Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é Doctype HTML? Como declarar o Doctype no documento?

18/12/2020 às 08:59 Hospedagem de Sites

O que é Doctype HTML? Como declarar o Doctype no documento?

Se você está aprendendo o que é HTML, em algum momento vai estudar sobre o Doctype Html.

Diferente do que você pode pensar num primeiro momento e do que muitas pessoas pensam, o doctype não é uma tag e sim uma declaração do tipo de documento (DTD: Document Type Declaration).

E qual diferença isso faz na sua hospedagem de sites? Muito simples: é o Doctype Html quem informa ao navegador qual o tipo de linguagem utilizada, para que este saiba como interpretar o documento e renderiza-lo.

Por isso, esse comando vem na primeira linha do seu código, antes de todas as tags. Afinal, ele é quem deve ser a primeira informação lida pelo navegador.

Por que utilizar Doctype HTML

Agora, por que é preciso utilizar o Doctype se independente da linguagem utilizada o navegador será capaz de ler o documento?

Em primeiro lugar, porque ao informar o Doctype para o navegador, esse irá carregar suas informações mais rápido, já que não precisará tentar “decifrar” qual código foi escrito.

É como se você pegasse um texto para ler em outra língua e alguém lhe informasse de qual língua se trata.

Por fim, não utilizar o Doctype pode acabar em complicações na hora de ler o site para alguns navegadores e as páginas podem ser carregadas incompletas ou com funcionalidade quebradas.

Como Doctype é por onde é informado a linguagem utilizada no documento, ele não se limita ao HTML e por isso é preciso aprender a declarar o Doctype em todo tipo de documento.

Como declarar Doctype no HTML

O Doctype deve ser declarado na primeira linha do documento por dois motivos: o primeiro é para o caso de outro desenvolvedor analisar o código, ele perceberá imediatamente qual foi a linguagem utilizada.

E em segundo lugar para ser a primeira informação a ser lida pelo navegador, facilitando a leitura do restante da página.

Porém, a maneira de se declarar o Doctype é diferente em diferentes versões do HTML e do XHTML.

Se antes era preciso uma longa linha de código, hoje basta inserir o comando:

<! DOCTYPE HTML>

Como declarar Doctype no HTML5

No HTML 5 a declaração de doctype é feita de forma simplificada e pode ser digitada como:

<! DOCTYPE html>

Como declarar Doctype no HTML 4.0.1

Ao utilizar versões anteriores do HTML é preciso procurar conhecer a forma como as declarações de Doctype são feitas.

No HTML 4.0.1 por exemplo, existe mais de uma forma de se declarar o Doctype.

Doctype no HTML 4.0.1 Strict

A primeira dela é por meio do HTML 4.0.1 Strict, onde a declaração do tipo de documento possui todos os atributos HTML, porém sem o uso de elementos como fontes ou Framesets.

Dessa forma, o código se torna um pouco mais extenso:

<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01//EN" "http://www.w3.org/TR/html4/strict.dtd">

Doctype no HTML 4.0.1 Transitional

A segunda forma é o HTML 4.0.1 Transitional. Já nesta declaração inclui-se todos os elementos HTML, incluindo fonte. Mas ainda, sem Framesets permitidos. Neste caso o código declaração é o seguinte:

<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/html4/loose.dtd">

Doctype no HTML 4.0.1 Frameset

Por fim, o HTML 4.0.1 Frameset possui todos os elementos HTML e com uso de Framesets. Neste caso o código utilizado é o seguinte:

<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01 Frameset//EN" "http://www.w3.org/TR/html4/frameset.dtd">

Vale lembrar, que estes por menores felizmente não estão presentes nas versões do HTML mais recente.

Como declarar Doctype no XHTML

Assim como HTML 4.0.1, aqui também existem diversas maneiras de se declarar o Doctype.

Doctype no XHTML 1.0 Strict

Vamos começar falando do XHTML 1.0 Strict, uma declaração de tipo de documento que possui elementos e atributos HTML, mas sem incluir elementos de apresentação e sem Framesets.

Lembrando que neste caso o XML deve ser bem escrito. A declaração utiliza o seguinte código:

<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd">

Doctype no XHTML 1.0 Transitional

Outra forma de fazer a declaração de Doctype no XHTML é pelo XHTML 1.0 Transitional, com elementos e atributos HTML e com fontes, mas sem o uso de Framesets com o código abaixo:

<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd">

Doctype no XHTML 1.0 Frameset

Se você deseja utilizar elementos e atributos, com fontes e Framesets no XHTML, pode utilizar o código do XHTML 1.0 Frameset:

<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Frameset//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-frameset.dtd">

Doctype XHTML 1.1

Por fim, vamos falar da versão mais completa de declaração de documento no XHTML 1.1. Além de permitir o uso das fontes, atributos e elementos, com essa DTD é possível adicionar módulos ao código:

<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.1//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml11/DTD/xhtml11.dtd">

Doctype é obrigatório?

Embora seja recomendado, a declaração do tipo de documento deixou de ser obrigatória desde o HTML 5.

Mas se ele não é obrigatório, por que utilizar um Doctype no HTML 5? Simples, a presença desta declaração irá otimizar o funcionamento da página quando ela for lida por navegadores.

Quando a sua página HTML não possui o Doctype ela é lida elemento a elemento para depois ser interpretada e renderizada. Isso é chamado de modo standart.

Já com um Doctype o navegador pode trabalhar no que chamamos de modo quirk, onde ele conhece o padrão a ser utilizado e já poderá ler e renderizar simultaneamente cada elemento.

Além disso, a ausência de um Doctype pode tornar seu site mais inseguro e propenso a ataques.

Por fim, reforçamos: o uso não é mais obrigatório no HTML 5, mas você tem motivos de sobra para utilizar na sua hospedagem de sites.

Conclusão

Como vimos, o Doctype Html passou por uma série de evoluções em cada versão do HTML, até se tornar não obrigatório, mas ainda recomendado.

Quando pensamos sobre as próximas atualizações, podemos nos perguntar, será que no futuro o Doctype se tornará obsoleto?

Essa é uma resposta impossível de dar hoje. O que sabemos é que ainda hoje, ouso do Doctype traz uma série de benefícios para seus sites.

Então, na hora de criar um documento HTML, não se esqueça de incluir o código de declaração do tipo de documento correto para o Doctype correspondente a sua versão! E para ver mais dicas de desenvolvimento web e marketing digital, siga o blog da ISBrasil diariamente!

Gostou de nosso post? Compartilhe: