Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é Business Intelligence?

01/04/2018 às 15:30 Marketing

O que é Business Intelligence?

Foi-se o tempo de se trabalhar com tentativa e erro ao promover negócios. É necessário conhecer seus clientes para que suas ações consigam atraí-los em novos negócios.

Para isso, algumas ferramentas de análise de dados, modelos estatísticos, dados históricos do mercado e pesquisas, contribuem para tomadas de decisões com foco na eficiência dos resultados.

Mas o cenário atual é ainda mais muito mais complexo e diante da dificuldade em processar e assimilar a grande quantidade de dados gerados todos os dias em ações online, destaca-se a importância do Business Intelligence.

Através desse artigo, você vai saber tudo sobre essa profissão e quais os desafios desse profissional no mercado de trabalho.

Veja mais sobre hospedagem de site barata.

O que é Business Intelligence?

O que é Business Intelligence

O termo Business Intelligence (BI), refere-se a inteligência de negócios de uma organização. Trata-se do processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de todas as informações que oferecem suporte a gestão de negócios de uma empresa.

Pode-se afirmar que o Business Intelligence que é o conjunto de teorias, metodologias, processos, estruturas e tecnologias que transformam uma vasta quantidade de dados brutos em informação útil que norteiam todas tomadas de decisões estratégicas.

O principal benefício do BI para a empresa é a sua capacidade de fornecer informações precisas quando necessárias, incluindo uma visão em tempo real de todo desempenho corporativo geral e de todas suas partes individuais.

Inicialmente, as primeiras informações são coletadas dentro das próprias empresas. Posteriormente, as fontes de informações são oriundas das necessidades do consumidor, do poder de decisão do cliente, das pressões competitivas, dos aspectos econômicos e tecnológicos e das tendências culturais. Leia nosso post sobre Como criar um blog

Cada sistema de BI determina uma meta específica e tem como base o objetivo organizacional e a visão da empresa, existindo em ambas vertentes, sejam elas de longo ou curto prazo.

Além disso, as disputas nos negócios e a coleta de informação também fazem parte desse complexo sistema. Veja como funciona o Business Intelligence:

Coleta de dados

É por onde tudo começa. A coleta de informações bem como a integração delas que são oriundas de uma ou mais fontes, cria um repositório central de dados, conhecido como armazéns de dados.

Com toda essa vasta gama de informações, aplica-se a mineração desses dados, que é o processo de explorar grandes quantidades de dados à procura de padrões consistentes com o objetivo de detectar relacionamentos e novos dados que devem ser mapeados, onde se pode extrair informações privilegiadas.

Análise

Analises de Business Intelligence

Todos os dados coletados e separados pela fase anterior, geram relatórios detalhados para fortalecer o esclarecimento de todo o cenário. 

A engenharia de processos de negócio entra em cena. Trata-se de uma estratégia de gestão de negócios para a análise e desenho de todos os fluxos de trabalho e dos processos de negócios visando uma completa reestruturação organizacional.

Benchmarking

Trata-se de uma busca das melhores práticas com o propósito de melhorar consideravelmente todo o desempenho. É nessa etapa que a organização examina como deve-se realizar uma função específica com o objetivo de melhorar a mesma ou uma função semelhante.

Em suma, é um processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas e que permite escolher qual é o mais vantajoso. Agora que você conheceu o que é o Business Intelligence, conheça as atribuições desse profissional. Aprimore seus conhecimentos em vantagens de Criar um Blog  

Atribuições do profissional de BI

Profissionais de Business Intelligence

O profissional de Business Intelligence, que é um dos mais disputados do mercado, deve se atentar a alguns detalhes importantes para desenvolver um bom trabalho que gere resultados. O analista de BI deve sempre buscar resultados da capacidade de detectar quaisquer oportunidades de negócios.

Além disso, ele deve focar nas análises das necessidades e desejos de todos os clientes, detectando quais são as tendências e associá-las aos objetivos de seus clientes, promovendo seus produtos e serviços.

Não é uma tarefa fácil e exige extremo esforço e dedicação. Além disso, não existe uma garantia de que seus resultados serão satisfatórios. Contudo, boas práticas de BI reduzem os erros e possibilitam conhecer os padrões comportamentais dos clientes, algo que é determinante na oferta de um produto ou serviço.

O advento da internet mudou tudo. Se a aplicação deste conceito era simplesmente de levar informação para poucos colaboradores de uma empresa, hoje, a rede permite disponibilizar soluções de Business Intelligence para um número maior de pessoas.

A internet passou a ser entendida como uma aplicação estratégica integrada, estando disponível através estações de trabalho e nos servidores de todas as organizações.

A internet também passou ser considerada a maior aliada para a captação de dados sobre os clientes, conseguindo informações preciosas com o monitoramento de mídias, redes sociais, desempenho de SEO e publicidade online.

Após a compreensão dessas informações, o profissional de BI pode tirar conclusões importantes para todo o desenvolvimento organizacional e para a elaboração dos mais diversos cenários, além de ter a participação direta em decisões que promovam a competitividade.

O Crescimento do BI

Com ações mais eficientes e resultados mais significativos da gestão de informações para nortear as tomadas de decisões, as empresas passaram a investir nas ações de BI para alcançar suas metas.

Promover a compreensão do processo de captura e utilização de informações externas e internas à organização, visam o desenvolvimento e monitoramento de estratégias coerentes ao momento competitivo. Conheça nosso serviço de Hospedagem de Site

Com o crescimento exponencial do uso das redes sociais por grandes empresas em suas estratégias de negócios, o Business Intelligence também precisou se reinventar.

Várias empresas estão criando modernos softwares para ter à disposição o seu histórico de interações e relacionamento na internet.

Isso não se restringe somente as grandes empresas e até as de pequeno e médio porte, necessitam do BI para auxiliá-las nas mais diferentes situações.

Seja para uma tomada de decisão coerente, otimização do trabalho, redução de custos, permitindo previsões de crescimento da empresa e contribuindo para a elaboração de estratégias.

Ainda tem dúvidas? Semproblemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós o cliente sempre vem em primeiro lugar.

Gostou de nosso post? Compartilhe: