Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Benefícios do VPS

16/09/2016 às 09:05 Hospedagem de Sites

Benefícios do VPS

VPS é um termo comum que aparece sempre quando você busca um provedor de hospedagem, não é mesmo? Embora esteja em alta, muita gente ainda não sabe do que se trata esse tipo, muito mencionado no marketing digital, sobretudo quando falamos sobre servidores e criação de sites.

Estamos sempre reunindo dicas e informações valiosas para você e o seu negócio, sabemos que no mercado de hoje cada detalhe faz toda a diferença na hora de conquistar mais um cliente ou fazer com que ele tenha uma experiência de navegação agradável e passe a ter mais confiança para fechar futuros negócios.

Pensando em tirar essas dúvidas de uma vez por todas, preparamos esse artigo com tudo sobre VPS, inclusive seus benefícios e porque você precisa pensar em mudar para esse serviço o mais breve possível para garantir o crescimento do seu site e melhores resultados nas buscas, para saber de todas essas dicas e muito mais, acompanhe o post!

ilustração o que é vps

1 - O que é o VPS?

Primeiramente, é preciso saber claramente do que se trata o VPS. O nome já diz muita coisa desse recurso, o popular Virtual Private Server – um servidor privado virtual, literalmente falando, trata-se de uma máquina completa e espaço de armazenamento em um ambiente virtual próprio, restrito apenas ao administrador.

Ou seja, quando você contrata um VPS, ficará responsável por toda a parte técnica envolvendo manutenção, instalações, configurações e até mesmo os resultados estratégicos que essa gerência irá impactar, trabalhando muito além de uma simples hospedagem. Além de gerenciar seu próprio negócio, a vantagem de um ambiente maior e mais robusto é que você ainda pode vender parte para outros sites ou empresas, equilibrando os seus custos operacionais e gerando mais renda na internet.

Qual é a hora certa de mudar?

Especialistas em marketing digital garantem que esse recurso é ideal para quem está no nível mais intermediário do seu projeto. Muita gente começa a investir na web com um serviço básico de hospedagem, geralmente para poucos sites. Com o tempo, porém, percebe a necessidade de dar um upgrade tanto em seus próprios projetos quanto para ajudar outras pessoas, as visitas estão aumentando, o consumo de banda não está mais compatível com o uso do mês, você implementou novos recursos que estão consumindo mais processamento, e tudo isso já não está mais dentro dos limites do seu plano atual.

Assim, muitos indivíduos resolvem apostar em uma revenda de hospedagem e, logo depois, pensar em adquirir um VPS, que é bem mais robusto e mais barato do que um servidor dedicado, é o produto certo se você ainda não precisa de um Cloud Gerenciado, que tem um custo operacional um pouco maior, mas por conta dos seus recursos maiores, que podemos falar em um outro artigo.

Na hora de planejar a sua contratação e mudar para um servidor VPS, vale ficar atento as mudanças que você terá que passar para tirar todo o proveito desse serviço e aumentar a performance do seu site sem impactos aos seus visitantes, temos dois tipos de planos, e já falamos sobre as diferença entre VPS e servidor dedicado.

2 - Como o VPS funciona?

Quando você vem de um serviço de hospedagem compartilhada, apenas precisa cuidar de suas configurações e ajustes, que são bem reduzidos, já que por se tratar de um serviço comum a todos os usuários, o provedor do serviço é quem gerencia e configura toda a parte técnica dessas máquinas. Mas entendendo um pouco mais como funciona um servidor VPS, resumidamente podemos dizer que ele é uma “nova máquina” instalada para você, um ambiente virtual, mas com todos os aspectos de uma máquina dedicada. Você precisa configurar tudo o que vai precisar para usar seus serviços, servidor web, servidor de e-mails, monitores de recursos, ajustes de performance, segurança, rotinas de backup e manutenção preventiva, é realmente uma tarefa que exige um pouco mais de cuidado e de tempo. É como comprar um computador novo, você precisa instalar todos os programas que pretende usar, não é?

arte com virtual private server

3 - Como configurar uma hospedagem VPS?

Como já comentamos, um VPS oferece uma infinidade de configurações, você pode ajustar cada detalhe do seu servidor e como ele irá atender determinada demanda de acessos ou servir uma aplicação de alto desempenho. A melhor forma de fazer isso é através de um especialista no assunto, com a contratação de um gereciamento de servidor, cada um deles terá suas vantagens de uso e você precisa entender em qual deles você se encaixa, tudo isso vale o investimento, já que você passa a ter a segurança necessária para cuidar mais do seu negócio e menos da parte técnica.

Para deixar ainda mais claro as diferenças entre esses processos de configuração e serviços extras de gerenciamento, você precisa entender como cada um deles funciona, assim fica mais fácil decidir qual deles você deve contratar.

VPS gerenciado

Quando você precisa do serviço mas não está preparado para assumir todas as responsabilidades e conhecimento técnico necessário, nesse caso além do VPS você contrata também um gereciamento de servidor, no qual vai ter toda a infraestrutura e atendimento personalizado para suas demandas, pode contar com um painel de controle cPanel (assim como nos outros planos de Revenda de Hospedagem e Hospedagem de sites), porém com muito mais processamento e memória, para aumentar ainda mais a sua segurança e evitar dores de cabeça, você ainda pode opcionalmente contratar serviços como uma hospedagem com backup, assim você mantem seus arquivos armazenados em segurança em casos de emergência e através do monitoramento fica sempre atento a problemas que possam vir a acontecer, com a vantagem de ter um sistema de auto correção eficiente resolvendo mais de 90% dos problemas possíveis catalogados por nossa equipe, contando ainda com uma equipe de especialistas prontos para te dar o suporte necessário sempre que precisar, ou seja, você se preocupa apenas com seu site que é o seu negócio e deixa o servidor por nossa responsabilidade. Normalmente temos pacotes para gerenciamento de servidor com cPanel + VPS, entre em contato conosco e conte com nossa ajuda.

_BANNERGERENCIAMENTOAQUI

VPS semi-gerenciado

O semi-gerenciado funciona da mesma forma que o gerenciado, porém a gerenciamento deve ser feita totalmente pelo usuário, sem painel auxiliar ou configuração anterior. É uma ótima alternativa para quem tem o conhecimento técnico necessário para deixar o ambiente de acordo com seus objetivos, um espaço personalizado para seu trabalho, os custos logicamente são menores, é o que mais se vê por aí pois a empresa que está locando não tem responsabilidade nenhuma sobre o servidor, backup, monitoramento ou suporte, são poucas que oferecem gerenciamento como opção..., mas isso tem vantagem? Sim os custos, mas será que compensam os benefícios? Você deve analisar com calma e chegar as suas conclusões, cada necessidade é um caso à parte. Nós oferecemos também essa modalidade? Sim, mas preferimos entregar um serviço completo com todas as garantias.

Dentre os benefícios do VPS, estão listados a segurança, desempenho, fácil configuração, autonomia e economia. Há muitas qualidades interessantes que, com certeza, chamarão sua atenção para esse serviço. Listamos as principais, acompanhe!

4 - Benefícios do VPS

Ótimo custo-benefício

O preço do plano de contratação de um VPS está bem abaixo de um servidor dedicado e um pouco mais elevado que um serviço de revenda de hospedagem. Pelas funções e pela autonomia total do cliente, é considerado um ótimo custo-benefício. Para quem busca uma alternativa ideal para manter o crescimento de seu negócio online, é um bom investimento, sobretudo a longo prazo. Nesse caso, é preciso contar com uma empresa que ofereça diversos planos, para escolher o que mais cabe no seu bolso. A ISBrasil tem ótimas opções, para saber mais, acesse o site.

Muitas vezes você acaba sendo indicado para a contratação de servidores mais robustos e com um investimento mensal fora do seu orçamento, mas por falta de opções você acaba contratando, afina, você precisa do seu site funcionando, não é? Mas agora que você já sabe como um servidor VPS pode te ajudar, entende o benefício número 1.

Segurança e privacidade

O ambiente de um VPS é totalmente seguro e privativo, o que chamamos de isolado, bem diferente de uma hospedagem compartilhada, onde qualquer problema com outros usuários podem influenciar o desempenho do seu site, dependendo do provedor, alguns limitam o processamento e consumo de recursos para cada conta, mas isso nem sempre acaba sendo a solução definitiva. Com um servidor VPS você não tem nenhuma dificuldade na execução de processos, base de dados, envio e recebimento de e-mails, nenhum usuário de fora pode afetar as especificações reservadas a sua máquina virtual. Cada um trabalha em seu próprio espaço, sem chance de erros graves, ataques e ameaças da web. Além disso, é fundamental saber que o suporte da empresa contratada sempre deve ser contatado em caso de problemas.

ilustração segurança de um VPS

Alto poder de manipulação

Caso você tenha optado por VPS semi-gerenciado, terá um alto poder de manipulação, deixando tudo configurado de acordo com seus planos de trabalho. Mesmo no caso do gerenciado, a autonomia é bem maior quando comparado às demais opções. Para se ter uma ideia, é possível você mesmo corrigir erros, reiniciar o servidor, instalar novas aplicações, ajustar configurações, entre outros fatores que ocorrem na rotina de trabalho. É um modo independente que garante ao administrador deixar tudo da melhor forma possível, tanto para seu próprio negócio quanto para os clientes.

Toda essa facilidade de personalização deve ser levada muito a sério, por se tratar de um acesso a nível de administrador, o usuário root pode fazer coisas incríveis, mas também pode deixar um servidor inteiro fora de operação, portanto é preciso ter o máximo de atenção a cada comando e personalização importante, realizar testes locais e de preferência sempre ter um backup de todos os seus dados.

Uma excelente oportunidade para ter vários projetos

Dentre as Vantagens do VPS está a possibilidade de ter mais performance que uma hospedagem compartilhada, mais segurança, customização garantida, e tudo isso junto com a facilidade de manter vários projetos na mesma máquina, todos funcionando de forma eficiente e com performance de sobra, seja em uma VPS gerenciada ou semi-gerenciada, você pode incluir vários sites e configurar cada um deles com domínios diferentes, uma ótima alternativa para desenvolvedores que precisam estar sempre testando novos projetos e querem ter um ambiente de desenvolvimento exclusivo para seus clientes.

5 - Para quem ele é indicado?

Para quem é o VPS? Podemos dizer que por ter tanta flexibilidade, é um serviço que atende todo tipo de projeto, tirando sites muito básicos, que podem funcionar perfeitamente em hospedagens compartilhadas, um servidor VPS é sempre indicado para quem precisa de um servidor exclusivo para sua empresa, um ambiente isolado e seguro para o site e outras aplicações, quem precisa de mais desempenho para atender mais visitantes ou precisa personalizar coisas que uma hospedagem compartilhada não permite.

É uma excelente opção para desenvolvedores, pois permite a criação de um ambiente de desenvolvimento exclusivo e que pode atender sem problemas seus projetos e clientes. Além da alta possibilidade de personalização, a redução de custos e a centralização das suas contas em um único lugar pode ser uma ajuda extra na hora de gerenciar vários clientes e sites.

6 - Como escolher um servidor VPS?

A escolha de um servidor vps não é tão difícil quando você já tem uma ideia do que precisa, ainda que não tenha todo o conhecimento técnico de um especialista na área, você pode determinar quais as necessidades atuais do seu projeto e dessa forma saber como passar essa informação para um equipe que vai estar responsável por indicar a melhor solução, na ISBrasil por exemplo, temos uma equipe responsável por toda a área técnica e de infraestrutura, falando com esses especialistas você com toda certeza receberá boas opções.

A escolha precisa ser feita de acordo com cada tipo de projeto, se você começou a receber muitas visitas e o seu plano atual não está comportando os acessos, é um bom motivo para a mudança, escolha um plano que possa te dar uma folga entre esse upgrade e o próximo, será tempo suficiente para coletar estatísticas e poder entender ainda mais o que precisa no seu ambiente de produção.

Uma aplicação mobile que precisa de um painel administrativo robusto, uma rede de sites corporativos que não podem de forma alguma ficarem offline, mensagens de e-mail que precisam chegar sempre nas caixas de entrada, todas essas são situações decisivas na hora de contratar o seu novo servidor VPS.

Um último ponto na hora de contratar, é saber se você precisa de um servidor nacional ou internacional, a diferença de velocidade pode ser percebida e milissegundos, mas algumas aplicações exigem esse detalhe, servidores nacionais tem um custo mais elevado, então cabe a você pensar bem se precisa que ele seja brasileiro.

hospedagem de sites

Conclusão

A partir do momento em que você começa a entender mais do funcionamento de um servidor, seus planos ficam mais ambiciosos. O VPS é um grande passo para chegar a um servidor dedicado, no qual é indicado para grandes empresas e corporações. Não é difícil alcançar esse nível, desde que você faça um ótimo trabalho e execute todos os passos da melhor forma possível, para deixar tanto o seu negócio com boa visibilidade quanto o dos clientes.

Agora que você já conhece tudo sobre VPS, é indicado fazer uma boa pesquisa, avaliando cada nível, sobretudo quanto ao investimento. Há muitas opções disponíveis na internet, com suas vantagens e pontos a considerar.

A ISBrasil oferece uma série de planos para contratação de um VPS, com todas as informações possíveis para consulta do usuário. Além disso, conta com uma equipe pronta para tirar todas as dúvidas. Vale a pena conhecer e garantir o melhor serviço para sua empresa! E além disso revenda de hospedagem com 30 dias grátis.

E aí, gostou do artigo? Se tiver alguma questão a esclarecer, deixe um comentário no post. Boa sorte!

Gostou de nosso post? Compartilhe: