HTML x CSS: afinal, quais são as diferenças?

06/06/2018 às 15:25 Hospedagem de Sites

HTML x CSS: afinal, quais são as diferenças?

A internet já faz parte do cotidiano da maioria das pessoas e a divisão entre mundo real e o virtual é cada dia menor. Hoje, a facilidade de acesso permite que qualquer pessoa gere conteúdo. Por isso, tão importante quanto ter um site ou um blog na internet, é ter essas páginas construídas de forma organizada e atrativa, para garantir que a imagem da marca fique consolidada e seja respeitada na web. As linguagens como HTML e CSS podem favorecer esses objetivos. Mas você conhece a diferenças entre essas duas linguagens de programação? Leia todo esse artigo, conheça quais são e fique por dentro do assunto. 

O que são HTML e CSS? 

A linguagem HTML (HyperText Markup Language) significa linguagem de marcação de hipertexto. Trata-se de uma linguagem de marcação utilizada para produzir páginas na internet. Diversos documentos no formato HTML podem ser interpretados por vários navegadores web. A tecnologia é fruto da mescla entre os padrões HyTime e SGML. É uma linguagem de publicação, utilizada para estruturar conteúdos, sejam textos, imagens, vídeos ou áudios. Em suma, nenhum website existe se não existir uma estrutura em HTML.

Já o CSS (Cascading Style Sheets) significa Folhas de Estilo em Cascata é uma linguagem de estilo utilizada para definir a apresentação de documentos escritos em uma linguagem de marcação, como HTML ou XML. Seu principal benefício é prover a separação entre o formato e o conteúdo de um documento. O CSS é uma linguagem mais voltada para a estética, utilizada para formatar os conteúdos já estruturados.

Essa linguagem é responsável pela aparência da página, como o posicionamento dos elementos, cores e tudo que torne o site mais visualmente agradável para a navegação. Para ter conhecimentos em CSS o web designer precisa primeiramente conhecer o HTML profundamente, senão ele não entenderia conceitos de como aplicar o estilo com o CSS. Leia nosso post sobre Como criar um blog

Principais diferenças

HTML

O HTML tem como proposta ser a linguagem universal dos mais diversos meios de acesso, a fim de tornar possível a distribuição de informações de maneira global. A versão mais atual, o HTML 5, já é uma das plataformas mais usadas na web, pois oferece recursos inovadores, como a possibilidade de atuação off-line, armazenamento de dados em dispositivos clientes, conectividade mais eficiente e mais facilidade para trabalhar com recursos multimídia.

Outra vantagem do HTML 5 é sua excelente integração com o CSS 3, que é a última versão do CSS. Capaz de construir animações tanto em 2D quanto em 3D, com efeitos de rotação, movimento e transição, o CSS 3, unido ao HTML 5, facilita a criação de sites e aplicativos mais complexos e esteticamente melhores. Aprimore seus conhecimentos em vantagens de Criar um Blog  

Uma linguagem de marcação como HTML também fornece maneiras de especificar estilo. Por exemplo, você pode usar a tag <b> para fazer o texto em negrito e pode especificar a cor de fundo na sua tag <body>.

CSS

O objetivo da CSS é ser usada para definir estilos para os seus documentos, incluindo o design, layout e as variações na exibição para diferentes dispositivos e tamanho de tela. Você pode colocar suas CSS dentro da tag <head> do seu documento com uma folha de estilos incorporada ou anexar uma folha de estilos externa. Para linkar uma folha de estilos externa para o seu documento é simples e você pode adicionar um link para a sua folha de estilos na tag <head> de seu documento.

Uma folha de estilo externa tem muitas vantagens como ajudar a evitar código repetido, facilitar a manutenção e permitir fazer mudança no site inteiro alterando apenas um arquivo.
Usando a CSS, você armazena as informações de estilo em arquivos comuns que todas as páginas compartilham. Por exemplo, quando você linka vários documentos para a mesma folha de estilo que define a cor dos cabeçalhos h2, você pode aplicar o estilo para tags de cabeçalho h2 globalmente alterando apenas um atributo CSS.

Quando um usuário exibe uma página web, o navegador carrega as informações de estilo juntamente com o conteúdo da página. Quando ele imprime uma página da web, você pode fornecer informações de estilos diferentes, fazendo com que a página impressa fique de fácil leitura. Conheça nosso serviço de Hospedagem de Site

Como o HTML e o CSS trabalham juntos? 

Em geral, você usa HTML para descrever o conteúdo do documento, não o estilo do documento. Você usa CSS para especificar o estilo do documento e não o seu conteúdo.  Quando você usa CSS, normalmente evita usar esses recursos da linguagem de marcação, para deixar informações de estilo em um único lugar. De um forma geral, pode-se dizer que o HTML é praticamente obrigatório em todo site, pois o CSS serve para incrementar sua aplicação com estilos de cores e detalhes na formatação. 

Todo site pode ser feito no Bloco de Notas, no Dreamweaver ou em qualquer editor de códigos HTML. A única diferença entre um e outro é na hora de salvar o arquivo. Por padrão, toda página principal de um site começa com o arquivo index.html, pois isso é uma regra que tem que ser seguida. No caso do CSS você pode incluir a digitação do código inteiramente dentro da página do site ou em arquivo externo como, por exemplo, um nome comum dado estilo.css ou style.css. Quando isso ocorre no cabeçalho da página com as tags <head> </head> precisa conter uma linha que é o endereço onde está localizado o arquivo de .CSS, conforme abaixo.

O local do arquivo CSS fica dentro das tags <head>:

<head>
<link href=”style.css” rel=”stylesheet” type=”text/css”>
</head>

Estrutura básica do HTML: 

<html>
<head>
<title> Titulo </title>
</head>
<body>
</body>
</html>

Estrutura básica do CSS:

p {color: blue;}
Arquivo salvo como style.css

Estrutura do HTML inserido o código CSS:

<html>
<head>
<link href=”style.css” rel=”stylesheet” type=”text/css”>
<title> Titulo </title>
</head>
<body>
<p>Teste de cor azul no paragrafo </p>
</body>
</html>

Arquivo salvo como index.html

Atualmente, utiliza-se as versões do HTML 5 e CSS 3 que passam por mudanças em suas regras para exibições nos navegadores atuais que existem, que visam manter a ordem da criação de sites e padronização em todo o mundo. 

Ainda tem dúvidas?  Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. 
 

Gostou de nosso post? Compartilhe: