Por que você precisa aprender linguagem HTML?

01/04/2018 às 12:28 Novidades

Por que você precisa aprender linguagem HTML?

Quando falamos nos diversos tipos de linguagens de programação existentes hoje em dia, é natural que algumas pessoas torçam o nariz ou até se sintam meio acuadas, mais pelo desconhecimento do que por qualquer outro motivo.

Mas a verdade é que, mesmo que você mantenha o seu site, blog ou loja virtual funcionando corretamente sem ter nenhum conhecimento sobre o assunto, é sempre bom ter uma noção básica por algumas razões. Primeiramente porque você pode estar preparado para qualquer eventual emergência que ocorrer com o seu negócio online, resolvendo pequenos problemas sem precisar da ajuda de ninguém.

Outro bom motivo é saber como o seu site funciona, já que isso pode te dar ideias de como otimizar o acesso de seus usuários. Por essas e outras razões, separamos uma lista do que de mais importante você precisa aprender sobre linguagem HTML e quais são as vantagens de ter esse tipo de conhecimento. Vamos lá?

O Que é HTML?

HTML é uma linguagem de computador criada especificamente para a criação de sites. Esses sites podem ser visualizados por qualquer pessoa conectada à Internet. É um tipo de linguagem relativamente fácil de aprender, com o básico sendo acessível para a maioria das pessoas de uma só vez e bastante poderoso no sentido de que você pode criar muitas coisas diferentes a partir dessa linguagem.

O HTML consiste em uma série de códigos curtos digitados em um arquivo de texto pelo autor do site. Esses códigos são chamados de tags. O texto é salvo como um arquivo .html e, depois de postado por um servidor, pode ser visualizado por diversos usuários a partir de seus navegadores.

Os navegadores leem o arquivo e traduzem o texto em uma forma visível, transformando esse código em um tipo de design, da forma descrita pelo autor do site. Cirar o seu próprio site em HTML implica em aprender a usar tags corretamente para criar sua visão. Uma das vantagens mais curiosas desse tipo de linguagem é que você pode usar qualquer coisa, desde um simples editor de texto até um poderoso editor gráfico para criar páginas HTML.

Conheça o nosso Serivço de Hospedagem de Sites. O planos básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, com preços a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

O Que são As Tags?

As tags são uma das coisas mais importantes que você precisa aprender sobre linguagem HTML. Trata-se de um elemento que separa o texto normal do código HTML. Elas são colocadas como palavras entre colchetes angulares, dessa forma .

Elas permitem que todas os elementos do site como imagens, tabelas, gráficos, animações e outras coisas, apareçam se comunicando com os navegadores para que eles renderizem a página. Tags diferentes executarão funções diferentes. As tags em si não aparecem quando você visualiza sua página por um navegador, mas os seus efeitos sim.

Existem outros tipos de Linguagem?

É necessário dizer que existem diversos outros tipos de linguagem que podem contribuir para que o seu site fique ainda mais poderoso. É o caso das linguagens CSS e JAVA, só para citar dois exemplos dos mais conhecidos. Ainda assim, o HTML continua sendo a base de tudo, o ponto de partida para quem quer criar um site e começar do básico.

É importante conhecer e adquirir novos conhecimentos, mas primeiramente é importante dominar o básico, saber fazer coisas boas com o que de mais simples você tem para que você possa dar os próximos passos com mais segurança. (Leia também: hospedagem ilimitada existe?).

Quais são as Vantagens do HTML?

Sabendo que existem diversos tipos de linguagens na internet, ainda que a HTML seja a mais conhecida. Quais são as principais vantagens de usar esse tipo de linguagem? Bom, algumas delas são:

  • É uma linguagem reconhecida por todo tipo de navegador.
  • É fácil de aprender.
  • É barata, já que você não precisa de nenhum software caro para usar essa linguagem.
  • É a mais utilizado por todos na internet e, por isso, traz sempre novidades e inovações.

A partir dessas vantagens, você com certeza vai perceber que o que você precisa aprender sobre linguagem HTML vai muito além de saber quais são as tags a serem usadas ou o que significa cada código. Você também precisa aprender a ter um pensamento amplo, que permita que você tenha criatividade para fazer com que o seu site seja único dentro desse mundo de possibilidades que é a linguagem HTML.

Ainda que você não tenha conhecimentos profundos sobre o tema, é necessário saber, pelo menos o básico, sobre as coisas que tornam o seu site o que ele é, pois só assim você consegue ter uma visão concreta de como você pode evoluir e qual é o caminho mais rápido ou o melhor para que o seu site cresça e, consequentemente, que seu negócio multiplique o seu alcance.

No fim das contas, o grande objetivo é conseguir passar a sua mensagem para o maior número de pessoas possível, mas para que isso aconteça, passos como saber o que você precisa aprender sobre linguagem HTML precisam ser dados. (Leia: Como criar um blog?).

Todos os tópicos abordados nesse artigo têm o intuito de fazer com que você se interesse mais pelo assunto e busque também outras maneiras de agregar o seu conhecimento, não só em HTML, mas em todos os aspectos que envolvem o seu site.

É claro que não é possível ter o controle de tudo o tempo todo, mas é importante saber o que acontece em um negócio que é seu e onde as suas decisões vão afetar diretamente o desenvolvimento desse negócio. Todas essas coisas que você precisa saber sobre HTML são um ponto de partida para que você possa evitar problemas, mas mais do que isso, também pensar em novas possibilidades de crescimento para o seu negócio.

Gostou de nosso post? Compartilhe: