Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

10 aplicativos para criação e apresentação de portfólios

23/07/2018 às 18:28 Ajuda

10 aplicativos para criação e apresentação de portfólios

Todo profissional sabe a importância de criar portfólio, afinal esse pode ser um enorme diferencial na sua apresentação profissional para um futuro cliente ou até mesmo para a divulgação do seu trabalho.

Porém nem todos sabem como fazer um portfólio profissional.

Com a ajuda da tecnologia tudo fica mais fácil, desde montar portfolio até o apresentação do material. Mas como fazer um portfólio profissional que se apresente ao cliente com a máxima eficiência?

Esse artigo vai te mostrar quais são os 10 aplicativos que vão te ajudar a criar um portfólio de uma maneira simples e prática. Então leia até o fim para saber como fazer um portfólio online que faça seu trabalho ser escolhido!

Como fazer um portfólio online 

 

Não existem dúvidas de que a tecnologia chegou para ficar e ajudar a todas as pessoas. E claro que os profissionais criativos já aprenderam como fazer um portfólio profissional utilizando a internet.

Ela nos permite fazer uma exibição moderna dos trabalhos para os clientes, além da criação de apresentações para compartilhamento online. 

Se você for um pessoa criativa e organizada, maiores serão as chances de conquistar mais clientes, pois seus trabalhos ficarão muito mais interessantes de se ver. Então quando for montar um portfolio, preze sempre pela organização do mesmo.

Tudo vai depender da sua necessidade no momento e cabe uma dose extra de bom senso para escolher o aplicativo que mais se adequa a sua situação na hora de montar um portfolio, para que seja criada uma bela apresentação dos seus projetos pessoais e profissionais.

Escolher a ferramenta correta vai fazer toda diferença nessa hora, então acompanhe esse texto até o fim para aprender como fazer um portfólio profissional.

Criar um portfólio     

Montar um portfólio que mostre para seus futuros clientes toda a sua trajetória acadêmica e profissional é um excelente forma de despertar o interesse deles em contratar seus serviços. 

Mas um portfólio moderno e que detalhe, ao máximo, todos os trabalhos feitos na sua carreira pode ainda ser ainda mais chamativo, principalmente se você tem a intenção de fazer a divulgação online e para isso você precisa de uma hospedagem de site.

Se você demonstrar todas as suas habilidades profissionais para seus clientes, eles perceberão que você é um forte candidato e pode se diferenciar do seus concorrentes. Então, se busca se diferenciar no mercado de trabalho precisa aprender já como fazer um portfólio profissional.

Veja algumas dicas básicas de como montar portfólio.

 

 

ORGANIZE-SE

1. Crie uma lista de categorias

Você pode criar um portfólio com as mesmas categorias de um currículo tradicional. As categorias podem ser divididas em: apresentação pessoal, formação acadêmica, experiência profissional e cursos na área.

Caso queira, você também pode utilizar divisões por habilidades ou diferentes trabalhos já feitos, como se fosse uma espécie de guia. Isso deixa suas informações mais acessiveis quando for montar um portfolio.

Esta dica é especialmente importante para quem ainda não sabe como fazer um portfólio profissional, pois irá permitir apresentar os trabalhos de forma mais organizada ao cliente.

2. Selecione itens específicos

Tenha em mente como você pretende criar um portfólio para mostrar suas habilidades e qualidades profissionais aos seus futuros clientes.

Por isso o primeiro passo para definir como fazer um portfólio profissional, é definir os seus melhores trabalhos. Isso irá ajudar a convencer os interessados a te contratarem. 

Quando montar um portfolio, preze pelos seus trabalhos que geraram mais conversões ou receberam mais críticas positivas e não pelos que você mais gosta. Seja racional.

3. Adicione alguns detalhes

É fundamental que na hora de montar um portfolio você saiba como descrever, com detalhes..

Tudo deve ser feito de uma maneira breve quando for criar um portfolio e que explique perfeitamente qual foi o motivo da seleção e por que esse determinado trabalho feito foi importante para sua carreira profissional. Aprimore seus conhecimentos para registrar e realizar sua hospedagem de site.

4. Não se esqueça do básico

Você deve incluir uma breve introdução quando montar um portfólio. Uma que narre um pouco sobre sua formação profissional, bem como seus objetivos.

Isso é fundamental para que as empresas entendam melhor quais são seus objetivos e reconhecer seus principais talentos. Conheça os aplicativos que podem te ajudar e em seguida vamos falar mais detalhadamente de cada um:

  1. Porfolio for iPad
  2. Creative Portfolio by Behance
  3. 4ormat
  4. Carbonmade
  5. Cargo Colletive
  6. Flexfolios
  7. Minimal Folio
  8. FolioBook Photo Portfolio
  9. Xtrafolio Photo Portfolio
  10. Portfolio To Go for Flickr

Portfolio for iPad

O Portfolio para iPad é considerada uma das alternativas mais completas para criar um portfólio.

Ele é dividido em galerias para cada tipo de projeto e você ainda pode personalizar temas, cores e fontes para cada pasta. Essa organizção pode fazer a diferença na apresentação, então leve isso em conta se ainda não sabe como fazer um portfólio profissional.

O gerenciamento desse aplicativo permite que você inclua arquivos de diversos formatos e faça uma sincronização com o DropBox.

A grande vantagem é que ele também funciona no modo off-line, para que você não dependa de uma conexão com a internet na hora da apresentação. Em todo caso, você ainda pode contratar uma hospedagem de site para armazena-lo de forma online e assim, basta enviar um link quando a internet estiver disponivel.

Creative Portfolio by Behance

Trata-se de uma das mais importantes plataformas para criar um portfólio, escolhido por diversos profissionais do mundo.

O Behance funciona como uma espécie de rede social de especialistas de várias áreas, por isso tanto redatores como designers ou programadores optam por esta ferramenta para montar um portfólio.

Ele está disponível somente para iPhone e iPad e você poderá fazer o download de suas apresentações já personalizadas, além de toda a exibição do seu portfólio sem a necessidade de conexão com a internet.

4ormat

Esse aplicativo permite a criar um portfólio profissional de forma rápida e simples, mesmo para clientes com pouca capacidade técnica.

Cada usuário pode montar um portfólio em sua própria página de apresentação pessoal e profissional, podendo utilizar os diversos temas disponibilizados. Os portfólios também podem ser exibidos em smartphones e tablets.

Visite o site

Carbonmade

O Carbonmade permite que você crie sua própria URL e uma moderna personalização do layout. Esse site já acumula mais de 500 mil portfólios profissionais e o único problema é a otimização das imagens para internet de baixa qualidade. Essa pode ser uma boa opção na hora de criar um portfólio, se o seu trabalho não precisa de imagens.

Que tal baixar nosso e-book grátis? 

Visite o site

Cargo Colletive

É uma plataforma que permite a criação de portfólios com URLs personalizadas e que oferece a opção de organizar todos os seus trabalhos por categorias diversas.

Ele é bastante similar ao Carbonmade, oferecendo mais opções de personalização além de ser possível fazer modernas apresentações através de slides. 

Visite o site

Flexfolios

Esse aplicativo é um dos preferidos pelos profissionais criativos por causa da sua simplicidade e baixo custo. Ele permite que você crie e apresente seus projetos mesmo sem conexão com a internet.

O profissional ainda tem a opção de enviar um resumo de toda a apresentação para seus futuros clientes. É uma excelente opção para quem ainda não sabe como fazer um portfólio profissional, já que é uma ferramenta muito intuitiva.

Minimal Folio

Apesar de não ser o aplicativo mais completo em recursos, o Minimal Folio também é bastante usado por alguns empreendedores que desejam saber como fazer um portfólio profissional.

Ele é bastante simples, mas permite que você faça suas apresentações com elegância e inteligência. Você pode importar fotos, arquivos em PDFs e vídeos, além de sincronizar seu DropBox.

FolioBook Photo Portfolio

O FolioBook permite que você crie 3 galerias que tem capacidade de até 100 imagens cada.

O aplicativo oferece diversas opções de personalização de layout e apresentações de imagens através de slides. Ele é gratuito e está disponível para iPad.

Xtrafolio Photo Portfolio

Também disponível para iPad, o Xtrafolio apresenta imagens com resolução de excelente qualidade para exibição.

Ele ainda permite que você insira marcas d’água, diversos logotipos e várias outras ferramentas para incrementar seu portfólio. Para quem deseja saber como fazer um portfólio profissional, as marcas d'água adicionam ainda mais identidade empresarial ao seu trabalho.

Portfolio To Go for Flickr

Se você tem uma conta no Flickr não precisa nem se perguntar como fazer um portfólio profissional. Você pode montar um portfolio transformando todas as suas imagens em um material bacana e criativo. 

Nesse aplicativo, todos os arquivos são carregados via tablet e é permitido criar apresentações mesmo sem conexão com a internet. 

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. 

Como fazer um portfolio empresarial

Saber como criar um portfólio profissional é diferente de criar um portfólio como freelancer. Você pode investir em algum dos aplicativos citados neste texto se quiser montar um portfolio empresarial, desde que eles permitam as edições que levem a identidade visual da seu empresa ao cliente. 

Outra opção é a criação de um documento em PDF apresentando seus trabalhos, depoimentos de clientes e os valores da empresa. Você pode ainda utilizar o site da empresa como um portfolio com a apresentação de todos os seus trabalhos.

Em resumo, você pode criar um porfólio online para sua empresa utilizando algum aplicativo desses aplicativos ou simplesmente optando pele site da empresa.

Email de apresentação de portfólio

Outro ponto a se atentar é na hora de redigir um email de apresentação de portfólio. O e-mail não deve conter apenas o documento do seu portfólio ou o link de compartilhamento. 

Uma boa apresentação de portfólio inclui um texto de apresentação cordial e uma abordagem que não vise apenas vender seus serviços, mas também entender as necessidades do seu cliente.

Criar um porfólio de fotos

Um portfólio é ainda mais essencial para quem trabalha com imagens, sejam fotografos ou designers. É possível criar um porfólio online usando alguns dos aplicativos acima. Outra opção para criar um portfólio online para quem trabalha com imagens pode ser a sua rede social.

O Instagram por exemplo, pode ser uma excelente vitrine na hora de criar portfólio online e na apresentação de portfólio.

 

Gostou de nosso post? Compartilhe: