Saiba qual a importância das parcerias empresariais

22/02/2018 às 10:46 Hospedagem de Sites

Saiba qual a importância das parcerias empresariais

Fazer boas parcerias empresariais é muito importante, principalmente para quem está iniciando um negócio. É preciso estar ligado a bons profissionais para conseguir agregar mais valor à sua empresa. Unir forças em parcerias estratégicas pode e deve ajudar na conquista de um bem comum. Esse tipo de parceria visa uma troca de benefícios entre empresas e tem como objetivo a evolução destas no mercado, já que os resultados neste caso geralmente aparecem mais rapidamente com a união do que com a individualidade.

Estabelecer parcerias empresas se tornou muito importante para empresas de diferentes segmentos como forma de se tornarem mais competitivas no mercado. Ao contrário do que se pensa, as parcerias não surgem apenas entre as grandes empresas do mercado, micro e pequenas empresas também vem se tornando adeptas dessa estratégia para se ajudar mutuamente. Isso por que estas empresas não possuem muitos recursos para realizar grandes investimentos, para poder por exemplo, oferecer mais serviços a um custo acessível ou mesmo comprar equipamentos para expandir produção, etc.

Não existe uma forma ideal de fazer parcerias, as junções devem atender as necessidades das empresas envolvidas para ser, de fato, vantajosas. Por isso, assim como se recomenda antes de abrir um negócio, é indicado estudar e planejar antes de fechar parcerias empresariais. É extremamente importante realizar pesquisas de mercado para verificar se a parceria é viável para sua empresa. Também não se deve colocar as parcerias empresariais como as únicas ou o foco principal para o crescimento da empresa. Esse tipo de parceria deve ser usado apenas como instrumento, uma parte da estratégia do seu negócio que podem facilitar a entrada da sua empresa no mercado ou reforçar a imagem da sua marca.

Quais são os tipos de parcerias empresariais?

Existem duas formas mais conhecidas de parcerias empresariais e ambas visam agregar valor a uma marca e aumentar os lucros de um negócio. Confira:

Terceirização de atividades

Esse tipo de parceria é uma das principais tendências do mercado. A terceirização funciona da seguinte maneira: uma empresa se alia a outra para oferecer benefícios que agreguem valor a marca. Por exemplo, uma agência de comunicação pode se unir a uma agência de fotografia, para oferecer serviços fotográficos e vice-versa.

Entre as principais vantagens desse processo estão a redução de custos com equipamentos e profissionais, elimina a burocracia e alivia as funções operacionais de um negócio, gera mais empregos e pode ser uma boa alternativa financeira para os envolvidos.

Incubadoras de empresas

Essa é uma excelente alternativa de parceria entre negócios para empresas que estão iniciando sua trajetória no mercado e por isso ainda estão desenvolvendo seus projetos, e consequentemente tem dificuldade em se estabelecer no mercado, por conta do pouco preparo empresarial. As incubadoras são organizações que buscam auxiliar as pequenas empresas, oferecendo um suporte técnico especializado para ajudar os novos negócios a se consolidarem no mercado, inovando e apresentando novos produtos e serviços para os consumidores.

As empresas incubadas, ou seja, as que buscam se apoiar nas incubadoras recebem todo o apoio necessário para o desenvolvimento de produtos e serviços. A ideia é fazer os novos empreendimentos amadurecem, formatando estratégias desde o planejamento até a execução das atividades.

Confira também qual é a melhor hospedagem de site.

Quais são as principais vantagens de firmar parcerias empresariais?

Estabelecer parcerias empresariais é uma tendência no mercado. Esta é a chance ideal para que pequenas empresas possam abraçar desafios maiores e se arriscar em novos mercados, sem a necessidade de grandes investimentos, o que substitui os custos do negócio.

Maior poder de alcance

Ao firmar parceria com outra empresa, seu negócio terá a vantagem de adquirir clientes da parceria e vice-versa. Além disso, o custo para desenvolver ações de marketing e publicidade para anunciar a união entre os negócios será bem baixo, o que deve resultar num aumento de alcance de ambas as empresas.

É importante frisar que quanto mais parceiros uma empresa têm, mas ela pode agregar a sua marca. O problema é que ela tanto pode passar uma imagem positiva como uma imagem negativa, o que acaba prejudicando sua empresa no mercado.

Redução de custos dos fornecedores

Um dos objetivos das parcerias empresariais é fazer as empresas envolvidas alcançarem um maior número de clientes, e claro, um maior número de vendas. Porém, em meio ao aumento de demanda, será preciso aumentar a produção do seu negócio, comprando mais matéria-prima. Mas isso pode ser uma vantagem, já que conforme você comprar mais de seus fornecedores, mais fácil será negociar descontos e abrir oportunidades para fechar novas compras a um preço mais acessível.

Aumento de produtividade

Com as parcerias empresariais, muitas empresas acabam compartilhando tarefas de gestão e produção de produtos e serviços. Essa integração geralmente resulta numa diminuição no tempo de realização das tarefas, o que aumenta a produtividade de ambas as empresas que podem utilizar o tempo que será economizado para esquematizar outras estratégias de mercado.

Oferta de preços mais acessíveis

Com a redução de custos provida pelas parcerias empresariais e um possível aumento das vendas, no caso do sucesso, o que gera a oportunidade de ofertar seus produtos e serviços por um preço mais em conta para seus clientes, criando excelentes promoções no mercado.

Existem desvantagens em parcerias empresariais?

Bom, como em todo e qualquer negócio, sim! É preciso entender que a possibilidade de duas empresas trabalharem integradas, pode levar a inúmeros conflitos quanto ao processo de criação e oferta de produção e serviços, até a qualidade apresentada pelos mesmos, etc. Por isso, o mais indicado a se fazer é pesquisar bastante no mercado para tentar fechar parcerias apenas com empresas que estejam alinhadas com seus objetivos de mercado. Além disso, firme um contrato onde seja possível especificar como será o processo de parceria, o que compete a cada empresa, definindo toda a execução de projetos.

Lembre-se que os bons resultados surgem apenas quando ambas as empresas estejam motivadas a crescer no mercado, agregando mutuamente valores as suas marcas. Gostou? Confira mais dicas em nosso blog e conheça os nossos planos para o serviço de Hospedagem de Site

Gostou de nosso post? Compartilhe: