Google AdWords x SEO: qual o melhor investimento?

Google AdWords x SEO: qual o melhor investimento?

Categoria: AdWords

29/06/2016 às 13:20

Google AdWords x SEO: qual o melhor investimento?

 

Se você tem um negócio online e está pensando em investir em Google AdWords ou SEO, saiba que essa é uma ótima ideia! Ambas as ferramentas fazem parte do que chamamos de SEM (Search Engine Marketing), mecanismo responsável por melhorar sua performance em buscadores da internet e trazer mais conversões para o seu site.

Não importa qual o seu negócio. Seja com um site, e-commerce ou blog, se você deseja ser encontrado pelo seu público, precisa entender um pouco sobre Google AdWords e SEO. Mas qual delas será a opção ideal para você? Vamos discutir um pouco mais sobre isso logo abaixo, em um guia preparado pela equipe da ISBrasil para você!

 

Google AdWords e SEO: tão iguais, mas muito diferentes

 

Vamos lá, para começar a falar um pouco mais sobre qual investimento é o ideal para o seu negócio, discutiremos um pouco sobre semelhanças e diferenças entre as duas estratégias.

Google AdWords é basicamente a plataforma de publicidade que o Google utiliza para monetizar suas milhões de buscas diárias.

 

Saiba mais sobre o Google AdWords em nossas outras postagens:

"Como anunciar no AdWords"

"Como criar campanha no Google AdWords"

"Dicas para melhorar sua campanha no AdWords"

 

Ao decidir investir em Google AdWords, você precisará pagar. O pagamento acontece toda vez que o seu anúncio é visualizado ou clicado nas pesquisas realizadas pelos usuários.

Na lógica utilizada pelo AdWords, as campanhas de diversos anunciantes competem em um leilão de palavras-chave. Nele, são levados em conta três critérios fundamentais: o lance dado, a relevância do anúncio e o índice de qualidade de cada campanha.

Em contrapartida, o SEO (Search Engine Optimization) tem como principal objetivo utilizar técnicas para tornar o seu site interessante para diversos motores de busca (incluindo o Google).

Ao contrário do que muitos pensam, geralmente o SEO não é uma estratégia gratuita. Isso porque, quando um empreendedor decide investir em otimização para seu site, geralmente está contando com a ajuda de profissionais ou uma agência especializada. Mesmo quando faz todo o trabalho por sua própria conta, é preciso considerar a quantidade de tempo que está sendo colocada nessa atividade.

 

Algumas considerações sobre Google AdWords e SEO

 

A essa altura do texto, já deve ter ficado claro que ambas as ferramentas se baseiam na escolha acertada de palavras-chave. Se por um lado, ao utilizar o AdWords você precisará saber quais palavras comprar, por outro, ao fazer uma otimização SEO também é necessário trabalhar suas principais palavras-chave ao longo dos conteúdos presentes em seu site.

Se você desenvolve um bom trabalho na otimização SEO, seu site estará otimizado e, ao longo do tempo, passará a receber cada vez mais visitas e tráfego orgânico (ou seja, gratuito) vindo dos buscadores da internet. Isso mostra que os buscadores estão percebendo o seu site como relevante para o usuário que faz a pesquisa.

Caso o bom trabalho esteja sendo feito através da plataforma Google Adwords, o aumento no rendimento também acontece. Quanto mais relevante um anúncio se torna, mais cliques ele receberá e, seguindo a lógica da ferramenta, menor será o seu custo.

Saindo um pouco da questão das palavras-chave, o que podemos discutir acerca das vantagens e desvantagens de SEO e Google AdWords? Confira algumas considerações abaixo:

 

 

 

Amplitude

Em relação ao alcance efetivo das duas estratégias, algumas considerações podem ser feitas.

O Google AdWords, por ser uma plataforma desenvolvida pelo Google, está restrita somente a esse buscador. Por outro lado, ao investir em uma lógica de otimização SEO, você e sua empresa ganham relevância não só aos olhos do Google, mas também em outros buscadores da internet como Bing, Yahoo etc.

Por outro lado, enquanto seus resultados com o SEO estarão disponíveis somente através da rede de pesquisa, investir em anúncios do AdWords permite com que você apareça em sites parceiros e aproveite as estratégias de publicidade também em redes de display.

 

Prazo de validade

Em questões de prazo, o investimento em SEO talvez valha mais a pena. Isso porque, ao finalizar uma campanha de AdWords, ela imediatamente deixará de exibir anúncios e gerar tráfego.

Já o SEO só se fortalece ao longo do tempo, gerando cada vez mais tráfego e conversões (mesmo que já não se gaste mais nada com ele).

 

 

Flexibilidade com palavras-chave

Como a internet está lotada de anunciantes que se preocupam com estratégias SEO, não é fácil competir quando falta foco. Por isso, o recomendável é escolher poucas palavras-chave relevantes e trabalhá-las de maneira exaustiva em seu site.

Por outro lado, o Google AdWords é muito mais flexível e permite que você trabalhe com uma gama maior de palavras-chave.

 

Controle do orçamento

Em relação ao controle do orçamento, ambas as estratégias são muito tranquilas.

Como já dissemos mais acima, só é preciso tomar cuidado com a ideia de que o SEO é uma otimização gratuita. Mesmo que você esteja fazendo tudo por conta própria, é importante calcular qual o tempo está sendo empregado nessa tarefa.

Já em relação ao Google AdWords, a ferramenta permite que você controle seu orçamento diário. Dessa forma fica bastante difícil que você acabe por perder o controle de gastos com suas campanhas.

 

Métricas e resultados

Boas campanhas no Google AdWords geralmente podem trazer resultados imediatos. Por outro lado, o SEO leva tempo e é considerada uma estratégia a longo prazo.

Ao analisar as métricas do AdWords, você poderá contar com ferramentas como o Google Analytics, que facilitarão muito o seu entendimento sobre o que está funcionando ou não nas campanhas.

Já o SEO é um pouco mais nebuloso nesse sentido, o que dificulta a compreensão e análise de suas métricas.

De uma forma ou de outra, tanto Google AdWords quanto o SEO, quando bem feitos, apresentam um bom custo-benefício e são determinantes para que um negócio decole e alcance cada vez mais sucesso na internet.

 

 

Como a ISBrasil pode ajudar você?

 

Se você tem um negócio e está procurando investir em Google AdWords ou SEO, saiba que contar com a ajuda de especialistas pode ser muito importante neste momento.

Seja oferecendo loja virtual e hospedagens de site totalmente otimizadas em SEO ou administração de campanhas AdWords, nossa empresa conta com know-how e expertise suficientes para ajudar a sua a decolar através da internet.

Desde 2003 no mercado e sempre priorizando a qualidade dos nossos serviços, já ajudamos cerca de 10 mil clientes a alçarem voo em território online.

Hospedagem, loja virtual, e-mail marketing…. Não importa o que você precise, a ISBrasil pode te ajudar!

Se quiser saber mais sobre planos de gerenciamento de campanhas do Google AdWords ou hospedagem de site com otimização SEO, fique à vontade para acessar o nosso site e descobrir um pouco mais sobre a nossa história!

 

 

Talvez você goste

Top