Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Tutorial: Aprenda a montar E-mail Marketing com HTML

08/04/2018 às 17:57 Email Marketing

Tutorial: Aprenda a montar E-mail Marketing com HTML

Desenvolver campanhas de e-mail marketing em HTML é bastante difícil, principalmente se o usuário for leigo quando o assunto é programação. Essa linguagem é bastante utilizada na hospedagem de sites e passou a ser uma boa opção para a montagem de outros serviços de marketing como o e-mail marketing.

Se desenvolver um código HTML para websites, imagina estruturar esses códigos, pensando que eles serão exibidos para diferentes serviços de e-mail. Basicamente, é o mesmo modo de como funciona os sites no caso dos diferentes navegadores onde são exibidos.

Como cada programa de e-mail tem suas particularidades, é preciso ter bastante conhecimento para não falhar na construção de sua campanha de e-mail marketing, o que pode ser muito ruim para sua empresa.

Como fazer e-mail marketing

Para começar, é preciso frisar que as campanhas de e-mail marketing em HTML são feitas com tabelas. Por isso, se imagine diagramando seu e-mail num bloco do Excel, por exemplo.

Para conseguir criar uma campanha de e-mail marketing através da linguagem HTML é preciso que o usuário tenha bastante conhecimento sobre as capacidades de renderização de cada programa de e-mail.

Antes de criar um HTML de e-mail marketing é necessário ter em mente que alguns programas de e-mail não têm suporta a alguns formatos de imagem, já que a grande maioria não suporta algumas propriedades do CSS.

Para fugir dos problemas, muitos profissionais da área de programação criam templates editáveis em HTML apenas com imagens, para usar o mínimo de código HTML possível, evitando a alteração na exibição em diferentes programas de e-mail.

Apesar de deixar mais fácil a composição de uma campanha de e-mail marketing, esse método aumentar a probabilidade de taxar os e-mails como spam, considerando o peso dos arquivos e o download das imagens.

Com o aumento do uso de smartphone para acessar o e-mail, é preciso ainda pensar no peso dos arquivos, já que o carregamento precisa ser mais rapidamente, já que os usuários acabam ficando limitados as velocidades mais baixas das conexões 3G e 4G.

HTML tutorial

HTML é uma das bases da internet, e se você deseja tirar proveito de todas as vantagens de criar um blog, é preciso compreender ao menos um pouco sobre o que é HTML.

Texto pronto para marketing digital

Não adianta você buscar uma receita de bolo para fazer seus disparos de e-mail marketing fazerem sucesso. A verdade é que assim como em todas as áreas do marketng, você precisa ter informações sobre seus leads para criar abordagens que atinjam os interessados.

Qual é a melhor forma de montar uma campanha de e-mail marketing?

Utilizar um template de e-mail em HTML é uma das melhores maneiras de montar uma campanha de e-mail marketing. Esses templates contam com uma boa estrutura para distribuição de texto e imagens.

Entre as principais dicas para montagem desse template é dividir o uso de imagens e textos. O ideal é que 60% do conteúdo deve ser texto e outros 40% em imagem.

Dessa maneira, as imagens apoiaram a compreensão do texto, que por sua vez não será maciço na tela, sendo quebrado pelas figuras utilizadas na campanha.

As imagens devem ser bem leves, tendo no máximo 100 KB para não pesar muito o tamanho dos arquivos. Enviar e-mails com imagens acima desse peso tornarão a abertura de e-mail mais difícil e consequentemente aumentarão a taxa de rejeição de seus e-mails.

Uma dica importante é a utilização das alt tags nas imagens, adicionando um texto que descreva sua campanha de e-mail marketing. Utilize o espaço para fazer uma chamada de atração para seu conteúdo, levando sua lista de e-mails a realizar a ação que você espera.

Colocar links nas imagens também é uma prática bastante recomendada, desde que eles sejam postos em áreas clicáveis do conteúdo.

O uso de HTML no e-mail marketing é tão comum que a maioria das plataformas de e-mail já possuem templates prontos em HTML para envio de e-mails, por isso a última dica desse box é verificar se o serviço que você contrata disponibiliza os temas.

Depois de terminado, teste o template em diferentes programas de e-mail!

Ao montar uma base de clientes você certamente irá notar que os usuários são adeptos a diversos programas de e-mail. Para construir um template que se adapte a maioria dos serviços, o ideal é que você teste os templates HTML para ver como eles se saem.

Para que seus testes sejam mais eficientes, é possível utilizar serviços online que fazem toda a parte de análise de conteúdo como o Litmus, dando um preview de como seu código HTML irá ser exibido em diferentes programas de e-mail.

Outra dica é utilizar os testes A/B para enviar e-mails para o maior número de clientes de e-mail e assim analisar os resultados dos códigos HTML criados.

O que não fazer na hora de montar sua campanha de e-mail marketing em HTML?

É preciso ter um certo conhecimento em HTML para montar uma campanha de e-mail marketing, como já dissemos acima, por isso vamos falar de alguns fatores que podem atrapalhar o desempenho de seus códigos em diferentes programas de e-mail.

Para começar, o Gmail não aceita CSS externo, nem na tag head nem na tag body. O ideal para este programa de e-mail é usar o CSS inline em cada um destes elementos.

Outra dica é não utilizar o Word para gerar um código HTML, já que pelo editor de texto, a linguagem não segue os padrões utilizados na web e não serão facilmente lidos pelos serviços de e-mail.

Como última dica, nunca utilize Flash ou Javascript em seu código, por que isso poderá fazer com que suas campanhas de e-mail marketing seja bloqueadas pelos antivírus dos provedores.

E por que não devo criar todo a minha campanha de e-mail marketing em imagem?

Por que boa parte de sua lista de e-mail sequer conseguirá vê-la. Os principais serviços de e-mail como o Gmail, o Yahoo! e até mesmo o Outlook usam um bloqueador de segurança padrão e não exibem qualquer formato de imagem presentes num e-mail.

Por isso em muitos casos, como a exibição da imagem não é autorizada por padrão, ela simplesmente não aparece para a maioria ou a totalidade de sua lista de e-mails.

Com o dia cada vez mais corrido, é difícil ver muitos usuários autorizarem a exibição das imagens para verem seus e-mails, por isso o ideal é mesclar texto com imagem.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.

Gostou de nosso post? Compartilhe: