E-mails não chegam? Saiba o que pode estar atrapalhando!

25/03/2018 às 19:45 Hospedagem de Sites

E-mails não chegam? Saiba o que pode estar atrapalhando!

Quase todas a pessoas tem um e-mail de contato e cerca de 90% delas o acessam pelo menos uma vez ao dia. Não há dúvidas de que e-mails são excelentes recursos para o envio de conteúdos importantes e para o recebimento de pequenos arquivos. Mas algumas falhas podem acontecer na configuração do software ou até erros no próprio servidor podem ocasionar alguns problemas para os milhares de usuários e, como consequência, a mensagem não chega ao destinatário. Neste artigo, você vai saber o que pode estar impedindo seus e-mails de chegarem, bem como a possíveis soluções para esse problema que pode fazer sua loja perder vendas online. Leia até o final e saiba mais sobre o assunto.

Caixa de mensagens cheia

Esse problema pode ocorrer mais frequentemente com destinatários que possuem e-mails de servidores privados, com pouco espaço de armazenamento. Ao receber um e-mail, o servidor identifica que a caixa de entrada do usuário está cheia e envia uma mensagem automática para o remetente informando que seu e-mail não pode ser entregue por atingir o limite de dados guardados. Neste caso, a solução mais óbvia é avisar ao destinatário para esvaziar sua caixa de entrada. Isso geralmente acontece com usuários que não acessam e-mails com frequência.

Endereço errado ou conta inexistente

Por conta da correria do dia a dia, muitas vezes você pode se enganar e digitar o endereço de e-mail de forma errada, algo que é bastante comum. Para o e-mail chegar com sucesso ao seu destino, ele precisa estar corretamente digitado. Vale lembrar que os endereços de e-mail não possuem qualquer tipo de acentuação. Quando você envia um e-mail com o endereço errado, o servidor do seu e-mail tenta enviá-lo mas não consegue entregar a mensagem ao destinatário, enviando uma mensagem automática informando o possível erro. Cada servidor apresenta uma mensagem diferente para seus usuários. Preste muita atenção ao digitar o endereço de e-mail de outra pessoa para que sua mensagem chegue ao destinatário. Leia nosso post sobre hospedagem ilimitada existe

Erro de configuração

Outro erro muito comum para quem utiliza software de e-mail, seja no desktop ou no celular. Quando o erro de configuração acontece, impossibilita o envio e o recebimento de mensagens. Alguns aplicativos até conseguem configurar automaticamente as contas de e-mails. Mas alguns servidores menos conhecidos necessitam de configurações específicas, necessitando de que as informações sejam digitadas manualmente.

Basicamente, o que você precisa saber para configurar um e-mail é: o tipo de conta do endereço do servidor de entrada, o endereço do servidor de saída, além de login e senha do seu e-mail. Alguns servidores para serem configurados corretamente e por causa da segurança extra, precisam identificar se o endereço é criptografado, alterar portas ou o identificar o tipo de autenticação. Por isso, caso o aplicativo não deixe tudo funcionando da maneira correta e apresentar erros, é importante buscar informações junto ao servidor do e-mail para saber o que houve.

Spam

Outro motivo porque seus e-mails não estão chegando. A verificação por parte do provedor de spam pode demorar um pouco, atrasando o envio. O provedor de e-mail leva um período para identificar e sinalizar fontes de e-mails maliciosos. A disponibilidade de serviços de e-mail gratuitos é imensa, tornando os endereços de e-mail totalmente descartáveis.  Os spammers podem facilmente obter endereços de e-mail e usá-los para enviar uma grande quantidade de mensagens em um curto período de tempo.

Isso pode inundar sua caixa de entrada com mensagens falsas, atrapalhando sua rotina no trabalho ou em casa. O seu serviço de e-mail precisa de algumas ferramentas para afastar esses e-mails indesejados. Alguns provedores de e-mail oferecem ferramentas inteligentes para combater spams. Os e-mails considerados saudáveis ficam na fila para o processo de envio aguardando todos os e-mails maliciosos serem descartados.

A famosa lista negra é bem simples de se entender. Trata-se de uma lista de e-mails permanentemente bloqueados. Nesse contexto, um usuário pode ser um endereço de e-mail, um endereço IP ou mesmo um outro servidor de e-mail como o seu. O greylisting tem o mesmo objetivo, mas bloqueia a mensagem temporariamente para verificar se o endereço é válido ou não. Aprimore seus conhecimentos em Hospedagem de site gratuito

Sobrecarga da rede

Em determinados momentos a latência da rede pode ser a causa do não recebimento de e-mails. A sobrecarga de e-mails a serem enviados em horários de pico pode interferir em todo o processo. Esse horário geralmente ocorre entre 10:00 as 12:00 e das 16:00 ás 17:00 que parece ser o momento em que as pessoas usam mais os serviços de e-mail. Evite usar e-mails nesses horários, caso seja possível.

O cliente de e-mail

Esse caso é um pouco menos rotineiro, mas costuma acontecer. Se o cliente estiver usando um e-mail como o Outlook ou Opera Mail, eles podem demorar para buscar novas mensagens no servidor. O e-mail chega no webmail, mas o programa não te notifica sobre novas mensagens no exato momento em que elas chegaram. Em algumas configurações a verificação automática é de 10 em 10 minutos. Esse é um caso fácil de se resolver, bastando configurar a verificação para um tempo menor, como a cada 5 minutos. Conheça nosso serviço de Hospedagem de Site

Anexos

Alguns e-mails que trazem grandes anexos também pode sofrer atraso ou não serem entregues aos destinatários. Dependendo da tamanho do anexo ou do seu formato, o e-mail pode não chegar na sua caixa de entrada. A solução nesse caso é contratar uma empresa de hospedagem que ofereça e-mail com uma enorme capacidade de armazenamento para que esses e os outros problemas sejam sanados. Quem trabalha no mundo online precisa de um serviço de e-mail que realmente funcione, certo?

Ainda tem dúvidas? Semproblemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nossa equipe, o cliente sempre vem em primeiro lugar e não medimos esforços para prestar um serviço de qualidade.

Gostou de nosso post? Compartilhe: