeto segue boas práticas no desenvolvimento de projetos em php.

Ter que refazer todo o projeto do zero

Quando você acaba entrando na pior das hipóteses que descrevemos no tópico anterior, podem existir duas possibilidades, a primeira é levar um tempo considerável para que tudo seja corrigido.

Aa outra é que tudo terá que ser refeito por motivos técnicos, seja por incompatibilidade, práticas ruins de desenvolvimento, insegurança de funções, entre outros aspectos, por tato é sempre bom avaliar a forma como está iniciando um projeto pessoal ou para clientes, assim você não corre o risco de chegar a essa fase do problema.

Pontos importantes

Descrevemos uma situação bem ruim que não é exclusividade de grandes projetos ou mesmo um caso raro de se acontecer, já tivemos relatos de projetos que levaram 2 meses a mais para serem concluídos por conta de uma incompatibilidade que só foi percebida na hora de ser posto em produção.

Se você não tem um projeto crítico que não pode passar do prazo esse pode ser um problema contornável, mas se não for esse o seu caso, mais 2 meses parado pode se tornar um enorme problema.

Aqui na ISBrasil nós trabalhamos com servidores atualizados e contendo a maior parte das bibliotecas usadas pelos desenvolvedores, nunca tivemos qualquer problema de incompatibilidade com nossos clientes e seus projetos em PHP, é mais uma dica quando se trata de escolher um bom provedor de hospedagem.

Conclusão

Ainda que seja um artigo breve, a situação que tratamos é bem complexa, por mais simples que um site ou sistema seja, ele não pode parar quando se trata de uma empresa que precisa estar 100% disponível para seus clientes, seja para uma busca de informação ou atendimento de clientes atuais, além de trazer uma péssima experiência para os visitantes.

Alguns deles estão buscando pela sua empresa pela primeira vez, e ter essa primeira recepção é uma péxima apresentação.

Não esqueça de dedicar o tempo necessário para escolher uma ótima empresa de hospedage de site, temos alguns artigos que falam um pouco mais sobre esse assunto e você pode navegar por nosso blog para aprender aind amais sobre a importância de uma hospedagem de qualidade.

Gostou de nosso post? Compartilhe: