Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Google AdWords x SEO: qual o melhor investimento?

29/06/2016 às 13:20 AdWords SEO

Google AdWords x SEO: qual o melhor investimento?

Se você tem um negócio online e está pensando em investir em Google Ads ou SEO, saiba que essa é uma ótima ideia! Ambas as ferramentas fazem parte do que chamamos de SEM (Search Engine Marketing), mecanismo responsável por melhorar sua performance em buscadores da internet e trazer mais conversões para o seu site.

Não importa qual o seu negócio. Seja com um site, loja virtual ou blog, se você deseja ser encontrado pelo seu público, precisa entender um pouco sobre Google Ads e SEO. Mas qual delas será a opção ideal para você? Vamos discutir um pouco mais sobre isso logo abaixo, em um guia preparado pela equipe da ISBrasil para você!

ilustração de seo utilizado

Google Ads e SEO: tão iguais, mas muito diferentes

Vamos lá, para começar a falar um pouco mais sobre qual investimento é o ideal para o seu negócio, discutiremos um pouco sobre semelhanças e diferenças entre as duas estratégias.

Google Ads é basicamente a plataforma de publicidade que o Google utiliza para monetizar suas milhões de buscas diárias.

Aqui na ISBrasil já falamos como anunciar no Ads e também sobre como criar campanha no Google Ads, além de nossas dicas para melhorar campanha no Ads.

Ao decidir investir em Google Ads, você precisará pagar. O pagamento acontece toda vez que o seu anúncio é visualizado ou clicado nas pesquisas realizadas pelos usuários.

Na lógica utilizada pelo Ads, as campanhas de diversos anunciantes competem em um leilão de palavras-chave. Nele, são levados em conta três critérios fundamentais: o lance dado, a relevância do anúncio e o índice de qualidade de cada campanha.

Em contrapartida, o SEO (Search Engine Optimization) tem como principal objetivo utilizar técnicas para tornar o seu site interessante para diversos motores de busca (incluindo o Google).

Ao contrário do que muitos pensam geralmente, o SEO não é uma estratégia gratuita. Isso porque, quando um empreendedor decide investir em otimização para seu site, geralmente está contando com a ajuda de profissionais ou uma agência especializada. Mesmo quando faz todo o trabalho por sua própria conta, é preciso considerar a quantidade de tempo que está sendo colocada nessa atividade.

Algumas considerações sobre Google Ads e SEO

A essa altura do texto, já deve ter ficado claro que ambas as ferramentas se baseiam na escolha acertada de palavras-chave. Se por um lado, ao utilizar o Google Ads você precisará saber quais palavras comprar, por outro, ao fazer uma otimização SEO também é necessário trabalhar suas principais palavras-chave ao longo dos conteúdos presentes em seu site.

Se você desenvolve um bom trabalho na otimização SEO, seu site estará otimizado e, ao longo do tempo, passará a receber cada vez mais visitas e tráfego orgânico (ou seja, gratuito) vindo dos buscadores da internet. Isso mostra que os buscadores estão percebendo o seu site como relevante para o usuário que faz a pesquisa.

Caso o bom trabalho esteja sendo feito através da plataforma Google Adwords, o aumento no rendimento também acontece. Quanto mais relevante um anúncio se torna, mais cliques ele receberá e, seguindo a lógica da ferramenta, menor será o seu custo.

Saindo um pouco da questão das palavras-chave, o que podemos discutir acerca das vantagens e desvantagens de SEO e Google Ads? Confira algumas considerações abaixo:

palavras chaves para seo e google ads

Amplitude

Em relação ao alcance efetivo das duas estratégias, algumas considerações podem ser feitas.

O Google Ads, por ser uma plataforma desenvolvida pelo Google, está restrita somente a esse buscador.

Por outro lado, ao investir em uma lógica de otimização SEO, você e sua empresa ganham relevância não só aos olhos do Google, mas também em outros buscadores da internet como Bing, Yahoo etc.

Por outro lado, enquanto seus resultados com o SEO estarão disponíveis somente através da rede de pesquisa, investir em anúncios do Ads permite com que você apareça em sites parceiros e aproveite as estratégias de publicidade também em redes de display.

Prazo de validade

Em questões de prazo, o investimento em SEO talvez valha mais a pena. Isso porque, ao finalizar uma campanha no Google Ads, ela imediatamente deixará de exibir anúncios e gerar tráfego.

Já o SEO só se fortalece ao longo do tempo, gerando cada vez mais tráfego e conversões (mesmo que já não se gaste mais nada com ele).

Flexibilidade com palavras-chave

Como a internet está lotada de anunciantes que se preocupam com estratégias SEO, não é fácil competir quando falta foco. Por isso, o recomendável é escolher poucas palavras-chave relevantes e trabalhá-las de maneira exaustiva em seu site.

Por outro lado, o Google Ads é muito mais flexível e permite que você trabalhe com uma gama maior de palavras-chave.

Controle do orçamento

Em relação ao controle do orçamento, ambas as estratégias são muito tranquilas.

Como já dissemos mais acima, só é preciso tomar cuidado com a ideia de que o SEO é uma otimização gratuita.

Mesmo que você esteja fazendo tudo por conta própria, é importante calcular qual o tempo está sendo empregado nessa tarefa.

Já em relação ao Google Ads, a ferramenta permite que você controle seu orçamento diário. Dessa forma fica bastante difícil que você acabe por perder o controle de gastos com suas campanhas.

Métricas e resultados

Boas campanhas no Google Ads geralmente podem trazer resultados imediatos. Por outro lado, o SEO leva tempo e é considerada uma estratégia a longo prazo.

Ao analisar as métricas do Ads, você poderá contar com ferramentas como o Google Analytics, que facilitarão muito o seu entendimento sobre o que está funcionando ou não nas campanhas.

Já o SEO é um pouco mais nebuloso nesse sentido, o que dificulta a compreensão e análise de suas métricas.

De uma forma ou de outra, tanto Google Ads quanto o SEO, quando bem feitos, apresentam um bom custo-benefício e são determinantes para que um negócio decole e alcance cada vez mais sucesso na internet.

Não tenha mais problemas com 502 bad gateway! Aprenda comor resolver!

Como a ISBrasil pode ajudar você?

Se você tem um negócio e está procurando investir em Google Ads ou SEO, saiba que contar com a ajuda de especialistas pode ser muito importante neste momento.

Seja oferecendo loja virtual e hospedagens de site totalmente otimizadas em SEO ou administração de campanhas Ads, nossa empresa conta com know-how e expertise suficientes para ajudar a sua a decolar através da internet.

Desde 2003 no mercado e sempre priorizando a qualidade dos nossos serviços, já ajudamos cerca de 10 mil clientes a alçarem voo em território online.

Não importa o que você precise, a ISBrasil pode te ajudar!

Se quiser saber mais sobre planos de gerenciamento de campanhas do Google Ads ou hospedagem de site fique à vontade para acessar o nosso site e descobrir um pouco mais sobre a nossa história!

Gostou de nosso post? Compartilhe: