Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Editores de código, como escolher o melhor para você

25/07/2017 às 12:00 WordPress

Editores de código, como escolher o melhor para você

Todo desenvolvedor tem suas preferências, seja por um framework, sistema operacional, configurações do ambiente de testes, as brigas são muitas quando se trata de um ambiente perfeito de desenvolvimento, seja front ou back-end.

O objetivo desse artigo é oferecer algumas opções de editores que tem muitos adeptos e com um conjunto de extensões considerável e mantido ativamente.

Cada um busca características que mais se adaptem ao seu modo de escrever, que tragam ferramentas que ajudem no ganho de performance e produtividade.

Editores que trazem nativamente esses recursos são uma grande vantagem, mas os que podem ser melhorados através de complementos não ficam muito atrás, e é por isso que vamos listar os mais populares editores gratuitos que você pode testar e escolher o que mais vai te ajudar no dia a dia.

Melhor editor HTML online

Talvez essa seja uma pergunta sem resposta direta, se perguntarmos isso para um programador front-end a resposta pode ser uma, já os back-ends vão optar por outra.

O melhor editor é sempre o que atende todas as necessidades que um desenvolvedor precisa, adicionar mais recursos é a vantagem que os editores mais modernos também trazem, o que torna a briga pelo posto de melhor editor ainda mais acirrada.

Já falamos sobre os frameworks php que você pode usar, e esses editores trazem mais facilidades para esses frammeworks e fazem deles aind mais incríveis.

Atom

Um dos melhores editores atualmente, sua capacidade de se adaptar ao usuário é quase infinita, ele é intitulado como um editor “hackeavel”, ou seja, você pode alterar o que quiser, tornando o editor único e do jeito que você quiser.

Está disponível para todas as plataformas e possui recursos de autocompletar, pode ser dividido em vários pineis, e suporta diversos arquivos, sua interface é editável e reorganizável.

Atom é mantido pela equipe do GitHub, conta com uma centena de pacotes que adicionam funções extras, algumas delas são o de autocompletar códigos de linguagens como css, php, javascript, identar o código automaticamente, além de recursos de detecção de erros que torna ainda mais fácil as correções.

Brackets

Um projeto mantido pela Adobe, brackets traz recursos suficientes para se estabelecer como o editor padrão para os editores web, ao menos esse é o grande objetivo do projeto.

É um projeto moderno que traz os recursos que todos os bons editores precisam ter, ele facilita o desenvolvimento inclusive diretamente de arquivos PSD, trazendo ainda mais agilidade para o desenvolvimento.

Um dos recursos de destaque desse editor é o Live Preview, que ajuda a visualizar em tempo real todas as edições que estão sendo realizadas em suas páginas.

Suporte a pré-processadores SASS e LESS, fazendo com que o desenvolvimento de alto desempenho seja cada vez mais presente em sua rotina.

VisualStudio

Declarado open source em 2015 e surpreendendo a comunidade, a Microsoft declarou seu projeto Visual Studio Code aberto a todos para edição e melhorias e trouxe mais uma opção para os desenvolvedores web.

Seu foco são as aplicações web hibridas, dessa forma traz os novos recursos da web e tendências para a melhoria das rotinas de desenvolvimento.

Com certeza é um editor que traz performance e diversos recursos necessários, assim como seus concorrentes ele traz o autocompletar, painéis de navegação personalizáveis, opções de debug e integração com o git, além de outros que são acoplados ao editor com extensões disponibilizadas em seu repositório.

Com esse editor você pode por em prática nossas dicas para se tornar experto no desenvolvimento php.

Notepad++

Muito simples e ótimo para iniciantes, é um editor para Windows que traz suporte a syntaxe de diversas linguagens, por ser um editor de texto simples a sua vantagem é serprático e executar em computadores mais simples sem nenhum problema.

É um excelente substituto inclusive para o bloco de notas, ele traz recursos como macros, salva os arquivos editados em uma área temporária evitando que você os perca se não salvar, além de execução dos arquivos nos navegadores de sua preferência.

Uma outr grande vantagem é a presença de plugins, com eles você pode aumentar ainda ais as opções que o Notepad++ te oferece, upload automático para o FTP, Git, e outros que vão te ajudar com arquivos CSS e Javascript.

Ainda que seja um editor simples, é perfeito para que você ponha em prática dicas de boas práticas na programação php, que é um ótimo passo para programadores iniciantes.

Conclusão

Com tantas opções de editores que você pode encontrar em uma simples busca na internet, separamos os melhores e mais completos para se adaptarem a diversos perfis de desenvolvimento, todos eles tem lançamentos ativo e fazem parte de uma comunidade ativa e que sempre está trazendo melhorias e recursos cada vez mais completos para todos.

Vale lembrar que você precisa escolher o que melhor se adapta ao seu perfil, você deveria testar cada um deles e tirar suas próprias conclusões, esas dicas são apenas um resumo dessas incríveis ferramentas, e que vale apena conferir o repositório de extensões de cada uma delas, você pode encontrar tudo o que precisa.

 

Gostou de nosso post? Compartilhe: