O que é W3C?

O que é W3C?

Categoria: Blog

12/08/2016 às 13:58

O que é W3C?

 

A internet como conhecemos hoje nem sempre foi a mesma. Embora a tecnologia mude e cresça rapidamente, a passos que nunca conseguimos acompanhar, são muitos fatores que permitem que um serviço/plataforma exista e funcione. Nada é tão simples como parece, embora o que usamos seja simples e prático.

Nesse contexto, você já imaginou como uma aplicação é gerenciada de modo que funcione em praticamente todas as plataformas? Como se sabe, há uma diversidade de softwares e hardwares que se modificam por detalhes. Se não existisse um padrão, seria bem mais complexo lidar com tanta coisa junta e diferente.

É aí que chegamos ao ponto principal deste post: o padrão W3C. Provavelmente você já deve ter ouvido falar desse recurso, mas não sabe bem como ele funciona. Pois bem, basicamente é o que explicamos: foi criado para padronizar e garantir que todos tenham acesso ao mesmo recurso.

 

O que é padrão W3C?

O padrão W3C (World Wide Web Consortium) trata-se de uma grande organização internacional com mais de 400 membros, entre empresas, órgãos governamentais e associações independentes, responsável pelos protocolos e padronização da World Wide Web, a rede mundial de computadores.

Ou seja: a missão dessa entidade é desenvolver e criar protocolos para interpretação de todo o conteúdo da internet. De uma forma geral, todo site criado por meio desse padrão estará disponível, visível e com potencial máximo para acesso das pessoas em qualquer plataforma independente de suas características.

O responsável pela criação do W3C é Tim Berners-Lee. O desenvolvedor fundou a entidade há mais de 20 anos – 1994 – e desde então esse serviço de padronização vem crescendo e modificando com o tempo, conforme, é claro, a evolução da tecnologia. 

É só pensar nos smartphones. No início da popularidade da internet, só era possível o acesso via PC – e sem muitas opções de navegadores. Mas, com o mobile conquistando pessoas no mundo inteiro, a necessidade de investir em conectividade por celulares aumentou. Para isso, era preciso pensar em todos os aspectos, é aí que entra o papel do padrão W3C.

Se não existisse algo tão prático e comum a todos, imagina o quanto burocrático seria investir caso a caso, sendo que cada plataforma tem suas peculiaridades e características básicas. Então, agora você já sabe que sua conexão só é possível por esse padrão, que visa democratizar ainda mais e trazer acessibilidade total a todos os usuários/grupos.

Na prática, cada comitê do W3C trabalha para estudar cada tecnologia especificamente e assim deixá-la disponível na internet. Esse recurso é importante pois permite que cada um tenha acesso ao código de forma simples e aplique da melhor forma, já que se cada um pensasse independentemente, seria uma grande bagunça.

A sede dessa entidade é norte-americana, mas há vários escritórios espalhados pelo mundo. Aqui no Brasil, foi inaugurado em 2007. Para saber mais, acesse o site oficial do W3C

 

Quais as aplicações recomendadas no padrão W3C?

Para o desenvolvimento de um site ou qualquer serviço no padrão W3C, é essencial seguir as aplicações recomendadas pela organização, que são geralmente aquelas que conhecemos:

 

- HTML (Hypertext Markup Language);

- XHTML (eXtensible Hypertext Markup Language);

- XML (eXtensible Markup Language);

- CSS (Cascading Style Sheets);

- XSLT (eXtensible Stylesheet Language for Transformation);

- Common Gateway Interface;

- DOM (Document Object Model);

- Resource Description Framework;

- SVG (Scalable Vector Graphics);

- Simple Object Access Protocol;

- Synchronized Multimedia Integration Language;

- Web Services Description Language;

- XML Information Set;

- XPath;

- Xquery;

- Web Ontology Language (OWL);

- PNG/RGBA.

 

Perceba que grande parte é o padrão comum utilizado em todas as especificações recorrentes na internet. Mesmo que você não seja programador ou desenvolvedor, já deve ter ouvido falar em alguns desses recursos tão importantes.

 

Quais as vantagens de usar o padrão W3C?

- Facilidade total de acesso para todos os usuários;

- Maior perspectiva de carregamento e gerenciamento de suas páginas;

- Credibilidade aos sites, justamente pelo funcionamento otimizado;

- Suporte e informações tanto pela sede quanto pelos escritórios;

- Aplicações confiáveis e documentadas passo a passo;

- Pouca burocracia e fácil engajamento por qualquer empresa/usuário;

- Serviço íntegro e reconhecido mundialmente, com diversos benefícios para garantir o funcionamento total de diversas ferramentas/plataformas.

 

Por que é importante considerar o padrão W3C?

Bom, além de todas as vantagens mencionadas, pense na prática. Embora em alguns casos seja interessante inovar e buscar alternativas fora do comum em qualquer projeto que você inicie, essa questão não se aplica para todos os casos, sobretudo quanto ao desenvolvimento de um site.

Muitos especialistas garantem que desconsiderar o padrão W3C nas suas aplicações é altamente prejudicial e pode trazer problemas a longo prazo, justamente porque está fora do convencional. Lembre-se que toda pessoa enfrenta resistência a algo que não conhece e não sabe manipular, ainda mais na internet, na qual ninguém está disposto a passar raiva e resolver problemas.

Impor obstáculos e deixar o internauta em um ambiente que não siga um padrão acaba com a credibilidade de qualquer plataforma. Você só acessa e usa aquilo que confia e que tem indicação. Quando está fora disso, é bem difícil quebrar a resistência do usuário. Por isso o padrão W3C é tão importante, sobretudo para facilitar essa questão.

Então, não há motivos para desenvolver seu projeto fora desse consórcio. Assim, você garante o destaque da aplicação e permite que ela funcione sempre com total segurança e eficácia, crescendo sempre e conquistando cada vez mais pessoas dispostas a usufruir de suas vantagens.

É bem interessante pensar como as coisas são e que nada acontece por mero acaso. São vários processos importantes que deixam qualquer sistema que usamos atualmente cada vez mais inteligente, simples e funcional.

 

Espero que tenha gostado de saber tudo sobre o padrão W3C e que sempre considere seus benefícios na execução de qualquer projeto. Quando passamos a entender todas essas aplicações, fica ainda mais fácil trabalhar!

 

Tem alguma dúvida ou sugestão?

Deixe um comentário no post ou entre em contato com a ISBrasil, nós fazemos posts de muitos assuntos para ajuda-los nas dúvidas cotidianas com seu negócio na internet. Além disso oferecermos serviços diversos entre eles Revenda de Hospedagem 30 dias grátis. Estamos sempre prontos a atendê-lo!

Até a próxima!

 

 

 

 

 

 

 

Talvez você goste

Top