Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O mito da hospedagem ilimitada: por que isso é impossível?

16/07/2017 às 15:28 Hospedagem de Sites

O mito da hospedagem ilimitada: por que isso é impossível?

Saiba o que é a hospedagem ilimitada, os motivos que as empresas usam esse termo e de todos os mitos que circulam sobre esse polêmico assunto

Sabe quando te falam que seu site pode utilizar qualquer recurso que precisar como transferência de dados e todo o espaço no disco rígido, sem nenhuma preocupação? Pois é. Isso se chama hospedagem ilimitada e na verdade, trata-se de um grande mito por várias razões. Nada no mundo é ilimitado, ou seja, todos os recursos disponíveis são finitos e tudo tem um preço. O que acontece é que os provedores de hospedagem de site ilimitada oferecem para sua empresa a liberdade de hospedar em todos os websites que desejar, por um preço bastante acessível. Através desse artigo você vai descobrir porque a hospedagem ilimitada não existe e porque esse termo é usado com frequência.

Porque é impossível ter uma hospedagem ilimitada?

De fato, esse é um assunto muito polêmico. Você deve estar ciente de que toda empresa de hospedagem utiliza uma terminologia própria e as vezes, as coisas nem sempre são o que parecem. A palavra ilimitada, se verificarmos no dicionário, significa algo que nunca finda e não tem limites. Quando se trata de um plano de hospedagem de site, a palavra ilimitada, é sempre limitada. No mundo digital, tudo tem um limite e não adianta você querer armazenar toda a coleção de seus filmes ou fotos de 500 GB em seus hosts, porque isso não existe, certo?

 

O nosso mundo físico não permite Se raciocinarmos de forma lógica, o nosso mundo físico tem limitações e algumas coisas são impossíveis de se concretizar. Como poderia haver semicondutores ilimitados para construir as memórias RAM e CPU´s? Seria realmente possível oferecer banda larga ilimitada, quando existem limitações de cabos que fazem a transmissão de dados ao redor do mundo? Claro que não. Você deve ter percebido que ainda nem mencionamos o aspecto humano. É impossível contratar pessoas para manter ou fazer a manutenção dos servidores e redes ao redor do globo durante 24 horas por dia. Com uma população mundial de 7 bilhões de pessoas, em que 50% desse montante tem acesso à internet, é possível mesmo oferecer hospedagem ilimitada para todos?

 

Leia também nosso post sobre hospedagem de site barata

 

 

As empresas de hospedagem também são um negócio Você sempre deve ter em mente que toda empresa de hospedagem de sites é um negócio que visa o lucro, ou seja, os donos querem ganhar dinheiro. Seria realmente viável para qualquer empresa, independentemente do porte, oferecer para seus usuários, todos os recursos de computação de maneira ilimitada por apensas 15 reais por mês? Óbvio que não. A palavra ilimitada é somente um termo imaginário usado pelas empresas de hospedagem que querem vender seus serviços a qualquer custo. Pode ser até um pouco chamativo quando se fala em hospedagem web ilimitada, mas para atingir uma velocidade de disco ou de conexão de banda larga considerada excessiva por outros provedores considerados limitados, usa-se o termo ilimitado.

 

Pode ser comparada a um buffet Para uma melhor compreensão do mito da hospedagem ilimitada, ela pode ser comparada como uma ida a um buffet de casamento.  Você tem total liberdade de se servir e comer à vontade, desde que não esteja ultrapassando o seu limite. Com as empresas desse ramo funciona da mesma forma, ou seja, você sempre será bem-vindo para hospedar sites e usar recursos de hospedagem de maneira ilimitada, sem exagerar. Essas empresas tem regras e acabam restringindo os usuários de hospedagem ilimitada de diversas formas. Alguns exemplos podem ser a restrição do uso da CPU de sua conta quando você atingir o limite, que é muito baixo, ou descontinuar sua conta quando você exceder um certo número de inodes. Está vendo como nada é ilimitado?

 

Conheça outros tipos de limitações da hospedagem ilimitada A regra é simples: os usuários tem que dar lucro, senão vão ter os serviços interrompidos. Cadaprovedor de hospedagem ilimitada tem suas regras e formas de restrição de seus usuários. Limitação do uso de CPU e memória RAM, número de inodes e banco de dados, número de conexão de banco de dados e até mesmo uploads, são alguns de exemplos de limitações das empresas de hospedagem ilimitada. Assim que seu website atingir a zona vermelha, o plug é puxado do tomada ou alguns encargos adicionais em sua conta serão gerados. No prejuízo é que as empresa não ficam, certo?

 

Porque o termo hospedagem ilimitada é muito usado? As grandes empresas de hospedagem, geralmente possuem uma grande capacidade de hospedagem que jamais seria ultrapassada por um único site. O que muita gente não sabe, é que a maioria dos websites não precisam de muitos recursos para executar suas operações diárias. Como grande parte dos recursos disponíveis fica sem utilização, as empresas que oferecem hospedagem ilimitada, revendem essa capacidade de hospedagem não utilizada para seus clientes. Você pode estar achando que tal prática seja antiética, mas nem toda empresa de hospedagem é ruim ou oferece serviços sem qualidade. Existem empresas que são bastante confiáveis e extremamente eficientes, tanto na prestação de serviços, quanto no suporte aos seus clientes.

 

Em suma, a hospedagem ilimitada nada mais é do que uma tática do marketing muito utilizada pelas empresas para ganhar clientes, que geralmente não entendem do assunto. Lembre-se que nenhuma empresa vai oferecer um serviço de hospedagem ilimitada por 15 reais mensais. Antes de contratar qualquer serviço, nunca se esqueça de checar os pequenos detalhes como pós-venda, suporte aos clientes e a qualidade dos serviços prestados.

 

Ainda tem dúvidas sobre o famoso mito da hospedagem ilimitada? Sem problemas.Você pode ficar por dentro de outras dicas bacanas em revenda cpanel. Queremos saber se você está satisfeito com os serviços prestados pela empresa de hospedagem. Toda troca de experiências sempre é muito válida, principalmente se tratando de um assunto tão polêmico e que toda a atenção é pouca, pois vivemos em mundo capitalista, em que o lucro lidera absoluto.

 

Gostou de nosso post? Compartilhe: