Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Google Adwords: Como funciona? Dicas para criar sua primeira campanha

11/06/2016 às 14:00 AdWords

Google Adwords: Como funciona? Dicas para criar sua primeira campanha

Quando falamos em marketing digital, é impossível não lembrar do Google AdWords. Esse sistema é primordial para conseguir ganhar dinheiro na internet de forma fácil, rápida e segura.

Se você tem um site, deve começar já a investir nessa alternativa para conquistar mais pessoas, clientes e visualizações.

Embora seja bastante comentado, muita gente não sabe realmente como funciona o Google Ads.

Ele é ‘apenas’ o principal serviço de publicidade dessa gigante da tecnologia, um sistema de links patrocinados que gera sua principal receita. E por isso, mesmo que você saiba como anunciar no Google Ads é sempre bom aprender um pouco mais.

Não tenha mais problemas com 502 bad gateway! Aprenda comor resolver!

Como funciona o Google Adwords na prática?

Os links patrocinados estão presentes na maioria dos sites que você acessa sempre quando faz uma busca no Google.

Sabe aqueles primeiros anúncios que aparecem logo de cara, que mudam de acordo com a palavra-chave? Então, esse é o esquema do Google Ads, que gera custo por clique tanto para a empresa/site/pessoa que investe no serviço quanto para o próprio Google, obviamente.

A classificação dos anúncios mais relevantes segue uma fórmula de custo por clique e índice de qualidade, ou seja, não basta fazer qualquer coisa que tenha a ver com o assunto pesquisado para ficar em primeiro lugar na página.

Tudo segue um critério bem definido pelo buscador, no qual a qualidade vem sempre em primeiro lugar.

Entenda

Você quer fazer uma campanha para seu site, chamando para uma matéria sobre emagrecimento. Não adianta apenas investir em um bom título (isso conta, mas é apenas uma parte) sendo que o conteúdo do texto está ruim.

Para aumentar a relevância, o Google faz uma análise completa para levar o internauta ao melhor conteúdo.

Esse método é muito elogiado por especialistas, já que além de fácil, simples e muito eficiente, é versátil e dá espaço para todos os tipos de serviços e usuários, desde aquele cara que está começando a montar um site agora até uma empresa que fatura milhões por mês.

Para investir, você pode contar com a ajuda de um serviço de hospedagem e marketing digital, no qual terá todo o suporte necessário e uma série de planos para escolher.

Na IS Brasil, por exemplo, há opções básicas, para quem ainda está se familiarizando com o Google Ads, até níveis maiores, bom para a pessoa/grupo que quer investir pesado no serviço.

Mas, como já dissemos, não adianta separar uma verba enorme para investir em publicidade no Google Ads se sua campanha não é atraente.

Uma coisa malfeita e pouco interessante dificilmente vai atrair cliques e gerar uma renda legal para seu projeto. E aí que você precisa ficar ligado.

Como criar sua primeira campanha no Google Ads?

Quem é marinheiro de primeira viagem nesse mundo de marketing digital sempre tem muitas dúvidas do melhor a fazer para começar a ganhar uma grana extra online.

Com tantas informações e concorrência, fica difícil saber o que levar em consideração para não fazer feio na web.

Criar sua primeira campanha no Google Ads não é difícil, muito pelo contrário, mas, como já dissemos, é preciso focar em um anúncio e conteúdo de qualidade para conquistar o público.

Mais do que fazer algo bom, é preciso estudar e buscar sempre formas de otimizar cada vez mais e se destacar na rede.

Dicas para fazer uma campanha de sucesso no Ads?

Descubra as necessidades das pessoas: Primeiro você precisa pensar em todas as qualidades do produto e serviço que está oferecendo.

O que ele tem de bom e pode melhorar a vida das pessoas? Por que elas estão procurando isso? Identificar as necessidades e como o que você está vendendo vai supri-las e ser útil para alguém é um passo primordial.

A partir daí você se põe no lugar da pessoa e aumenta a empatia pela sua campanha, a fim de fazê-la gostar e comprar o produto.

Conheça seus clientes:

Pegando carona no primeiro tópico, quem deseja ter destaque precisa conhecer bem seus potenciais clientes.

O Google Analytics é a ferramenta certa para isso, pois informa de onde vem e como age o público que se interessa em seu serviço.

Quanto mais dados você tiver, melhor saberá o que fazer para atender às necessidades das pessoas.

Seja objetivo

Você está na internet e as pessoas querem soluções rápidas e eficazes. Não adianta ser muito didático e fazer algo maçante, ninguém gosta disso.

Ser direto e objetivo é fundamental, mostrando qual o ganho e as vantagens que a pessoa terá ao comprar seu produto ou ler o conteúdo divulgado

Trace metas

Não dá para dar tiro no escuro achando que as coisas vão acontecer do nada. É preciso ter uma estratégia e uma meta bem definidas antes de apostar em uma campanha no Google Ads.

Estabeleça um valor e faça um plano de quanto ele deve render, reconhecendo o investimento e analisando os pontos positivos e negativos do processo.

Fique de olho na concorrência

Assim como você, os concorrentes também estão trabalhando diariamente para conseguir mais pessoas e relevância no Google.

Não adianta fazer uma campanha maravilhosa sem considerar os planos dos rivais.

Vale saber muito bem quem são, como são seus anúncios, o quanto duram, como se posicionam e como é o conteúdo.

Atente-se aos detalhes:

Na hora de começar a campanha, é imprescindível atentar-se a todos os detalhes. Lembre-se que o Google preza pela qualidade, por isso é bom explorar bem o serviço anunciado com informação relevante e exclusiva.

Tente usar palavras-chave específicas, evitar duplicação de keywords e investir em um bom SEO. Além disso, a pessoa deve ser direcionada ao que está anunciado, e não a uma página inicial ou outra que não tenha a ver com a chamada. Revise tudo para não ter erro!

Monitore constantemente:

Depois que sua campanha estiver na rede, faça um monitoramento para avaliar os pontos positivos e negativos.

Quem deseja crescer e ter destaque precisa otimizar cada vez mais seus serviços e recursos, corrigindo as falhas e oferecendo o que há de melhor para os clientes e quem deseja atrair.

Esperamos que você tenha gostado das dicas para criar sua primeira campanha no Google Ads.

Se tiver dúvidas, entre em contato com a IS Brasil ou deixe um comentário no post.

 

Gostou de nosso post? Compartilhe: