Hospedagem de site grátis: Bom negócio ou cilada?

Hospedagem de site grátis: Bom negócio ou cilada?

Categoria: Hospedagem de Sites

02/06/2017 às 09:00

Quando alguém pensa em criar o próprio site, deve sempre pensar no objetivo, no que quer com aquela página da internet. Pode ser que você queira apenas ter uma página pessoal onde coloca seus textos e fotos, pode ser também que você queria abrir um pequeno negócio ou que queria divulgar os serviços que presta ou produtos que vende. São diversas os objetivos que alguém pode ter ao criar um website e uma das primeiras coisas a se pensar é na hospedagem de site

Como todos sabem, existem hospedagens gratuitas e muitos e muitos planos de hospedagens pagas espalhados por toda a internet. De início você pode pensar que vale mais a pena ter uma hospedagem gratuita. Mas será que vale mesmo a pena? Listamos aqui alguns dos principais tópicos sobre esse assunto para você tirar suas próprias conclusões se a hospedagem de site grátis é um bom negócio ou é cilada.

O seu site é profissional?

Responder essa pergunta praticamente te dá a resposta para a dúvida se você deve ou não utilizar uma hospedagem de sites gratuita. Primeiramente, uma hospedagem gratuita dificilmente te dará um domínio próprio .com.br ou .com. Você sempre terá o nome do site atrelado ao seu endereço, o que deixa o seu site ou blog com um ar menos profissional.

Existe um motivo para a hospedagem gratuita na web existir, pois esses sites também precisam de alguma fonte de renda. E a renda desses sites é basicamente composta por publicidade. O modelo de negócio típico de provedores de hospedagem gratuita na web é oferecer espaço para empresas exibirem seus banners de propaganda em sites. E esse tipo de hospedagem funciona muito bem se você não tem grandes pretensões com seu site ou blog.

Além disso, existem outros fatores que contribuem para que você escolha uma hospedagem paga como a liberdade para criar menus e layouts diferentes. As hospedagens gratuitas normalmente limitam essa parte com layouts prontos onde você praticamente não tem a liberdade de modificar e fazer o site ter a sua cara.

No geral, as hospedagens gratuitas são feitas para entusiastas ou pessoas que querem fazer algo mais pessoal. Fazer o seu portfólio online em um site com hospedagem gratuita pode até ser uma boa ideia, dependendo da sua área. Mas se você quer montar um site de empresa que vende ou presta serviços, é melhor pagar por uma hospedagem. 

Espaço de armazenamento

Outro ponto importante que deve ser destacada é o espaço que você tem para armazenar arquivos como fotos e vídeos. Em um plano de hospedagem gratuito você terá um espaço muito reduzido onde esses arquivos terão um peso grande e você terá que escolher bem o que vai postar antes que o seu espaço se esgote.

Mais uma vez, é preciso bater na tecla de que sites sem grandes pretensões e, principalmente, não profissionais, não terão muito problema com isso, mas o resto pode. O limite de espaço para o site de uma empresa pode ser uma grande pedra no caminho, o que significa que não há muito o que fazer a não ser hospedar o seu site em um serviço pago onde você tem mais espaço e mais liberdade para gerenciar seus arquivos, seja lá quais forem os tipos.

A segurança do seu site

Hospedagens de sites pagas normalmente oferecem um suporte eficaz e que está lá para resolver os problemas que aparecerem para você, como ataques de hackers, por exemplo. Já em uma hospedagem gratuita é praticamente impossível você ter pessoas trabalhando para você dessa forma. Além disso, ferramentas como um backup (O que é backup?) bem feito e programado só são encontradas em serviços de hospedagem pagos. Por isso, é importante entender que, se você quiser mais segurança e tranquilidade para o seu site ou blog, um serviço de hospedagem pago é o mais recomendável.

 

 

 A monetização do seu site

Com uma hospedagem feita de forma gratuita, você dificilmente conseguirá gerar renda com o seu site e quando conseguir, provavelmente será muito pouco. O grande problema é que a falta de profissionalismo que esse tipo de site pode ter afasta potenciais clientes ou empresas que poderiam patrocinar o seu negócio.

Além disso, muitas empresas que oferecem hospedagem de sites gratuita não deixam você fazer propagandas como banners por lá, já que o espaço é reservado para propagandas que geram lucro para o próprio site de hospedagens, nada mais justo, já que você não paga nada para ter seu conteúdo divulgado.

Entre todas vantagens e desvantagens, você consegue, aos poucos, perceber se a hospedagem de site grátis é mesmo um bom negócio ou cilada. Analise os fatos e responda a pergunta do início do texto: Qual é o objetivo do seu site? Assim você irá descobrir se deve usar uma hospedagem de site grátis ou não. E se ainda não descobrir, preste atenção em cada um dos tópicos abordados aqui e os analise. Eu acho que com todas essas dicas já dá pra saber qual é a reposta para essa pergunta.

Concluindo, as hospedagem de sites gratuitas podem ser bons negócios ou ciladas, depende da situação. Vai ser um bom negócio especialmente se a sua intenção for fazer algo mais pessoal e que não exija muito espaço para arquivos. Se essa é a sua intenção, não precisa ter medo de hospedar o seu site gratuitamente em algum dos sites que disponibilizam essa opção. Porém, se você quer algo mais profissional como um site da sua empresa, um blog para negócios ou uma loja virtual, o mais recomendável é que você utilize serviços pagos que podem te dar suporte para diversos problemas que você possa vir a ter ou para ter toda a estrutura que um negócio sério necessita.

Agora, com todos os prós e contras sobre o assunto, já dá pra você saber se uma hospedagem de sites é um bom negócio ou uma cilada. É importante que você saiba que, se a sua intenção for ter uma negócio online onde vai gerar tráfego, realizar vendas ou ter diversos arquivos, é sempre bom contar com uma hospedagem de site que te ofereça suporte para todas as suas necessidades.

Gostou de nosso post? Compartilhe:

Talvez você goste

Top