Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Quando contratar um gerenciamento de servidor

01/10/2020 às 10:29 Hospedagem de Sites

Quando contratar um gerenciamento de servidor

Para o funcionamento ideal, um servidor precisa ser devidamente bem gerenciado. Isto é, o desempenho deve ser acompanhado frequentemente em busca de falhas e antecipando possíveis problemas a partir de análises e criação de soluções eficazes. Nós já falamos por que contratar um servidor dedicado, mas agora vamos falar quando você deve contratar o gerenciamento de servidor!

Um servidor que esteja sendo mal gerenciado irá inevitavelmente apresentar uma série de problemas, como por exemplo:

  • Processos lentos
  • Sistemas offline
  • Perda de informações

Porém, o gerenciamento de servidores é uma tarefa que exige conhecimento técnico e bastante tempo, por esta razão grande empresas possuem departamentos responsáveis pela manutenção dos servidores.

Porém, se você contratou um servidor dedicado e não dispões de tempo ou de conhecimento para gerencia-lo adequadamente, é possível também contratar um serviço de gerenciamento de servidor.

A contratação de um gerenciamento de servidores não só irá solucionar os problemas citados acima, como também aumentará a segurança dos seus dados e prevenirá possíveis falhas no sistema operacional.

Gerenciamento de servidor, do que se trata

Existe um momento em que o crescimento do site não é suportado mais pela hospedagem de sites tradicional e neste ponto é muito comum a contratação de serviços mais robustos como VPS, cloud ou um servidor dedicado.

Quando isto acontece, em geral estes serviço exigem mais tempo e conhecimento que uma hospedagem para serem devidamente cuidados. Pensando nisso, muitos provedores oferecem o serviço de servidor gerenciado.

Isto é, a contratação de um servidor dedicado para hospedagem do seu site, porém com todas as responsabilidades de gerenciamento passadas para o provedor. Desta forma, todas a aparte técnica será feita por profissionais qualificados da própria empresa.

Esse tipo de serviço, obviamente gera um custo extra em relação a contratação de um servidor dedicado não gerenciado, porém trás uma série de ganhos como a economia de tempo e a certeza de que seu servidor estará sempre em bom estado de funcionamento. Na contratação de um serviço de gerenciamento de servidor, os seguintes serviços ficam a cargo do provedor:

  • Atualização de softwares
  • Backups
  • Manutenção da hospedagem
  • Suporte técnico especializado

Gerenciamento de Servidor aumenta segurança

Todas as informações do seu site (e dos seu negócio online) estarão contidas no seu servidor. Logo, a segurança do mesmo deve ser de primeira. Infelizmente, muitos clientes acabam por contratar um servidor dedicado sem gerenciamento e por não conseguirem gerencia-lo corretamente (seja por falta de tempo ou conhecimento técnico) acabam por colocar em risco suas informações.

Ao investir em um gerenciamento de servidor, uma equipe especializada ficará a cargo da segurança das suas informações, evitando vazamento de dados importantes e consequentemente um prejuízo.

Gerenciamento de servidor no crescimento do negócio

Geralmente quando se contrata um servidor dedicado, o seu negócio está em processo de crescimento. E essa é uma das grandes vantagens do servidor dedicado, a possibilidade de tornar seu crescimento escalável sem lidar com os mesmos limites impostos por uma hospedagem de sites.

Porém, para que essa escalabilidade aconteça de forma adequada e é imprescindível que seus servidores estejam sendo bem gerenciados. Por que?

Pois é justamente pelo monitoramento adequado que será possível verificar as melhorias necessárias, evitando possíveis travamentos e quedas de desempenho.

Para que isso funcione adequadamente, é preciso um planejamento que leve em conta o desempenho da máquina e como expandir suas capacidades sem tornar o seu site indisponível.

Todos esses processos exigem tempo e conhecimento técnico.

Gerenciamento de servidor como estratégia

A esta altura se tornou obvio que o bom gerenciamento de servidor é algo que afeta muito mais que a parte técnica, já que ele também se torna indispensável no crescimento do seu site.

Essa compreensão de como o seu crescimento afeta os servidores e vice versa, é fundamental na tomada de decisões estratégicas para saber como e quando investir.

Ou seja, você pode planejar um crescimento do seu site, mas para isso deverá também pensar em como o servidor atual irá lidar com a nova demanda. Se o seu servidor tem trabalhado com folga, isso pode ser um sinal que é hora de investir em atrais leads.

Por outro lado, se o seu servidor está engasgando, é um sinal de que os seus acessos são muitos e é preciso investir na infraestrutura.

Mas para que essas decisões sejam corretamente tomadas, é preciso ter certeza de que o servidor está sendo bem gerido. Por isso, se você não tem muito tempo livre ou não entende do assunto, é essencial uma equipe para o gerenciamento de servidores.

Trabalhando em conjunto com essa equipe, você terá mais tempo para se dedicar as decisões importantes do seu site e poderá confiar no bom desempenho do servidor dedicado.

Vantagens do gerenciamento de servidor

Para proporcionar uma visão bem clara, sobre o que você pode estar perdendo ao não contratar um gerenciamento adequado, preparamos uma breve lista de tópicos a seguir. Analise cada um com cuidado e então avalie o momento que sua empresa se encontra para contratar um gerenciamento de servidor.

Economia de tempo

Gerenciar um servidor adequadamente, requer muito tempo. Talvez no inicio você fosse capaz de conciliar os dois trabalhos (empreender no seu site e gerenciar os servidores), mas agora cada tempo gasto gerenciando o servidor é menos tempo dedicado ao crescimento de seu negócio.

Redução de panes e erros

Com o gerenciamento constante, a equipe responsável pode identificar e até mesmo antecipar falhas de sistema.

Basta pensar que cada falha que acontecer em seu servidor é potencialmente um prejuízo ao seu negócio, seja por perder tempo resolvendo ou ter o seu site fora do ar.

Manter um gerenciamento de servidores ativo, visto dessa forma, se torna um investimento e uma economia ao mesmo tempo.

Suporte

Muitas dúvidas podem surgir do gerenciamento de um servidor e os esclarecimentos sobre elas são muito bem vindos. Uma vez que sua equipe de gerenciamento lhe esclareça o que causou as falhas, seu conhecimento naturalmente irá aumentar e você adquirirá boas práticas no uso do servidor dedicado.

Conclusão

Se você deseja ter mais tempo para investir em seu negócio ou na produção de conteúdos ou mesmo se a sua empresa não possui um setor dedicado ao T.I, a contratação de um gerenciamento de servidores é de suma importância!

Não deixe de conhecer mais sobre nossos planos de gerenciamento de servidor e de compartilhar este texto para sanar as dúvidas de seus amigos!

Gostou de nosso post? Compartilhe: